16 usos eficazes do vinagre de maçã como remédio caseiro

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 19-07-16 vinagre de maça, vinagre de maça emagrece, vinagre de maça para pele comentários

O uso do vinagre de maçã remonta a milhares de anos atrás e é um dos mais populares remédios naturais para inúmeros problemas de saúde. Tanto que ele tem deixado de ser usado somente na cozinha, como os outros vinagres, e passou a ser um grande aliado de uma vida saudável, ajudando a tratar e prevenir problemas de saúde.

O vinagre de maçã fornece muitos benefícios à saúde, graças à presença de nutrientes essenciais, tais como potássio, cálcio, sódio, fósforo, cloreto, magnésio, cobre, bioflavonoides, pectina, vitamina A, vitamina B1, B2 e B6, vitamina C, vitamina E e um monte de outros nutrientes. O conteúdo principal do vinagre de maçã é o ácido acético e ácido málico.

Remédios caseiros com vinagre de maçã

Aliviar dor de garganta

As suas propriedades fazem do vinagre de maçã uma bebida altamente eficaz na eliminação de germes e bactérias. Isto torna-o muito útil para combater infecções que normalmente acompanham a dor de garganta. Portanto, a próxima vez que você sentir algum problema na garganta, misture 1/4 xícara de vinagre de maçã com um copo cheio de água e faça gargarejos a cada hora com a solução até que a dor desapareça.

Alivia a azia

Uma solução natural, para combater a acidez estomacal e azia é tomar uma colher de sopa de vinagre de maçã, diluída em um copo de água. O vinagre vai ajudar a reduzir níveis de ácido do estômago e equilíbrio seu pH, além de auxiliar no processo digestivo.

Alívio da congestão nasal

O vinagre de maçã é rico em vitamina B e E, cálcio, potássio e magnésio. Todos de estes nutrientes podem ajudar a aliviar a inflamação causada pela sinusite e outras alergias respiratórias. Beba uma colher de sopa de vinagre diluído em água para abrir os seios paranasais bloqueados.

Acabar com a caspa

Algumas formas de caspa são causadas ​​pela ocorrência de bactérias ou fungos no couro cabeludo. Por ser um poderoso anti-séptico natural, o vinagre de maçã pode ajudar a aliviar a caspa. Tudo que você tem a fazer é misturar em um recipiente, partes iguais de água e vinagre de maçã (quantidade que dê para lavar seu cabelo) e aplicar no couro cabeludo com uma garrafa spray. Deixe descansar por cerca de 15 minutos enxágue bem depois.

Alivia coceiras

Assim como foi o caso da dor de garganta e caspa, a coceira frequente em algum lugar no corpo pode ocorrer pela quantidade excessiva de bactérias ou fungos na pele. Aplicar um pouco de vinagre de maçã com algodão sobre a área da coceira é uma boa solução para tratar o problema.

Aliviar a indigestão e flatulência

O vinagre de maçã também é muito recomendado para combater o inchaço e indigestão. Em caso de gases e inchaço abdominal, beba um copo de vinagre com água antes de cada refeição.

Ajuda a perder peso

O vinagre de maçã ajuda a perder peso, graças à presença de ácido acético e outros nutrientes. Quando tomado diariamente, este remédio pode ajudar a perder alguns quilinhos a mais, porque aumenta a taxa metabólica do corpo. Uma colher de sopa de vinagre de maçã contém apenas 3 calorias.

Misture 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna e beba a cada manhã para ver os resultados na redução da gordura abdominal e circunferência da cintura.

Alivia a artrite

Os diferentes minerais presentes no vinagre de maçã alivia a dor da artrite. O potássio ajuda a evitar a acumulação de cálcio nas articulações ósseas, que causa rigidez. Especialistas acreditam que os compostos deste vinagre (como a pectina) previnem e eliminam toxinas que se acumulam no tecido conjuntivo ao redor das articulações.

Misture 3 colheres de chá (5 ml cada) de vinagre em 1 copo de água e consuma antes de cada refeição, três vezes por dia. Para aliviar a dor, você pode mergulhar suas mãos e pés em uma mistura de 1 xícara de vinagre de maçã e 6 xícaras de água morna. Outro remédio para a dor é misturar 2 colheres de sopa (15 ml cada) deste vinagre com 1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco e aplicá-lo sobre as articulações.

Reduzir a prisão de ventre

O vinagre de maçã é um bom remédio para indigestão e prisão de ventre. Isto ajuda a manter o pH do estômago, que promove uma melhor evacuação graças a fibra chamada pectina que contém, além disso, promove a digestão pelas enzimas e probióticos.

Beba o vinagre misturado com água e mel antes de cada refeição para ajudar a reduzir a constipação, flatulência, indigestão e azia.

Aliviar a Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

O refluxo gastroesofágico pode ser controlado de forma eficaz usando vinagre de maçã. Essa bebida tem um baixo teor de ácido que neutraliza os efeitos do ácido do estômago e proporciona um alívio para o refluxo. Se você tem úlceras de estômago é melhor não tomá-lo.

Quando você está sofrendo de refluxo, tome uma colher de chá (5 ml) de vinagre de maçã misturado em um copo de água. Você pode sentir alívio em um curto período de tempo.

Tratar cálculos renais (pedras nos rins)

As pedras nos rins contêm principalmente cristais de ácido. O vinagre de maçã ajuda a dissolver as pedras, ajudando a removê-las. Além disso, o efeito alcalinizante do vinagre no sangue e na urina reduz a formação de pedras.

Beba uma mistura de 2 colheres de sopa de vinagre em um copo de água por dia para reduzir pedras nos rins. Para impedir a formação de novos cálculos, tome essa mistura duas vezes por semana.

Reduzir os níveis de açúcar no sangue

Este vinagre é altamente eficaz na redução dos níveis de açúcar no sangue, especialmente em pessoas com diabetes do tipo 2. Ele melhora a sensibilidade à insulina e diminui os níveis de glicose no sangue. Além disso, melhora a digestão e a taxa metabólica do corpo que ajuda a manter níveis adequados de açúcar no sangue.

Misture de 1 colher de sopa (15 ml) de vinagre em um copo de água e beba três vezes por dia após as refeições para melhorar a digestão e para manter os níveis de açúcar no sangue.

Reduz a pressão arterial

Essa bebida ajuda a pressão arterial através do aumento da produção de compostos que provocam o relaxamento das artérias. Além disso, inibe a ação das enzimas que causam constrição dos vasos sanguíneos, resultando na pressão alta. Ele também reduz os níveis de triglicerídeos e os níveis de colesterol ruim. Para melhorar a pressão arterial tomar de 2 a 5 colheres de sopa de vinagre de maçã em água diariamente.

Tratar infecções de ouvido

O vinagre de maçã altera o nível do pH no canal auditivo e cria um ambiente onde as bactérias e os vírus não podem se reproduzir. Adicione o vinagre de maçã em um conta gotas e aplique algumas gotas no ouvido infectado. Permaneça com o ouvido voltado para cima de modo que o vinagre possa penetrar.

Reduzir a acne

A acne é um problema para muitos adolescentes. O excesso de toxinas no corpo, podem causar a acne. O vinagre de maçã é um excelente remédio caseiro que ajuda a remover o excesso de oleosidade da pele. Ele também ajuda a equilibrar o nível de pH da pele naturalmente.

Adicione 1 parte de vinagre para 4 partes de água e misture bem. Aplique esta solução na área afetada pela acne com uma bola de algodão. Lave após 10 a 15 minutos sob água corrente.

Tratar cicatrizes de acne

O vinagre de maçã tem excelentes propriedades anti-sépticas e antibióticas que ajudam na remoção de todas as células mortas da pele e também ajudar na abertura dos poros. Como mencionado acima, melhora o equilíbrio do pH da pele e ajuda a reduzir as marcas vermelhas e cicatrizes na pele.

Adicione 1 parte de vinagre para 1 parte de água. Misture bem e mergulhe uma bola de algodão nesta solução. Esfregue na área afetada pela acne. Deixe por 3 a 4 minutos e lave com água corrente. Repita este processo uma vez ou duas por dia para conseguir uma redução das cicatrizes causadas pela acne.

Mais informações

Para colher os benefícios do vinagre de maçã ao máximo o melhor é usar o produto orgânico, sem conservantes e em versão não pasteurizado e não filtrado. Não são conhecidas contra indicações para o uso desse vinagre, porém é sempre aconselhável não abusar.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: