15 benefícios do alface para a nossa saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Vegetais 10-05-16 alface, beneficios do alface, chá de alface, suco de alface comentários

A alface (Lactuca sativa) é uma das hortaliças de folhas verdes que mais consumimos, especialmente nas dietas de emagrecimento por conter poucas calorias, embora seja recomendada para todos os tipos de pessoas por seus benefícios nutricionais. Acredita-se ser nativo da Ásia, mas hoje é cultivado em todo mundo. Alfaces tem um sabor suave e refrescante.

A alface é econômica e fácil de se combinar com diversos pratos. Assim, você pode incorporar em sua dieta para o jantar, quando menos calorias devem ser consumidas. Além disso, por ser consumida crua, não perde propriedades como as hortaliças cozidas.

Propriedades da alface

A alface tem mais de uma centena de variedades que proporcionam muitos benefícios para a nossa saúde, conheças suas propriedades:

As folhas de alface têm pouquíssimas calorias, sendo que cerca de 100 gramas destes vegetais fornecem cerca de 15 calorias.

A alface tem ácido fólico, as vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B3, B9), C e E, além dos minerais como o magnésio, potássio, cálcio, sódio, ferro e selênio. A alface é rica em beta-caroteno, pectina, fibra e lactucina.

Tem flavonoides que cuidam nosso coração, protegem o fígado, nos protegem contra doenças degenerativas e aos agentes patogênicos. Tem antioxidantes que ajudam a reduzir o envelhecimento celular, diminuem os níveis de colesterol e ajuda a circulação. Por suas propriedades analgésicas ajudam a aliviar dores musculares.

Benefícios da alface

Conheça os muitos benefícios do alface para nossa saúde:

Previne a osteoporose

A alface escura contém vitamina K, que tem um papel importante no metabolismo ósseo e, junto com o cálcio e fósforo ajuda no crescimento da massa óssea do organismo e previne a osteoporose. Estudos têm mostrado que a vitamina K desempenha um papel muito importante contra a doença de Alzheimer.

Fornece oligoelementos

Esse alimento contém grandes quantidades de oligoelementos como selênio, o que ajuda a impedir certos tipos de cânceres, como de pulmão, cólon e próstata.

Fornece ácido fólico

As folhas de alface frescas contêm quantidades consideráveis ​​de folatos. Folato ou ácido fólico é muito importante para as mulheres grávidas, especialmente durante os primeiros meses de gravidez, uma vez que previne defeitos do tubo neural no feto e útero durante a gravidez.

Combate a retenção de líquidos

Por ser um alimento rica em água, cerca de 95%, é um excelente diurético que estimula a produção de urina e combate a retenção de líquidos e a eliminação de toxinas do organismo.

Saciante

Sua grande contribuição de água está relacionada com os benefícios do alface que, combinada com suas fibras, fazem desse alimento um ótimo alimento para dar saciedade, prevenir a prisão de ventre e ajudar no emagrecimento.

Fortalece o sistema imune

Por conter vitamina C, que é um poderoso antioxidante natural, ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos por fortalecer o sistema imunológico, e é responsável pela remoção de radicais livres.

Contém xantina e carotenos

As folhas de alface contêm grande quantidade de xantina e carotenos. Foi demonstrado que uma dieta rica em xantina e carotenos ajuda a proteger o organismo de doenças dos olhos tais como a doença macular. Também agem como antioxidantes e proporcionam uma proteção natural para a retina contra os raios UV.

Controla a pressão arterial

O potássio é um mineral, presente nesta hortaliça, é importante para o organismo e ajuda a controlar a pressão arterial e frequência cardíaca.

Previne a anemia

O ferro é importante para a formação de glóbulos vermelhos, o cobre em conjunto com o manganês aumenta a produção de células sanguíneas, esta combinação produz os benefícios do alface para combater a anemia.

Melhora o sistema respiratório

As pessoas com problemas respiratórios, como a asma, bronquite, tosse, entre outros, devem consumir alface porque fortalece as vias aéreas e reduzem os sintomas.

Combate a insônia

Consumir alface ajuda a acalmar o sistema nervoso, por isso combate a insônia. Consumir um copo de suco de alface, a noite nos ajudar a dormir melhor.

Melhora a dor pré-menstrual

Consumir alface ajuda a reduzir as cólicas pré-menstruais. Para esta cura para ter efeito, recomenda-se a tomar o chá de alface.

Melhora a circulação

Outro dos grandes benefícios do alface é que melhora a circulação do corpo, evitando assim doenças como a arteriosclerose, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, formação de coágulos e derrame.

Recomendado para diabéticos

Consumir alface reduz o açúcar no sangue, isto se deve por seu grande poder diurético, além disso, esse alimento reduz o índice glicêmico das refeições.

Facilita a digestão

A alface é fácil de digerir, por isso é muito benéfico para o aparelho digestivo. Para as pessoas com problemas de estômago e flatulência, é aconselhável comer alface diariamente.

Mais informações

A alface é uma das hortaliças mais consumidas no mundo que, como vimos, proporciona grandes benefícios à saúde. No entanto, o melhor é procurar consumi-la orgânica, pois assim estará livre de pesticidas que podem nos prejudicar. Antes de seu consumo, procure deixar as folhas da alface por 20 minutos em água com vinagre para eliminar possíveis parasitas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: