12 remédios caseiros para enxaqueca

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 27-11-15 Enxaqueca, remedio caseiro para enxaqueca, remedio para enxaqueca comentários

A enxaqueca é caracterizada por dor de cabeça forte e contínua. Em algumas pessoas pode se manifestar em sua primeira fase com sintomas característicos conhecidos como “aura”, que pode incluir alterações na visão e palpitações que podem ocorrer somente em um lado da cabeça como um aviso da dor.

Não existe uma idade específica para sofrer de enxaqueca. A genética também parece desempenhar um papel decisivo para o desenvolvimento desse problema, especialmente em casos com manifestações anteriores.

As causas da enxaqueca são desconhecidas, no entanto, sabe-se que é determinada como resposta anormal do cérebro e que pode ter alguns gatilhos, como:

Estresse
– Luzes e sons intensos
– Fatores hormonais
– Jejum prolongado
– Transtornos de sono
– Perfumes e outros odores
– Esforço físico
– Certos alimentos e bebidas (frutas cítricas, gorduras em excesso, refrigerantes à base de cola, chá, café, chocolate, excesso de álcool, entre outros).

Os sintomas da enxaqueca podem incluir vômitos, náuseas e fadiga, além da típica dor de cabeça (cefaleia) que também pode irradiar para outras áreas tais como os olhos e testa. Outros sintomas de enxaqueca incluem visão embaçada e também pequenas anomalias no campo visual.

Tratamento e diagnóstico da enxaqueca

Normalmente, o diagnóstico de enxaqueca é geralmente baseado na análise dos sintomas associados, porque não existe um teste de diagnóstico específico clinicamente.

Para alguns pacientes pode ser prescrito uma tomografia computadorizada ou raios-X para descartar dano ou lesão específica que poderia estar causando os surtos de enxaqueca.

Os tratamentos para aliviar os sintomas variam dependendo da intensidade dos mesmos, pode ser utilizado analgésicos, antivertiginosos, neuromoduladores, antidepressivos e anticonvulsivantes, prescritos por um médico.

Remédios caseiros para enxaqueca

Gengibre

O gengibre é um ótimo remédio caseiro para enxaqueca. Esta especiaria tem sido utilizada por muitos anos e em muitas culturas como um remédio caseiro para aliviar dores de cabeça e náuseas. Acredita-se que o gengibre age como a aspirina, porque bloqueia a síntese de prostaglandina, uma substância que ajuda a controlar a inflamação no corpo.

Recomenda-se usá-lo no primeiro sinal da enxaqueca. Prepare um chá de gengibre e tome imediatamente. Para melhores resultados, recomenda-se adicionar o gengibre a sua dieta regular.

Vinagre de maçã

Um dos benefícios atribuídos ao vinagre de maçã é que ele ajuda a aliviar dores de cabeça. A maneira de usá-lo é dissolver duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água. O vinagre de maçã nunca deve ser tomado não diluído, pois pode queimar o esôfago.

Aromaterapia

A aromaterapia pode ser uma boa aliada para aliviar uma enxaqueca. Em uma panela com água fria coloque 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Umedeça um pano com a água e coloque-o no pescoço ou na cabeça.

Óleo de peixe

Em um estudo na Faculdade de Medicina da Universidade de Cincinnati (EUA), mostrou que 60% das pessoas que tomam pílulas de óleo de peixe tiveram uma melhora de 50% nas crises de enxaqueca.

Incluir peixe em sua dieta (salmão, atum, sardinha) pode ter efeitos benéficos sobre a química do cérebro e reduzir as crises de enxaqueca.

Matricária

Estudos têm mostrado que essa planta medicinal é um grande remédio caseiro para enxaqueca, ajudando a prevenir suas crises. Esta erva contém compostos chamados Parthenolides, que ajudam a controlar a expansão e contração dos vasos sanguíneos na cabeça. Quando uma enxaqueca começa, o cérebro libera um hormônio chamado serotonina, que contrai os vasos sanguíneos.

Amêndoas

Comer 100 gramas de amêndoas pode ajudar a relaxar a mente e, portanto, liberar endorfinas que vão auxiliar no tratamento da dor de cabeça. Recomenda-se comer amêndoas diariamente para relaxar o corpo e também evitar a enxaqueca.

Compressa de água quente e fria

Na área da dor, aplique compressas por 10 minutos de água morna, isso vai ajudar a relaxar os músculos nessa área. Logo em seguida, aplique compressas frias que ajudam a melhorar a circulação sanguínea nessa região. No final, é aconselhável se deitar e relaxar em um quarto escuro e em completo silêncio.

Óleo de lavanda

O óleo de lavanda tem um cheiro particularmente agradável e também é usado como um remédio caseiro para enxaqueca. Ele pode ser aplicado topicamente, sem diluição, ou inalado duas ou três gotas em três copos de água morna, mas nunca deve ingerido.

Óleo de hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta é bom para as dores de cabeça causadas por tensão. Seu aroma agradável é um vasoconstritor e vasodilatador, o que permite o controle de todas as veias do corpo. Dado que a enxaqueca ocorre em muitos casos pela má circulação do sangue na área, o óleo de hortelã permite dilatar as veias, além de liberar os seios nasais, permitindo uma maior quantidade de oxigênio para o sangue.

Camomila

A camomila é usada para reduzir a febre, mas também é um ótimo remédio caseiro para enxaqueca. A maneira de usar a camomila para tratar a dor de cabeça é através do consumo de seu chá. Adicione 3 colheres de sopa de camomila seca, em 500 ml de água fervendo e deixe repousar 15 minutos. Beba durante o dia.

Linhaça

Alguns casos de enxaqueca são causados por inflamação, que pode ser reduzido pelo consumo de ácidos graxos ômega-3. Portanto, a linhaça pode ser considerada um bom remédio para enxaqueca tanto como sua semente como seu óleo.

Trigo sarraceno

O flavonoide chamado rutina contido no trigo sarraceno, é responsável por diminuir a dor das enxaquecas. Os flavonoides são antioxidantes que previnem danos às células e reduzem a inflamação, que é uma das causas de enxaquecas.

Mais informações

Como as causas da enxaqueca podem variar muito, tente identificar quais alimentos ou hábitos podem desencadear esse problema e evitá-los. Consulte seu médico antes de tomar algum remédio caseiro para que não haja risco de interação com outros medicamentos.

Este Post te ajudou?
  
  • remedio caseiro antivertiginoso
  • como usar moringa para enchaqueca
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: