11 sinais que podem indicar sintomas precoces da demência

11 sinais que podem indicar sintomas precoces da demência

À medida que envelhecemos, nós enfrentamos vários problemas, especialmente na área da saúde. Uma das condições mais terríveis a que as pessoas idosas enfrentam é a demência, embora não seja algo que afete somente os idosos.

Nestes casos, os primeiros sintomas desta doença terrível podem ser difíceis de detectar, por isso é vital estar informado sobre o assunto e, se você suspeitar que pode estar passando por um ou mais destes sintomas, é melhor consultar um médico especialista o mais rapidamente possível.

O que é a demência?

Demência é uma perda da função cerebral que ocorre por causa de certas doenças. Ele afeta a memória, o pensamento, a linguagem, o juízo e o comportamento.

Embora seja rara de aparecer antes dos 60 anos, o fato é que a demência pode aparecer mais cedo. O risco da doença aumenta à medida que ficamos mais velhos e, na maioria dos casos, é irreversível (degenerativa).

Alguns dos tipos mais comuns de demência são a doença de Alzheimer e demência vascular (causados por acidentes cerebrovasculares) e demência de Corpos de Lewy. Vamos conhecer os primeiros sintomas da demência que os pacientes começam a experimentar em suas vidas diárias:

Sintomas de demência

1 – Perda de memória de curto prazo

Esse é um dos principais sintomas dessa doença e é percebido logo em seu estágio inicial. Por exemplo, a pessoa fica com dificuldade para lembrar onde colocou alguma coisa ou até mesmo de conversas recentes.

2 – Dificuldade em encontrar as palavras certas

Aqui poderíamos incluir a dificuldade de encontrar o nome de objetos comuns e palavras conhecidas e usadas constantemente. Isso pode ser frustrante quando o paciente está em uma conversa ou quando tenta explicar algo a alguém.

3 – Alterações de humor

Mudança de humor repentina também pode ser um sintoma de demência, mesmo que não seja produzida nenhuma razão aparente ou uma menção mínima de algo que nos desagrada.

4 – Atitudes depressivas

A depressão também pode ser um sintoma de demência, e com ele vem letargia, cansaço e falta de motivação ou perda de interesse em coisas anteriormente apreciadas.

5 – Dificuldade de concentração

Realizar tarefas mentais que antes pareciam simples, discutir e organizar nossos próprios pensamentos podem ser ações incrivelmente difíceis com o aparecimento de demência precoce.

6 – Dificuldade em realizar tarefas de rotina

Para alguém que está começando a sofrer de demência, as tarefas comuns da vida diária que requerem pouco cuidado podem tornar-se obstáculos intransponíveis, algo tão simples como tirar o lixo pode ser confuso.

7 – Problemas na percepção do tempo

Você pode também experimentar uma perda de percepção do tempo. Isto, por exemplo, pode fazer-nos chegar atrasados para um compromisso ou fazer com que misturemos eventos díspares.

8 – Não reconhecer um local familiar

Ficar desorientado em lugares que até agora eram familiares ou, de repente, perceber que não tem a menor ideia de onde está.

9 – Dificuldade em escolher palavras para escrever

Da mesma forma que podemos sentir dificuldade em escolher palavras em uma conversa, isso também pode acontecer conosco quando temos que escrever uma carta.

10 – Repetição

Por causa da constante luta para se concentrar e lembrar as conversas, as pessoas com demência tendem a repetir as mesmas coisas com frequência.

11 – O medo da mudança

Uma das piores coisas sobre a demência é que os pacientes começam a notar a sua própria deterioração mental. O medo de coisas novas é frequentemente causado por falta de memória. Perceber que você não entende alguma coisa que antes sabia é um dos aspectos mais assustadores da demência.

Mais informações

As pessoas que lutam todos os dias contra a demência, muitas vezes se sentem perdidas e sozinhas. Por isso, é muito importante espalhar a consciência dos seus sintomas, para que a família e o paciente procurem um especialista tão logo quanto possível e, assim, a doença possa ser controlada e o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • -3 não curtiram