12 alimentos que melhoram a função dos rins naturalmente

Rudney Dicas Saúde 04-10-16 dor nos rins, problemas nos rins, rim, rins comentários

Os rins são órgãos vitais na desintoxicação e limpeza do nosso corpo. Através da urina, são responsáveis pela eliminação de toxinas e os diferentes resíduos que nosso organismo não necessita. Por isso, cuidar bem deles, é uma ótima maneira de manter nosso corpo sempre saudável.

Nossa dieta desempenha um papel muito importante na função renal. Comer alimentos que contribuem para o correto funcionamento dos rins pode ajudar a reduzir o risco de doenças renais. Mas você deve saber que outros fatores, como a genética, obesidade, sistema imunológico e infecções do trato urinário também afetam os rins.

Melhorar a função renal ajuda a controlar a pressão arterial, regular os ácidos no corpo, reduzir a retenção de líquidos, melhorar a excreção de resíduos, prevenir pedras nos rins, combater infecções e muito mais.

Alimentos benéficos para os rins

Os problemas que podem afetar nossos rins, tais como os cálculos renais ou insuficiência renal, são geralmente, assintomáticos, por isso, muitas vezes, só damos conta que estamos sofrendo de alguma doença renal quando ela já está em um estágio avançado, o que pode colocar nossa vida em risco. Aqui estão 10 alimentos que vão melhorar a sua função renal naturalmente:

1 – Alho

Uma pesquisa mostrou que o alho pode prevenir a lesão de reperfusão renal que é conhecida por causar a morte devido à insuficiência renal aguda. Além disso, o alho é cheio de benefícios à saúde.

2 – Maçã

De acordo com uma pesquisa, as maçãs contêm fitoquímicos que impedem o estresse oxidativo e disfunção renal. Mesmo as pessoas com doença renal podem se beneficiar consumindo essa fruta.

3 – Melancia

A melancia vai melhorar sua saúde renal, pois contém muita água, e tem propriedades diuréticas para limpar os rins e prevenir infecções.

4 – Gengibre

O gengibre tem fortes propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes que aumentam a função renal. Eles ajudam na reparação de tecidos renais e previnem a inflamação ao redor dos rins. Adicionar gengibre para suas refeições e chás pode até mesmo prevenir pedras nos rins.

5 – Pimenta

As pimentas vermelhas são ricas em nutrientes que irão aumentar a função renal. Adicionando-as nas refeições pode ajudar perder peso, combater doenças cardíacas e até mesmo prevenir o câncer.

6 – Cerejas

Este fruto é rico em citrato, um composto que reduz o ácido úrico no sangue. Os níveis elevados de ácido úrico podem levar a gota e artrite. Comer cerejas todos os dias vai certamente melhorar a função renal.

7 – Limão

Beber água de limão pode evitar a dolorosa experiência que é sofrer uma pedra nos rins. Os limões evitam a formação de pedras de no rim, pois ajudam a dissolver todos os minerais no rim, devido à sua natureza ácida.

8 – Mirtilos

Os mirtilos têm um baixo teor de açúcar e são ricos em antioxidantes e flavonoides. Além disso, este fruto tem certas propriedades adstringentes e anti-bacterianas que o tornam o alimento muito adequado para a prevenção de cistite ou infecções urinárias.

9 – Azeite

O azeite é essencial na dieta mediterrânica. Um estudo descobriu que as pessoas com doença renal crônica experimentaram menos sintomas quando usaram a dieta mediterrânea. Supõe-se que os componentes do azeite melhoram a função renal.

10 – Aipo

O aipo contém muita água e propriedades diuréticas. Ele vai aumentar a produção de urina e aumentar a limpeza de diferentes órgãos, incluindo os rins.

11 – Cebola

Este vegetal é composto por 91% de água e contém uma variedade de minerais e oligoelementos, tais como cálcio, magnésio ou ferro, e quantidades consideráveis de vitaminas. Em adição, é rico em flavonoides e antioxidantes benéficos para certos órgãos como os rins e o coração. Suas propriedades também ajudam a regular o metabolismo e eliminar as toxinas que o corpo não precisa.

12 – Aspargos

São ideais para estimular os rins, porque aumentam a produção de urina, o que favorece a eliminação natural de resíduos.

Alimentos ruins para os rins

Numa dieta saudável para cuidar dos rins, você também deve considerar os alimentos que são pouco recomendados, tais como:

– Alimentos ricos em purinas: carnes vermelhas e embutidos, peixes como a sardinha e a anchova, bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja.
– Alimentos ricos em proteína: o consumo excessivo de carne, peixe e ovos sobrecarregam os rins, aumentando o risco de pedras nos rins.
– Ingestão excessiva de sal: enquanto o sal é essencial para o nosso corpo, consumi-lo em grandes quantidades (o que tende a ser muito comum) faz com que nossos rins tenham que reter mais água para elimina-lo, de modo que causa o aumento da pressão arterial e, a longo prazo, surjam possíveis danos aos rins.
– Bebidas gaseificadas: também conhecidas como refrigerantes, podem influenciar a ocorrência de pedras nos rins, especialmente quando são muito consumidas.
– Lácteos: o consumo excessivo de leite e produtos lácteos pode aumentar a excreção de cálcio pela urina. Isto pode promover o desenvolvimento de pedras nos rins, mas somente em casos onde já há uma predisposição para esse problema.
– Cafeína: uma excessiva ingestão de cafeína aumenta o risco de formação de pedras nos rins.

Considerações

Deve-se notar que estes alimentos são para pessoas saudáveis, que querem cuidar da saúde de seus rins. As recomendações nutricionais para pacientes com problemas renais são diferentes dependendo do estágio da doença, e somente seu médico pode indicar que alimentos você deve ou não consumir.

Mais informações

É essencial seguir uma dieta equilibrada, baseada principalmente no consumo de alimentos saudáveis para o nosso corpo, tais como frutas e vegetais frescos. Isso não vale somente para cuidar dos nossos rins, mas também para ajudar o nosso corpo a obter os nutrientes essenciais necessários para o seu funcionamento adequado.

Outra dica fundamental para a manutenção da saúde dos rins, é tomar bastante água diariamente. A recomendação fica entre 1,8 a 2 litros ao dia.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: