12 benefícios do açaí para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 29-03-15 açaí, alimentação saudavel, frutas comentários

Há muitos frutos saudáveis ​​que são um ótimo complemento para sua dieta. O açaí (Euterpe oleracea) é uma das mais saudáveis ​​que você pode encontrar. Esta fruta é rica em antioxidantes, estimula o sistema imunológico, fornece energia e possui muito outros benefícios à saúde. Estudos têm mostrado que este fruto pode ajudar a evitar danos relacionados à oxidação, além de combater muitas doenças.

O açaí fornece as vitaminas A, B1, B2, B3, C e E, bem como sais minerais como potássio, magnésio, cobre, cálcio e zinco.

Benefícios do açaí

1 – Saúde cardiovascular

Semelhante ao vinho tinto, estudos mostram que o açaí contém quantidades elevadas de antocianinas, uma forma vegetal de antioxidante relacionada com a capacidade de reduzir os níveis de colesterol no sangue. Também são ricos em esteróis vegetais que fornecem os benefícios cardio-protetores para nossas células. Com isso, pode prevenir coágulos, melhorando a circulação geral e o relaxamento dos vasos sanguíneos.

2 – Combate organismos nocivos

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro têm mostrado que o consumo de extrato de açaí pode combater organismos nocivos para a nossa saúde.

3 – Ajuda na perda de peso

Conhecido por nutricionistas como um super alimento, o açaí pode ajudá-lo não só a perder peso, mas também para mantê-lo. Um interessante estudo do Institutos Nacionales del Envejecimiento, descobriu que a polpa do açaí tem a capacidade de reduzir os efeitos negativos de uma dieta rica em gordura.

4 – Promove a saúde da pele

Hoje, muitos produtos de beleza modernos têm óleo de açaí em seus ingredientes, novamente por seu alto teor antioxidantes.

5 – Ajuda a aliviar problemas digestivos

O açai ajuda a manter o nosso sistema digestivo limpo e em ótimo funcionamento. Este fruto tem uma poderosa capacidade de desintoxicação no corpo e são conhecidos como uma fonte de fibra dietética.

6 – Propriedades anti-alérgicas

Este fruto contêm propriedades anti-inflamatórias que podem evitar as respostas inflamatórias típicas de reações alérgicas.

7 – Melhora a saúde celular

Em geral, as antocianinas do açaí protegem o nosso sistema de proteção celular, ajudando a manter as células fortes antes da invasão dos radicais livres.

8 – Prevenir o câncer

O açaí contém uma grande quantidade de vitamina C e ácido elágico, uma combinação que melhora o sistema imunológico e diminui o desenvolvimento de câncer. Um estudo publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry descobriu que os compostos polifenólicos extraídos do açaí podem reduzir a proliferação de células cancerígenas em até 86%.

Acredita-se que os fitoquímicos deste fruto podem também retardar o processo de carcinogênese, a nível molecular, matando as células tumorais antes de se multiplicarem. O açaí é particularmente indicado para prevenir o câncer de próstata.

9 – Efeitos anti-envelhecimento

O açaí tem a capacidade de prevenir e reverter os processos típicos do envelhecimento relacionados com o dano oxidativo e a inflamação celular, graças ao seu conteúdo de antioxidantes.

10 – Aumento da energia

Tomar o extrato de açaí produz um nível mais alto de energia, resistência e combate a fadiga, por isso, é ideal para quando você precisar de um impulso de energia.

11 – Aumenta o desejo sexual

Este fruto também tem sido associado ao aumento da circulação no corpo humano, um fenômeno que contribui para melhorar o desejo sexual, especialmente nos homens.

12 – Melhora as funções mentais

Estudos preliminares mostram que o açaí pode evitar transtornos mentais em mulheres na menopausa.

Este Post te ajudou?
  
  • açai da dor de barriga
  • açai é bom para dor de barriga
  • açai dor de barriga
  • açaí é bom pra quem tá com dor de barriga
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: