12 incríveis benefícios do suco de cranberry para a saúde

12 incríveis benefícios do suco de cranberry para a saúde

O cranberry é uma pequena fruta originária da América do Norte. Ele tem cor vermelha e cresce em um arbusto com folhas verde escuro e flores cor de rosa. Eles são altamente ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, por isso é conhecido como um “super alimento.”

Entre seus nutrientes mais conhecidos estão a vitamina C e fibras, que desempenham um papel muito importante para a saúde. Além de sua incrível variedade de fitonutrientes com efeito antioxidante, anti-inflamatório e anticâncer. Hoje, vamos conhecer os benefícios do suco de cranberry para a saúde.

Propriedades do suco de chanberry

Suco de cranberry é rico em antioxidantes, vitamina C e ácido salicílico. Ele também fornece energia, proteína e carboidratos. Em termos de sais minerais, contém cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio, potássio e zinco. Ele também contém vitaminas como a tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B 6, E (alfa tocoferol) e vitamina K (filoquinona).

Benefícios do suco de cranberry

O suco de cranberry tem sido muito utilizado para a cura de várias doenças. Alguns dos benefícios para a saúde dessa bebida incluem:

1 – Previne infecções do trato urinário

Infecções do trato urinário referem-se a existência de determinados microrganismos na urina que excedem os níveis normais. Estas infecções podem desenvolver-se na bexiga e causa a cistite, no rim para provocar parênquima renal, ou na próstata que resulta em prostatite bacteriana.

Estudos têm demonstrado que o suco de cranberry contém proantocianidinas que possuem propriedades antiadesivas, que impedem que as bactérias se aderem as paredes da bexiga, além de impedir sua multiplicação e contribuírem para sua eliminação através da urina. Pesquisas mostram que beber suco de cranberry regularmente pode ajudar a prevenir infecções do trato urinário recorrente em mulheres de meia idade e mulheres grávidas.

2 – Tem efeitos antitumorais

O efeito antitumoral oferecido pelo suco de cranberry é atribuído à presença de compostos polifenólicos no interior do fruto. Estudos sugerem que o consumo regular desse suco inibe o desenvolvimento e propagação de tumores no pulmão, mama, cólon, próstata, entre outros.

3 – Bom para a saúde cardiovascular

O suco de cranberry pode ajudar a diminuir o risco de doenças relacionadas com coração e ajudar na manutenção da saúde cardiovascular. Os flavonoides presentes no cranberry têm propriedades antioxidantes e podem diminuir a ameaça de aterosclerose. A aterosclerose é uma doença em que as artérias são estreitadas, devido à acumulação de gordura, cálcio, e colesterol encontrado no sangue. Isto obstrui o fluxo de sangue rico em oxigênio para as várias partes do corpo e pode levar a resultados potencialmente fatais, como ataques cardíacos e derrames. Os flavonoides têm sido mostrados ser úteis para retardar e suprimir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL) e beneficamente estimular as plaquetas sanguíneas.

4 – Previne cáries

De acordo com novos estudos, o suco de cranberry previne cáries dentárias. A proantocianidina, um composto químico presente no suco, inibe as bactérias nocivas de se aderirem aos dentes. Este componente também inibe a produção de ácidos e impede o crescimento de placas. Uma boa higiene oral, juntamente com o consumo de cranberry, é uma ótima ajuda para uma boa saúde dental. No entanto, deve-se estar atento ao teor de açúcar e a acidez de alguns sucos de cranberry disponíveis comercialmente, por isso, o suco natural é sempre melhor!

5 – Combate o câncer

O suco de cranberry contém proantocianidinas, as quais inibem o crescimento de várias células de câncer. Estudos sugerem que dietas ricas em flavonoides, que estão presentes nesse suco, desempenham um papel fundamental na redução do risco de câncer e de mortalidade por essa doença. O suco de cranberry contém componentes anticancerígenos que interferem com o crescimento de células cancerosas, particularmente aquelas associadas com câncer de cólon e da próstata.

6 – Ajuda a emagrecer

O suco de cranberry é rico em ácidos orgânicos, que têm um efeito emulsificante sobre os depósitos de gordura em nosso corpo. Portanto, é bom para as pessoas que querem perder peso.

7 – Previne úlceras pépticas

As úlceras pépticas são causadas por um tipo de bactéria chamada Helicobacter pylori ou H. pylori. Estes microrganismos atacam a camada de proteção do estômago e duodeno, que é a primeira parte do intestino. Isso pode levar a uma maior inflamação do revestimento do estômago. Os alimentos ricos em flavonoides, reduzem o risco de doenças do estômago, incluindo úlceras do estômago, pela inibição do crescimento de bactérias H. pylori. Um estudo realizado em um grupo de pacientes com esse tipo de distúrbios do estômago, mostrou uma vantagem de 50% sobre pacientes que não consomem suco de cranberry. Portanto, os médicos geralmente aconselham a ingestão regular de suco de cranberry para suprimir a infecção.

8 – Ajuda a tratar a diabetes

A propriedade hipoglicêmica do suco de cranberry, é recomendada para pessoas com diabetes do tipo II, uma vez que evita elevações de glicose no sangue e ajuda a controlar a doença. Porém, os sucos industriais podem contar altas doses de açúcar, sendo assim, o melhor é consumir o suco in natura.

9 – Adstringente e antidiarreico

Os cranberrys são ricos em componentes que vão nos ajudar a parar o crescimento de bactérias, e tratar doenças do aparelho digestivo, como diarreia, inflamações intestinais ou gastroenterite.

10 – Cuida da saúde dos vasos sanguíneos

Essa bebida tem a capacidade de proteger e reforçar as paredes dos pequenos vasos sanguíneos conhecidos como capilares, o que é útil no tratamento e prevenção de veias varicosas, flebite e hemorroidas, assim como na prevenção da problemas de visão causados pela ruptura de pequenos vasos sanguíneos nos olhos.

11 – Ajuda a cuidar da visão

Um efeito benéfico do suco de cranberry que tem recebido muita atenção nos últimos anos é para ajudar a prevenir a perda de visão devido à degeneração da retina que ocorre com grande frequência em pessoas de idade avançada. Em outros estudos, verificou-se que a combinação desse suco e vitamina E é muito eficaz para prevenir e abrandar a progressão da catarata.

12 – Trata doenças articulares

Essa bebida também contém substâncias conhecidas como antocianinas, que ajudam a reforçar colágeno. O colágeno é uma proteína que é uma parte importante dos ligamentos, tendões e cartilagem. As antocianidinas também lutam contra condições inflamatórias e possuem propriedades antioxidantes importantes. Estas propriedades tornam o cranberry útil no tratamento de doenças articulares inflamatórias, tais como artrite e osteoartrite.

Como preparar o suco de cranberry

Caso você consiga encontrar a cranberry na sua cidade, pode fazer o suco natural da fruta, que é muito mais benéfico.

Ingredientes

– 20 g de polpa de cranberry
– 2 xícaras de chá de água

Preparo

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida. Se quiser adoçar, prefira mel ou stévia.

Efeitos colaterais do suco de cranberry

O suco de cranberry oferece uma variedade de benefícios para a saúde, salvo as poucas exceções listadas abaixo:

– A varfarina é um anticoagulante que reduz a probabilidade de formação de coágulos sanguíneos. Estes coágulos de sangue podem resultar em condições graves, como distúrbios cardiovasculares ou coágulos nas pernas, pulmões e outras partes do sistema cardiovascular. Há indícios de que as pessoas que tomam varfarina devem ser cautelosas em relação à ingestão de suco de cranberry, pois pode aumentar o efeito desse medicamento e causar hemorragia.

– Esse suco contém quantidades substanciais de ácido salicílico, que também está presente em aspirina. Pessoas que precisam de diluentes de sangue e tomam aspirina prescrita devem evitar consumir muito suco de cranberry. A ingestão desse suco também deve ser restrita se você é alérgico a aspirina.

– O suco de cranberry contém uma significativa concentração de oxalato e cálcio. Isso amplia as chances de desenvolver pedras nos rins. Pessoas que têm pedras nos rins ou têm uma história de pedras nos rins devem consultar um médico antes de consumir suplementos de cranberry ou uma grande quantidade de suco de cranberry. Estudos forneceram evidências de que o suco de cranberry pode elevar o nível de oxalato na urina em até 43%.

Mais informações

O suco de cranberry é muito bom para a sua saúde geral. No Brasil, é mais comum encontrar o suco industrializado da fruta e suplementos em cápsulas. No entanto, o melhor é sempre consumir o suco natural da fruta, pois contém mais vitaminas, minerais e não possui alta concentração de açúcares.

Este artigo te ajudou?
  • +7 curtiram
  • -2 não curtiram