12 benefícios do cravo da índia para a nossa saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 24-11-15 beneficios do cravo da india, cravo da india, propriedades do cravo da india comentários

O cravo (Syzygium aromaticum) é uma árvore tropical nativa da Indonésia e seus botões (a flor não se abre) secos são chamados cravo da índia, e usados como especiaria em muitas partes do mundo, devido a seu aroma peculiar e sabor intenso. Os benefícios do cravo da índia são muitos, assim como suas propriedades e usos culinários.

A utilização do cravo da índia é muito antiga. Entre 207 aC e 220 dC, ele já era usado para combater o mau hálito. Ao longo dos anos, a medicina tradicional chinesa tem utilizado essa especiaria para tratar a indigestão, diarreia, micose, pé de atleta e outras infecções fúngicas.

Propriedades do cravo da índia

O cravo da índia é anestésico, afrodisíaco, analgésico, antiespasmódico, estimulante, antifúngico, anti-séptico e antibacteriano. Um dos compostos chave para a capacidade medicinal dessa planta é uma substância chamada eugenol, um composto que impede a coagulação do sangue, de modo que também é benéfico para a saúde cardiovascular.

O extrato de eugenol também tem propriedades anestésicas muito eficazes, tanto que é usado como anestesia na odontologia para tratamentos de cáries e canais.

Outra propriedade do cravo é que ele contém flavonoides com benefícios antibióticos e anti-inflamatórios, além de ajudarem a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Em termos nutricionais, os cravos da índia contêm níveis elevados de manganês, magnésio, zinco, potássio, cobre, cálcio, ferro e ácidos graxos ômega-3, além das vitaminas A, C, E e K.

Benefícios do cravo da índia

O cravo da índia pode ajudar a aliviar uma variedade de doenças, tanto internas como externas. Ele pode ser usado inteiro, moído ou através de seu óleo essencial.

Enxaguante bucal

É um excelente anti-séptico bucal natural que ajuda a cuidar da saúde dental e evitar o mau hálito. Além disso, o consumo regular do chá de cravo da índia evita a formação de placa bacteriana e pode aliviar dores nas gengivas.

Anti-envelhecimento

O consumo frequente do chá desta especiaria retarda o processo de envelhecimento, pois contém propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar muitos sintomas do envelhecimento. Também ativa o metabolismo e mantém a estabilidade nas condições gerais de saúde física.

Repelente de insetos não tóxico

Você sabia que muitas empresas de repelentes de insetos usam o óleo essencial de cravo como um dos ingredientes ativos em produtos de aerossóis? Então, você pode simplesmente usar este óleo em vez de gastar dinheiro em repelente de insetos.

Anti-bacteriano e anti-fúngico

O cravo elimina efetivamente muitas formas de infecções bacterianas. Também é eficaz na redução de infecções fúngicas, tais como o pé de atleta.

Trata doenças respiratórias

O cravo limpa as vias respiratórias, atua como um expectorante para tratar muitas condições das vias aéreas superiores, incluindo resfriados, bronquite, sinusite, tosse e asma.

Energizante

Quando utilizado com a finalidade de aromaterapia, o óleo de cravo ajuda a estimular o cérebro. Seu aroma vai fazer você ter mais atenção, podendo até se sentir mais enérgico do que o habitual.

Ejaculação precoce

Algumas pesquisas têm mostrado que o cravo pode ser útil para tratar este problema comum para muitos homens.

Aliviar dores de cabeça

O óleo de cravo é útil para reduzir a dor e o desconforto associado com dores de cabeça. Aplique um pano embebido em óleo de cravo na testa para ajudar a abrir os vasos sanguíneos e se livrar da dor de cabeça.

Combater a dor de dente

Quando se trata de dor de dente, um tratamento natural e eficaz é o cravo da índia ou o óleo de cravo. Os seus componentes anti-inflamatórios e analgésicos ajudam reduzir o inchaço em torno do dente infectado e aliviar a dor. Além disso, suas propriedades anti-sépticas ajudam a combater a infecção na área afetada e evitam a sua propagação.

Basta aplicar um pouco de óleo de cravo em uma bola de algodão e colocá-la sobre o dente dolorido e ao redor gengiva.

Melhora a digestão

Graças às suas propriedades carminativas (para evitar a formação de gases e aliviar a flatulência), o cravo desempenha um papel fundamental no processo de digestão. Ele ajuda a melhorar a digestão através da promoção da produção de enzimas no trato digestivo.

Também ajuda a relaxar o revestimento do trato gastrointestinal, que por sua vez, alivia vômitos, diarreia, gases intestinais e dor de estômago.

Alivia a dor nas articulações

Por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o óleo de cravo pode reduzir a inflamação e aliviar a dor nas articulações, dores musculares e dores de artrite. Além disso, por se rico em cálcio, ômega-3 e ferro, o óleo de cravo também melhora a resistência dos ossos e articulações.

Trata a acne

O cravo da índia também pode ser usado ​​para tratar a acne e outras doenças de pele relacionadas, como cravos, cicatrizes e pele escamosa. Também é muito eficaz na prevenção de manchas ou marcas que geralmente aparecem após a acne.

Além disso, devido as propriedades antimicrobianas, ajuda a matar bactérias e reduzir a possibilidade da propagação de acne em áreas que não estão afetadas. Para o tratamento da acne aplique o óleo de cravo sobre a área afetada com um cotonete duas vezes por dia até chegar ao resultado desejado.

Combater o estresse

Graças ao seu aroma forte e relaxante, o cravo pode ajudá-lo a reduzir o estresse. O estresse muitas vezes faz com que os músculos do corpo tornam-se tensos. O eugenol, um componente presente no cravo, é um excelente relaxante muscular bastante conhecido.

Adicione algumas gotas de óleo de cravo em seu banho para ajudar a relaxar e desfrutar de um bom banho relaxante. Você também pode tomar uma xícara de chá de cravo para aliviar o estresse.

Advertências e contra-indicações

– Crianças: Em crianças, o óleo de cravo não é indicado. Ele pode causar efeitos colaterais graves, como convulsões, danos ao fígado e os desequilíbrios de fluidos.

– Gravidez e lactação: O cravo pode ser seguro quando consumido em quantidades pequenas nos alimentos. No entanto, as mulheres grávidas ou amamentando não devem usar o cravo em doses medicinais.

– Distúrbios de sangramento: O óleo de cravo contém eugenol que deixa a coagulação do sangue lenta. Existe a preocupação de que tomar óleo de cravo pode causar hemorragia em pessoas com distúrbios hemorrágicos.

– Cirurgia: O cravo parece capaz de retardar a coagulação do sangue. Portanto, existe a preocupação de que ele possa causar hemorragia durante ou após a cirurgia. Pare de usar cravo, pelo menos, duas semanas antes de uma cirurgia programada.

Também é contra-indicado para pessoas com gastrite, úlcera péptica, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, doença hepática, alergia respiratória, Parkinson, epilepsia ou outras doenças neurológicas.

Mais informações

Sem dúvida, o cravo da índia é uma especiaria muito versátil que dá mais sabor e aroma a nossas vidas. Com todos os benefícios para a saúde que podem ser derivados a partir desta erva, é uma ótima ideia ter essa especiaria sempre à mão.

  • os beneficios do cravo da india para saude
  • efeito do cravo na ejaculação precossi
  • cravo da india mancha a pele
  • cravo da india e anestesico
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: