12 incríveis benefícios da canela para a saúde

12 incríveis benefícios da canela para a saúde

A canela é uma especiaria poderoso que tem sido utilizada medicinalmente em todo o mundo por milhares de anos, além de ter um sabor distintamente doce que pode ser usado em várias receitas. Segundo alguns estudos, das mais populares ervas e especiarias medicinais do mundo, canela fica em primeiro lugar em termos de proteção antioxidante.

O cheiro único, cor e sabor da canela é devido à parte oleosa da árvore. Os benefícios da canela para a saúde veem da casca da canela árvore. Esta casca contém vários compostos especiais que são responsáveis ​​por suas muitas propriedades de promoção da saúde, incluindo o cinamaldeído, ácido cinâmico e cinamato.

Os pesquisadores concluíram que os benefícios da canela podem ser obtidos na forma de sua casca pura, óleos essenciais, na forma moídas (que é a casca de pó), pelo chá de canela ou em forma de extrato quando seus compostos fenólicos especiais, flavonoides e antioxidantes são isolados. Estes compostos fazem da canela uma das especiarias mais benéficos sobre a terra, dando-lhe propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antidiabéticas, antimicrobianas, imunoprotetoras, além de agir também contra o câncer e doenças do coração.

Valores nutricionais da canela

Uma colher de sopa de canela em pó contém:

– 19 calorias
– 0 gramas de gordura, açúcar ou proteína
– 4 gramas de fibra
– 68% de manganês
– 8% de cálcio
– 4% de ferro
– 3% Vitamina K

A grande quantidade de antioxidantes é, principalmente, o que promove os maiores benefícios da canela. Tão pouco como 1/2 de uma colher de chá de canela por dia pode ter efeitos positivos sobre os níveis de açúcar no sangue, digestão, imunidade e muito mais. Doses maiores também são extremamente benéficas para reduzir o risco de doença cardíaca e de diabetes, câncer e doenças neuro-degenerativas.

Benefícios da cabela para a saúde

1 – Alta Fonte de antioxidantes

A canela é carregada com uma variedade de antioxidantes protetores que reduzem danos dos radicais livres e retardam o processo de envelhecimento. De fato, pesquisadores já identificaram quarenta e um compostos protetores diferentes de canela.

De acordo com a escala OTAC, que é usada para medir a concentração de antioxidantes em diferentes alimentos, canela está em sétimo entre todos os alimentos, especiarias e ervas em todo o mundo. Em um estudo que comparou a atividade antioxidante de 26 especiarias, a canela foi considerada a vencedora e provou ter a maior quantidade de antioxidantes do que outras poderosas ervas e especiarias, incluindo alho, tomilho, alecrim e orégano.

Os benefícios da canela para a saúde são atribuídos ao tipo de antioxidantes chamados polifenóis, ácido fenólico e flavonoides, presentes nessa especiaria. Estes são antioxidantes semelhantes aos que podem ser encontrados em outros “superalimentos”, incluindo mirtilos, vinho tinto e chocolate escuro. Estes compostos trabalham para combater o estresse oxidativo no corpo, o que pode levar à formação de doenças, especialmente na velhice.

Os diferentes antioxidantes presentes na canela ajudam a reduzir muitas formas de estresse oxidativo, incluindo a capacidade de limitar a formação de óxido nítrico no sangue e lipídio (gordura) peroxidação, que pode causar distúrbios cerebrais, câncer, doenças cardíacas, entre outras condições.

2 – Contém propriedades anti-inflamatórias

Os antioxidantes na canela têm efeitos anti-inflamatórios, o que pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, câncer, declínio da função cerebral e muito mais. Os investigadores identificaram mais de sete tipos de compostos flavonoides na canela, que são altamente eficazes no combate da inflamação no corpo.

Por reduzir a inflamação, a canela pode ser benéfica diversas dores, reações alérgicas e outros sintomas inflamatórios.

3 – Protege a saúde do coração

Estudos têm mostrado que um outro benefício da canela é que ela reduz a vários dos factores de risco mais comuns para a doença do coração, incluindo elevados níveis de colesterol, triglicéridos, os níveis elevados de pressão sanguínea.

Os compostos especiais da canela são capazes de ajudar a reduzir os níveis de colesterol total, colesterol LDL (ruim) e triglicérides, enquanto o colesterol HDL (bom) permanece estável. A canela também foi mostrado para reduzir a pressão arterial elevada, que é outra ameaça para causar doença cardíaca ou um acidente vascular cerebral.

E há ainda mais benefícios da canela para a saúde do coração. Uma pesquisa mostrou que a canela é um coagulante de sangue útil, ajudando o corpo a formar coágulos de sangue. Ela também aumenta a circulação sanguínea e a capacidade do tecido corporal para reparar-se depois que foi danificada. Isso inclui o tecido cardíaco que está em necessidade de regeneração, a fim de combater ataques cardíacos, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

4 – Combate a diabetes

A canela é conhecida por ter um efeito antidiabético, que ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e também pode melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, que é o hormônio necessário para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.

A diabetes pode ser causada pela resistência à insulina e mau controle glicêmico, ou quando uma pessoa desenvolve a incapacidade de gerir a quantidade de açúcar (glicose) que entra na corrente sanguínea. O mesmo problema com a resistência à insulina também está associado a outras condições como síndrome metabólica e ganho de peso.

Estes benefícios da canela existem porque ela desempenha um papel no bloqueio de certas enzimas chamadas alaninas que permitem que a glicose (açúcar) seja absorvida no sangue. Portanto, tem sido demonstrado que diminui a quantidade de glicose que entra na corrente sanguínea após uma refeição de alto teor de açúcar, o que é especialmente importante para aqueles com diabetes.

Por esta razão, muitos estudos têm mostrado que as pessoas com diabetes tipo 2 podem experimentar efeitos positivos significativos sobre marcadores de açúcar no sangue, complementando com extrato de canela. Um outro benefício para as pessoas com diabetes é que a canela ajuda a combater a doença cardíaca e reduz os níveis de mau colesterol LDL, que as pessoas com diabetes têm uma maior risco de desenvolver.

5 – Ajuda a combater o declínio cognitivo e protege a função cerebral

Uma pesquisa mostrou que um outro benefício das propriedades antioxidantes da canela é que eles podem ajudar a defender o cérebro contra o desenvolvimento de doenças neurológicas, como a doença de Parkinson e de Alzheimer.

Uma maneira que a canela protege a função cognitiva e saúde do cérebro é porque ela ativa proteínas neuro-protetoras que protegem as células cerebrais de mutações e danos. Isso reduz ainda mais os efeitos negativos do estresse oxidativo por parar as células de auto-destruição.

Além disso, os antioxidantes e compostos anti-inflamatórios da canela reduzem os efeitos do envelhecimento sobre o corpo e o cérebro.

6 – Reduz o risco de câncer

Devido às suas capacidades antioxidantes, a canela pode proteger contra danos no DNA, mutação de células, e crescimento de tumores cancerígenos. Estudos revelam que os benefícios para a saúde de canela vêm de um composto chamado cinamaldeído, que inclui a sua capacidade de estimular as células cancerígenos a auto-destruição (chamada a apoptose celular).

Estudos mostram que a canela pode melhorar a saúde do cólon, reduzindo assim o risco de câncer de cólon. A canela está agora a ser estudada como um agente anticâncer natural, por causa de suas fortes capacidades antioxidantes.

7 – Combate infecções e vírus

Há muitos benefícios da canela quando se trata de defender o corpo de doenças. A canela é um agente antimicrobiano, antibiótico, antifúngico e antiviral natural. As capacidades imunológicas da canela são encontradas nos óleos essenciais da canela.

A canela é usada em muitas culturas para ajudar naturalmente a combater infecções e vírus nocivos. Os óleos da canela também têm habilidades protetoras contra várias bactérias que podem causar sintomas negativos no trato digestivo, na superfície da pele, e podem levar a resfriados ou a gripe.

8 – Protege a saúde dental

Os extratos encontrados na canela foram mostrados ser grandes protetores contra bactérias que vivem na microflora oral que podem causar mau hálito, cáries ou infecções da boca. O óleo essencial de canela foi mostrado ser mais potente do que outros extratos de plantas testadas e pode ser usado para combater naturalmente as bactérias na boca, agindo como um antibacteriana natural.

A canela também pode ser usada como um agente aromatizante natural em gomas de mascar, devido às suas habilidades refrescantes. Por remover as bactérias orais, a canela tem a capacidade de combater naturalmente o mau hálito sem adicionar quaisquer produtos químicos para o corpo.

9 – Pode ajudar a prevenir ou curar Cândida

Certos estudos concluíram que as poderosas propriedades antimicóticas da canela podem ser eficazes na interrupção ou cura do crescimento excessivo de Candida no aparelho digestivo. A canela foi mostrado eficaz para reduzir quantidades de perigosas da Candida albicans, que pode causar vários problemas digestivos e auto-imunes. Além disso, outro benefício da canela é que ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e muito açúcar no trato digestivo está associado com risco aumentado cândida.

Segundo os pesquisadores, quando os pacientes receberam extrato de canela ou óleo essencial de canela, eles mostraram melhorias nos níveis de levedura Candida e uma redução nos sintomas. Canela ajuda a combater cândida naturalmente, aumentando a saúde imunológica e combate a inflamação, auto-reações imunológicas e levedura dentro do intestino.

10 – Benefícios para a pele

A canela tem efeitos antibióticos e antimicrobianos que protegem a pele de irritações, erupções cutâneas, reações alérgicas e infecções. Aplicar o óleo essencial de canela diretamente na pele pode ser útil na redução da inflamação, inchaço, dor e vermelhidão. A canela e o mel, um outro ingrediente antimicrobiano, são frequentemente utilizados em conjunto para melhorar a saúde da pele, sendo benéficos para acne, rosácea, e os sinais de alergias de pele.

11 – Ajuda a combater alergias

Estudos concluíram que pessoas com alergias podem encontrar alívio graças aos benefícios de compostos da canela. A canela foi demonstrada ser útil no combate dos sintomas da alergia comum porque reduz a inflamação no corpo. Pela mesma razão, também pode ajudar a reduzir os sintomas de ataques de asma.

A canela também tem a capacidade de melhorar o sistema imune impulsionando habilidades e é benéfica para a saúde digestiva, o que ajuda a reduzir as reações autoimunes que podem ocorrer após consumir alimentos alérgenos.

12 – Pode ser usado para adoçar receitas sem adição de açúcar

Devido ao seu sabor naturalmente doce, acrescentar canela nos alimentos e receitas pode ajudá-lo a reduzir a quantidade de açúcar que você usa normalmente, reduzindo assim a carga glicêmica da refeição. Além disso, a canela não contém açúcar e calorias em quantidades usadas pela maioria das pessoas, por isso é uma adição extremamente saudável para muitas refeições, especialmente considerando seus muitos nutrientes.

Tente usar a canela no café, chá, iogurte, frutas, ou em aveia em vez de adicionar açúcar e calorias. Isso pode ajudá-lo a reduzir o açúcar causador de inflamação, calorias extras e combater o ganho de peso, cândida, diabetes e baixos níveis de energia.

Mais informações

A canela é realmente muito rica em propriedades benéficas e uma poderosa aliada para a nossa saúde. O melhor, é que seu sabor e aroma maravilhosos, nos ajudam a utilizá-la de muitas maneiras em nossa alimentação, para que possamos desfrutar de seus valiosos benefícios.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • 0 não curtiram