12 benefícios do azeite de oliva para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 08-05-15 Alimentos saudáveis, azeite de oliva, Dicas Saúde comentários

Existem alimentos e ingredientes que são muito benéficos para a saúde. Hoje, vamos falar sobre um ingrediente que também é muito importante: o azeite de oliva, sem dúvida, uma das chaves para a famosa e saudável dieta mediterrânea.

Nos últimos anos, vários estudos têm demonstrado as qualidades nutricionais do azeite de oliva e confirmou que o seu consumo tem um efeito positivo na prevenção da aterosclerose e contra as doenças cardiovasculares. Mas esta é apenas uma das muitas virtudes do chamado “ouro líquido”.

O azeite de oliva pode ser usado em qualquer prato, seja quente ou frio, como saladas, guisados, peixe, carne… Você tem muitas opções, por isso não se esqueça de incluir este ingrediente fantástico em sua dieta. Em seguida, conheça todos os benefícios do azeite de oliva que irão ajudá-lo a melhorar sua saúde.

Benefícios do azeite de oliva

Prevenir doenças

Um estudo recente constatou que ele pode reduzir até 66% o risco de problemas circulatórios nas extremidades. Também é reduzido em até 30% suas chances de desenvolver uma doença cardiovascular, infartos, diabetes ou acidente vascular cerebral.

Colesterol

Regula os níveis de colesterol, graças aos ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), e triglicérides. Além disso, possui fitoesteróis que aumentam o nível do HDL, o chamado “colesterol bom”, que é ótimo para a saúde.

Hidratante

Se for aplicado sobre a pele, você poderá sentir todo seu efeito hidratante, além disso, graças a seus antioxidantes, pode retardar o envelhecimento da pele.

Osteoporose

Esta doença afeta os ossos, e o azeite de oliva consegue evitar a perda da densidade óssea, fazendo diminuir a probabilidade de osteoporose. Portanto, é muito importante que ele esteja presente na dieta de crianças durante o crescimento, e também na vida adulta para limitar a perda de cálcio que ocorre durante o envelhecimento.

Hipertensão

Você pode controlar a hipertensão arterial através dos polifenóis e ácido oleico contidos no azeite, por isso, é muito saudável incluí-lo em sua dieta diária.

Melhora a digestão

O azeite de oliva promove a função digestiva e reduz a secreção de ácido gástrico, o que ajuda na proteção contra doenças gastrointestinais.

Combate a prisão de ventre

Ajuda a combater a prisão de ventre, pois tem um suave efeito laxante, e melhora a absorção intestinal de nutrientes.

Previne e controla o diabetes

Uma alta ingestão de gordura saturada leva ao excesso de peso e obesidade, fatores de risco importantes para o surgimento e agravamento da diabetes mellitus tipo II, deste modo as recomendações nutricionais para pessoas com esta doença, embora individualizadas de acordo com as características do paciente, geralmente incluem a dieta mediterrânea e o consumo de ácidos graxos monoinsaturados, especialmente o ácido oleico, presente no azeite.

Aumenta a longevidade

Suas propriedades reduzem as mortes por doenças cardiovasculares e câncer. Os resultados de vários estudos científicos têm demonstrado uma menor incidência de vários tipos de câncer nos países mediterrânicos (os principais consumidores de azeite) em comparação com outros países. É o que acontece, por exemplo, no câncer da mama, associado com o consumo de gordura saturada de origem animal.

Poderoso antioxidante

Verificou-se que o consumo de azeite evita a morte celular, devido aos seus componentes como antioxidantes como os fenóis, que atenuam o envelhecimento, melhoram as funções cognitivas e previnem doenças tais como Alzheimer.

Ajudar a perder peso

O azeite extra virgem pode ser útil para as pessoas que querem perder peso. Isso é porque ele proporciona saciedade e contêm gorduras saudáveis ​​que possam estimular a perda de peso.

Combate o câncer

Um estudo recente descobriu que pessoas que usam azeite de oliva em sua dieta, muitas vezes têm menos incidência de câncer. Este efeito importante poderia estar relacionado com o seu elevado teor de ácido oleico, o qual é o ácido graxo predominante neste alimento. Além disso, o azeite contém antioxidantes, flavonoides, polifenóis e esqualeno, que também seriam fundamentais neste benefício.

Mais informações

O azeite de oliva é uma das mais antigas gorduras vegetais e é a principal fonte de lipídios na dieta mediterrânea, uma das mais benéficas para a saúde.

Existem também diferentes tipos de azeite, dependendo do modo de processo de extração ou fabricação, o que o torna mais ou menos rico em componentes benéficos para a saúde. Para serem trazer suficientemente benefícios, a dose recomendada é de 40 g por dia, ou seja, de 2 a 3 colheres de sopa.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: