15 tipos de mel e suas incríveis propriedades curativas

Rudney Alimentos Saudáveis 28-07-15 Alimentos saudáveis, mel, tipos de mel comentários

As abelhas nos dão um remédio natural muito precioso e amplamente utilizado que é o mel e todos os seus benefícios de cura. Embora comumente usado como adoçante, o mel é um remédio eficaz que pode ser usado tanto por via oral e tópica. O mel também é usado como um cosmético natural para vários fins estéticos.

Existem muitos tipos de mel, e cada um deles tem diferentes propriedades curativas. Claro, isso só se aplica ao mel real e orgânico, e não aqueles falsos que, infelizmente, podem ser encontrados à venda. O mel orgânico pode ser útil no tratamento de muitas doenças.

Tipos de mel e seus benefícios

1 – Mel de tília

Este mel é claro, quase transparente, e tem um gosto bastante doce. Ele alivia problemas respiratórios e é especialmente eficaz no tratamento de gripes e resfriados. Promove a transpiração, melhora a digestão, alivia espasmos e dores. É útil para problemas renais, uma vez que estimula a excreção de toxinas do corpo.

Recomendação: Pessoas com mau funcionamento do coração não devem usar o mel de tília.

2 – Mel floral

O mel floral é obtido a partir de diferentes tipos de flores, dependendo da área. Tem um sabor doce e aromático. Devido ao seu teor nutricional especial, ele é particularmente eficaz na melhoria da imunidade e sua recuperação. O mel floral proporciona excelentes resultados no tratamento de alergia sazonal e asma alérgica.

Recomendação: Tome uma colher de mel floral todos os dias para se recuperar e prevenir alergias.

3 – Mel de acácia

O mel de acácia é caracterizado por sua cor extremamente clara. Este tipo de mel é muito usado como adoçante, pois seu gosto quase passa despercebido do sabor de outras bebidas. Ele é utilizado no tratamento de prisão de ventre e má circulação. Ajuda em casos de insônia, ansiedade e tensão, devido às suas propriedades sedativas.

Recomendação: Beba uma xícara de chá de bálsamo e limão, com uma colher de chá de mel de acácia para dormir melhor.

4 – Mel de trigo sarraceno (mourisco)

O mel de trigo sarraceno é o mais escuro de todos os tipos e tem um sabor picante. É rico em minerais e antioxidantes, e, portanto, é um dos tipos mais saudáveis. É eficaz no tratamento da anemia, e em casos de tosse persistente.

Recomendação: Para aliviar a tosse, tome uma colher de chá de mel de trigo sarraceno antes de ir para a cama.

5 – Mel de castanheiro

Este mel tem uma cor vermelho-acastanhada específico. Muitas pessoas não gostam por causa de seu sabor forte. Possuí um grande efeito antibiótico. É usado para tratar praticamente todas as doenças e inflamação.

Ele é útil em casos de úlceras, icterícia, infecções do trato urinário e má circulação. Além disso, estimula a digestão dos alimentos.

Recomendação: Tome uma colher de sopa de mel de castanheiro pouco antes de ir para a cama para aliviar a constipação.

6 – Mel de lavanda

O mel de lavanda tem um sabor e aroma intensos, e pode ser encontrado em ambos os tipos escuro ou claro. É um dos tipos mais curativos, estimula a utilização de cálcio e do ferro dos alimentos.

É especialmente recomendado para mulheres grávidas e pessoas que lutam com deficiência de cálcio, problemas com os dentes e ossos, osteoporose, hipertensão e alergia ao sol. Também estimula a digestão, limpa os pulmões e diminui a tosse.

7 – Mel Evódia

Este mel é amplamente utilizado nos Estados Unidos. É semelhante ao mel de acácia, mas tem um sabor frutado específico e não cristaliza.

O mel de evódia tem alto valor nutritivo e é especialmente benéfico para as pessoas com pressão arterial elevada.

8 – Mel de urze

O mel de urze é amarelo escuro e tem um sabor agradável. É eficaz no tratamento de reumatismo e problemas com o aparelho urinário e rins. Ajudar também em casos de doenças respiratórias.

Recomendação: Se você é fumante, não deixe de usar os benefícios do mel de urze para remover o muco das vias respiratórias.

9 – Mel de girassol

O mel de girassol tem uma cor amarela, gosto e cheiro específico. É um dos mais populares tipos de mel, mas cristaliza-se rapidamente. É usado para problemas relacionados com o trato respiratório e é eficaz no tratamento de doenças do trato digestivo, pulmões e rins. É usado como um remédio natural para todos os tipos de inflamação. O mel de girassol ajuda também na aceleração e cicatrização de feridas.

Recomendação: É recomendado para os idosos que precisam de descanso e de energia extra.

10 – Mel de dente de leão

O mel de dente de leão tem uma cor amarela e sabor intenso, e cristaliza-se rapidamente. Ele facilita os efeitos da doença hepática (cirrose, colecistite, colelitíase) e doenças gástricas. Ajuda em casos de gastrite, colite e constipação.

11 – Mel de alecrim

O mel de alecrim é amarelo claro e tem um sabor forte. Tem o efeito benéfico no tratamento da doença vascular, uma vez que melhora a circulação sanguínea. Também melhora a função hepática e a secreção biliar naturalmente. É eficiente em casos de indigestão, reumatismo, gota e pressão arterial elevada.

12 – Mel de colza

O mel de colza é amarelo pálido e contém um grande número de pólen de flores. Ele ajuda a purificar o fígado e regula o nível de ácidos graxos no organismo.

13 – Mel de manuka

Este tipo de mel é popularmente conhecido como o super mel. O mel de manuka vem das flores da árvore de Manuka, que cresce apenas na Nova Zelândia. Ele é considerado o tipo mais saudável de mel no mundo.

Possuí propriedades antibacterianas, únicas e poderosas, que não estão presentes em qualquer outro tipo. Ajuda na luta contra as bactérias mais resistentes, como evidenciado por inúmeros consumidores de todo o mundo. É eficaz no tratamento de muitas doenças e aumenta a imunidade.

14 – Mel de eucalipto

O mel de eucalipto apresenta coloração mais escura e sabor forte. É útil para aliviar tosses, e outras doenças respiratórias como bronquite e asma. É rico em vitaminas e também é eficaz no alívio de resfriados, sinusite e dores de garganta.

15 – Mel de rosmaninho

É bem claro e seu sabor é bastante doce, devido a sua alta concentração de frutose, o que o torna recomendado em dietas isentas de açúcar e como um adoçante natural. Diversos estudos têm demonstrado propriedades anticancerígenas desse mel, além disso, ajuda a prevenir doenças degenerativas.

Mais informações

Apesar de ser um produto natural cheio de benefícios para a nossa saúde, independentemente do seu tipo, o mel possui algumas contra-indicações, e não deve ser usado por diabéticos, por possuir muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue, e crianças menores de 3 anos de idade, pois existe a possibilidade de intoxicações graves devido a uma bactéria encontrada no mel chamada Clostridium boltulino.

Este Post te ajudou?
  
  • mel de rosmaninho beneficios
  • mel de urze
  • mel de urze beneficios
  • propriedades do mel de urze
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: