14 surpreendentes benefícios da cúrcuma para saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 28-07-16 açafrão, cúrcuma comentários

A cúrcuma, também chamada de açafrão, é uma especiaria indiana que tem sido usada há séculos na medicina Ayurveda, não só na Índia, mas em outros lugares como a China. Esse ingrediente contém mais de 300 componentes diferentes, mas um dos polifenóis mais benéficos é chamado curcumina.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, afirma que: “a curcumina modula várias moléculas de sinalização, incluindo moléculas inflamatórias, fatores de transcrição, enzimas, proteínas quinases, proteínas de transporte, proteínas de sobrevivência celular, proteínas de resistência, adesão das moléculas, fatores de crescimento, receptores, proteínas reguladoras do ciclo celular, quimiocinas, ADN, ARN, e iões metálicos”.

Benefícios da cúrcuma

1 – Reduz a inflamação

Existem muitas condições associadas com a inflamação, tais como a artrite, osteoartrite, doença inflamatória do intestino, psoríase, anquilose, entre outras. Muitos estudos também mostram que a inflamação está envolvida no desenvolvimento de condições como doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Isso quer dizer que se tivermos uma oportunidade para diminuir a inflamação, será muito bom para nossa saúde, ainda mais se for de uma maneira natural.

Temos toda uma variedade de moléculas inflamatórias no corpo. A cúrcuma ajuda surpreendentemente a reduzir a inflamação. Vários estudos mostram que é uma poderosa anti-inflamatória natural, que ajuda na redução dessas moléculas inflamatórias presentes no corpo.

2 – Reduz o colesterol

Todos sabemos que ter níveis saudáveis ​​de colesterol é importante para a saúde. Como a maioria das coisas relacionadas com a saúde do corpo, o colesterol começa no intestino na digestão e absorção de gorduras dos alimentos que comemos. Então, como poderíamos regular essa absorção de modo que nosso organismo absorva menos gordura e colesterol?

Um estudo publicado em Lipids Health and Disease, propôs que se pudéssemos diminuir um pouco da absorção do colesterol no intestino, poderíamos reduzir o colesterol no sangue em até 36%. Então eles partiram para testar se a curcumina poderia ajudar com isso.

Foi demonstrado em vários estudos que a curcumina diminui os níveis de colesterol porque ajuda no metabolismo de lípidos (gordura). Mas o que este estudo descobriu foi que no intestino, a curcumina inibe o transportador chave de colesterol conhecido como NPC1L1 e, portanto, reduz a absorção de colesterol.

Isso significa que temos um grande aliado para reduzir o colesterol antes que se torne um problema, e o melhor de tudo: é natural.

3 – Melhora a função pancreática

Estudos têm demonstrado que os casos de diabetes tipo 2 estão a aumentar. Apesar de ser causada por uma combinação de questões, como a resistência à insulina e açúcar elevado no sangue, um órgão que é afetado é o pâncreas.

A cúrcuma tem uma influência positiva sobre a função das células beta. As células beta são as células do pâncreas. Um estudo conduzido pelo The Journal of Endocrinology, mostrou que sob estímulo da glicose, a cúrcuma regula a secreção de insulina e ajuda a melhorar a função pancreática. Por isso, é definitivamente útil para diabéticos e poderia ajudar na prevenção desta doença.

4 – Protege contra condições neurodegenerativas

O Alzheimer é uma doença onde há um declínio cognitivo gradual e os investigadores têm tentado achar soluções para tentar desacelerar ou parar o seu desenvolvimento. O que eles descobriram é que a doença de Alzheimer está associada a uma resposta inflamatória crônica no cérebro.

Lembra do que nós falamos sobre os potentes efeitos da cúrcuma sobre a inflamação? Pesquisadores descobriram que a curcumina pode ajudar a atrasar os sintomas e progressão desta doença, muito por causa de suas propriedades anti-inflamatórias.

5 – Prevenir o câncer

A cúrcuma tem sido mostrada muito eficaz para ajudar a reduzir os muitos tipos de tumores cancerosos. Já que a curcumina foi reconhecida como uma opção de tratamento altamente válida para o tratar o câncer, pesquisadores têm vindo a utilizar a nanotecnologia para criar cápsulas de curcumina que são ainda mais potentes e mais eficazes no tratamento dessa doença.

O câncer no cérebro é um dos tumores mais difíceis de tratar porque os medicamentos ou tratamentos têm de passar a barreira hematoencefálica. Usando nanotecnologia, pesquisadores foram capazes de aumentar a eficácia da curcumina para tratar tumores cerebrais em 19,5% a 82,3%.

6 – Reduzir dores

Um estudo no Korean Journal Of Pain mostrou que, ratos com dor neuropática, obtiveram um declínio considerável no comportamento da dor, após a administração de curcumina.

A dor neuropática é provavelmente um dos piores tipos de dor, porque ela é causada por algum tipo de disfunção no sistema nervoso e pode ser muito desconfortável. Então, se a curcumina pode ajudar com isso também pode ajudar com outros tipos mais comuns de dor como a dor da artrite.

7 – Tratar problemas respiratórios

A asma é provavelmente um dos problemas respiratórios mais comuns e generalizados. Então, se você com isso, o que acha de ter um agente natural que poderia ajudá-lo a respirar melhor?

Um estudo realizado na Clínica e Experimental Pharmacology and Physiology, descobriu que a curcumina é capaz de aliviar a inflamação das vias aéreas.

Outro estudo no Journal of Clinical and Diagnostic Research, que contou com 77 pacientes asmáticos, mostrou que as cápsulas de curcumina ajudam na melhoria da desobstrução das vias respiratórias.

8 – Previne problemas cardíacos

Como falamos, diversos estudos descobriram que a curcumina pode ter uma influência positiva sobre alguns dos fatores de risco associados à doenças do coração, como colesterol e inflamação. Por isso, o consumo de cúrcuma é muito benéfico para prevenir problemas cardiovasculares de forma eficaz.

9 – Ajuda a perder peso

A cúrcuma aumenta a oxidação de gordura, o que torna mais fácil para perde-la. Também bloqueia os hormônios que desencadeiam o armazenamento de gordura, tornando mais difícil ganhar peso.

10 – Melhora os sintomas depressivos

Um estudo no Journal of Clinical Psychopharmacology feito com 56 pessoas com transtorno depressivo, deu-lhes 500 mg de curcumina por 8 semanas. Curiosamente, a partir da quarta semana, os pacientes obtiveram melhorias significativas em vários sintomas relacionados com humor.

A suplementação com curcumina também tem sido mostrada muito eficaz para aumentar a eficácia de medicamentos antidepressivos.

11 – Favorece a rápida recuperação muscular

Tomar um suplemento de cúrcuma pode ajudar com sua recuperação pós-treino. Isto acontece devido ao fato de que a cúrcuma ajuda a reduzir a inflamação.

12 – Protege o fígado

Você sabia que a cúrcuma é muito benéfica para uma boa saúde do fígado? Na verdade, torna-se um tempero ideal que protege o fígado de forma completamente natural, graças à presença de curcumina, ácido cafeico, borneol, eugenol e turmenona, todas as substâncias com ação hepatoprotetoras (ou seja, ajudam a proteger as células do fígado). Ela também ajuda a cuidar de a vesícula biliar de maneira também muito eficaz.

13 – Melhora a digestão

A cúrcuma é um excelente tônico para o sistema digestivo, por isso, é muito interessante para facilitar e melhorar a digestão, especialmente quando sentimos que a digestão está lenta ou pesada. Na verdade, o seu consumo é muito útil no caso de dispepsia e especialmente benéfico para um tipo de gastrite crônica em que ocorre por hipocloridria (falta de secreção de ácido no estômago). Também é útil para facilitar a digestão da gordura, graças ao seu efeito colagogo.

14 – Previne úlceras

Por ser rica em zingibereno, um composto ativo conhecido por suas qualidades antiúlcera, a cúrcuma é muito indicada nesses casos. Ela também fornece uma substância capaz de estimular a secreção de suco pancreático, a gastrina e a secretina. Em adição, ajuda a manter o pH gástrico.

Mais informações

Embora possamos usar cúrcuma na cozinha como um condimento, ela não tem uma elevada biodisponibilidade, o que significa que o corpo não pode usá-la de forma tão eficaz. Mas isso não significa que não vai ajudar em nada. Mas para um melhor benefício, o melhor é tomar cápsulas de curcumina. As cápsulas foram especialmente desenvolvidas para melhorar a biodisponibilidade e fornecer todos os grandes benefícios que acabamos de conhecer.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: