13 surpreendentes benefícios do chá oolong para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Bebidas 29-09-16 beneficios do cha oolong, chá oolong comentários

Neste post, iremos informá-lo sobre os benefícios do chá oolong para a saúde, um tipo de bebida que você pode não estar muito familiarizado, mas seus benefícios são tão incríveis quanto os efeitos positivos conhecidos do chá verde, além disso, tem um sabor delicioso.

O chá oolong é feito a partir da folha da planta Camellia sinensis, a mesma que dá origem ao chá verde, branco e preto, no entanto, apesar de serem feitos da mesma planta, seus efeitos e propriedades benéficas são diferentes, como vamos mostrar a seguir:

– Chá verde: este é o tipo de chá é feito da forma básica da planta, suas folhas são recolhidas cuidadosamente secas e depois são infundidas para fazer seu chá;

– Chá branco: este tipo de chá é feito a partir das folhas jovens (com botões) da planta, antes que ela tenha a chance de amadurecer;

– Chá preto: este é obtido a partir das folhas maduras levemente tostada da planta (como o chá verde, mas um pouco torrado e fermentado);

– Pu-erh ou Puer: este é uma subcategoria destes chás, um chá preto fermentado que vem da província de Yunnan, na China. Apesar do processamento adicional, este tipo de chá tem vários benefícios para a saúde;

– Chá Oolong: finalmente, o chá que vamos discutir hoje vem da mesma planta, mas é ligeiramente fermentado, estando-se entre o chá verde e o chá preto, pois suas folhas são parcialmente oxidadas.

Benefícios do chá Oolong

1 – Ajuda a perder peso

Por causa de seus poderosos antioxidantes e substâncias que aceleram o metabolismo (semelhantes aos presentes no chá verde), o chá oolong pode ser de grande ajuda para perder peso. Uma pesquisa mostrou que beber pelo menos uma xícara de chá oolong todos os dias, não só inibe a sensação de fome, mas pode realmente mudar a forma como o corpo metaboliza gordura. O chá Oolong é, portanto, considerado o melhor chá que combate a obesidade, seguido pelo chá verde.

2 – Promove uma pele saudável

Você pode ter a pele mais bonita se consumir o chá oolong regularmente. Isto é em parte devido às suas propriedades de combate ao eczema, e suas propriedades anti-inflamatórias. Pessoas que consomem cerca de 2 xícaras de chá oolong no dia podem ter uma pela mais bonita, uniforme e luminosa.

3 – Reduz os níveis de inflamação em seu corpo

Falando de propriedades anti-inflamatórias, o chá oolong reduz significativamente os níveis globais de inflamação no corpo. Este efeito anti-inflamatório promove a longevidade e evita doenças cardiovasculares, doenças das articulações como a artrite ou doenças degenerativas.

4 – Rico em antioxidantes

Ainda mais rico em antioxidantes do que o chá verde, o chá oolong contribui para evitar a oxidação celular e o aparecimento de doenças, tais como o câncer. Os antioxidantes também favorecem a saúde da pele e deixam-na mais bonita.

5 – Ajuda a prevenir o diabetes

O chá oolong ajuda a processar o açúcar mais lentamente no organismo, reduzindo elevações repentinas em seus níveis de açúcar no sangue. Essas elevações de açúcar no sangue são a principal causa da diminuição da sensibilidade à insulina, o que pode levar ao diabetes.

6 – Mantém os ossos saudáveis

Apesar do fato de que é uma bebida cafeinada, o chá oolong não “retira” o cálcio no seu corpo, muito pelo contrário. Este é talvez um dos benefícios mais surpreendentes do chá oolong, pois ajuda a fixar o cálcio nos ossos, tornando-os mais fortes e saudáveis. A longo prazo, o chá oolong, também é capaz de prevenir a osteoporose.

7 – Ajuda com a acuidade mental e foco

O chá Oolong tem sido relacionado a um bom desempenho mental e aumento do foco, tornando-se o chá ideal para ser tomado por estudantes durante provas e situações exigentes.

8 – Reduz o estresse e ansiedade

Falando do foco mental elevado, o consumo de chá oolong também tem sido associado a níveis de estresse e ansiedade reduzidos. Claro, isso é apenas uma pequena ajuda e se você está realmente lutando contra a ansiedade, uma xícara deste chá não deve substituir o tratamento médico.

9 – Melhora a digestão

Este poderoso chá ainda auxilia na digestão. Se você tende a ter indigestão ou outras perturbações como prisão de ventre, flatulência e assim por diante, beber pelo menos uma xícara de chá oolong por dia irá aliviar esses sintomas e fazer seu sistema digestivo funcionar corretamente.

10 – Combate o câncer

Tanto o chá verde quanto o chá oolong, têm propriedades de prevenção do câncer que são cientificamente comprovadas. Estas propriedades anti-tumorais estão relacionadas a suas grandes quantidades de antioxidantes, e por ajudar a reforçar o sistema imunológico. Comparando o chá verde com o chá oolong, o chá oolong foi mostrado ser um pouco mais eficaz do que o seu homólogo verde no combate ao câncer.

11 – Previne doenças cardíacas

Entre os benefícios mais visíveis do chá oolong para a saúde está a sua notável proteção cardiovascular. Isto é ainda mais valioso se considerarmos que este tipo de doença está entre as principais causas de mortalidade no mundo.

12 – Mantém o cabelo saudável

Este benefício do chá oolong é obtido pelo seu uso externo, e não bebendo. Se você usar uma xícara de chá oolong acabado de fazer (mas resfriado) em seu cabelo após a lavagem, não só evitará a queda de cabelo, mas também proporcionará mais brilho e fios mais espessos.

Alguns efeitos benéficos semelhantes podem ser obtido em sua pele, se você usar o chá oolong como um enxaguante de pele (após a lavagem, e antes de usar um creme hidratante). Portanto, sinta-se livre para adicionar o chá oolong em sua rotina de beleza a qualquer hora, seu cabelo e pele ficarão gratos por isso!

13 – Previne a cárie dentária

Por último, mas não menos importante, beber chá oolong regularmente ajuda a manter um nível de acidez equilibrada em sua boca. No geral, ser um bebedor regular de chá oolong (se não negligenciar da sua higiene oral, é claro) pode reduzir o risco de cáries e problemas dentários em geral.

Efeitos colaterais e precauções do chá Oolong

Por mais que o chá oolong seja muito benéfico à saúde, lembre-se que ele é rico em cafeína, de modo que deve-se manter algumas precauções. Muitas das condições que normalmente são melhoradas pelo chá oolong (como diabetes, doenças cardiovasculares, ou altos níveis de estresse e ansiedade) podem ser agravadas pelo teor de cafeína do chá oolong.

Então, como com qualquer outro alimento em sua dieta, você deve tentar limitar as quantidades que ingere a razoáveis ​​2-3 xícaras por dia, e também monitorar a resposta do seu corpo sobre ele. Algumas pessoas podem reagir melhor ou pior a qualquer substância, por isso você deve ver como reage depois de começar a beber o chá oolong em uma base regular. Se notar qualquer um dos sintomas normalmente associados com o consumo exagerado de café, reduza esta bebida por um tempo, mas não desista dela completamente. Você acabará encontrando a quantidade ideal que deve beber diariamente para os melhores efeitos.

Mais informações

A fim de colher todos os benefícios para a saúde do chá oolong, certifique-se de adquirir um chá de boa qualidade e faça seu preparo correto, para que não haja perda de nutrientes. Antes de usar qualquer chá para ajudar no tratamento de algum problema de saúde, você deve sempre ter o aval de seu médico.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: