11 alimentos que reduzem as rugas e vão te deixar mais jovem

11 alimentos que reduzem as rugas e vão te deixar mais jovem

O envelhecimento é uma parte natural da vida e inevitável. No entanto, alguns alimentos podem nos ajudar a lidar com os anos de uma forma muito melhor, tanto por dentro como por fora, evitando o aparecimento de rugas na pele.

Da mesma forma, existem também maus hábitos que aceleram o processo de envelhecimento, como o consumo de cigarro, drogas e álcool, bem como a exposição solar contínua e o estresse, por isso é importante evitá-los.

Manter uma dieta saudável e equilibrada, incluindo os alimentos que vamos conhecer a seguir, praticar algum exercício físico regular e evitar maus hábitos, podem nos ajudar a desfrutar de uma velhice mais saudável e com uma melhor aparência.

Alimentos para parecer mais jovem

Azeite de oliva extra virgem

As gorduras do azeite de oliva extra virgem são muito saudáveis e necessárias para o nosso corpo. Segundo estudos, elas podem prevenir muitas doenças comuns associadas com o envelhecimento, além disso, reduz a pressão arterial e o risco de desenvolver doenças cardíacas, combate a síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e pode ser uma aliada na luta contra o câncer.

Da mesma forma, o azeite pode ajudar-nos a parecer mais jovens, no sentido de que ele tem grandes anti-inflamatórios, que podem proteger sua pele dos danos do sol. Em adição, quase 73% do azeite de oliva tem gorduras monoinsaturadas associadas com o aumento da elasticidade e firmeza da pele.

Chá verde

O chá verde é rico em antioxidantes que protegem contra os radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que são formadas durante o metabolismo em resposta ao estresse. Os antioxidantes mudam a estrutura dessas moléculas para que elas não sejam capazes de causar danos ao organismo.

O chá verde é particularmente rico em antioxidantes chamados polifenóis, que podem combater a diabetes, resistência a insulina, inflamação e doenças cardíacas. Além disso, estes polifenóis também ajudam a proteger os níveis de colágeno, a principal proteína da pele. Isto pode reduzir ou até mesmo reverter alguns sinais de envelhecimento.

Em um estudo, um grupo de mulheres com a pele danificada pelo sol, foram tratadas com creme de chá verde. Após 8 semanas, todos elas experimentaram melhorias modestas na elasticidade da pele.

Peixes gordos

Os peixes gordos são um dos melhores alimentos anti-envelhecimento. Suas gorduras chamadas ômega-3 são muito benéficas contra doenças cardíacas, inflamação e colite ulcerativa, entre outros problemas que podem nos afetar. Vários estudos sugerem que também podem nos proteger contra danos causados ​​por exposição solar.

Alguns exemplos de peixes gordos são: salmão, arenque, cavala e anchova. O salmão ganha ainda mais destaque neste campo, uma vez que tem um pigmento laranja chamado astaxantina, que é um antioxidante muito poderoso.

Num estudo, pessoas com pele danificada pela exposição ao sol receberam uma combinação de astaxantina e de colágeno durante 12 semanas e experimentaram melhorias significativas na elasticidade e hidratação da pele.

Chocolate preto

Os antioxidantes do chocolate são muito poderosos. De acordo com pesquisas, ele pode baixar a pressão arterial, aumentar a sensibilidade insulina, melhorar a função arterial e a elasticidade.

O chocolate contém antioxidantes chamados flavonoides, que protegem a nossa pele dos danos causados pelo sol. No entanto, a quantidade de flavonoides varia significativamente entre os diferentes tipos de chocolate.

Um estudo mostrou que altos níveis de flavonoides podem dobrar a quantidade de tempo em que as pessoas podem permanecer no sol antes de ficar vermelho. Isso, no entanto, não ocorre em pessoas que comeram o chocolate com menos flavonoides.

Em outros estudos comparando chocolates de baixa e alta concentração de flavonoides e o seu papel na pele. Pessoas com um consumo mais alto de flavonoides possuíam um melhor fluxo sanguíneo na pele, assim como maiores níveis de hidratação e suavidade na pele.

Quanto maior o teor de cacau, mais elevado o teor de flavonoides. Então, procure consumir um chocolate preto com pelo menos 70% de cacau.

Vegetais

Os vegetais são incrivelmente ricos em nutrientes e muitos baixos em calorias. Eles contêm antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de doenças do coração e câncer.

Muitos vegetais são também ricos em carotenoides, tais como beta-caroteno. Estes podem proteger contra as radiações solares e radicais livres, que podem levar ao envelhecimento da pele. Alguns dos vegetais ricos em beta-caroteno são cenoura, abóbora e batata-doce.

Outros produtos hortícolas, por exemplo, são muito ricos em vitamina C, que é muito importante para a produção de colágeno e para os seus fortes efeitos antioxidantes.

Em um estudo no qual um grupo de pessoas tomaram 180 ml ​​de vitamina C por dia durante 4 semanas, a atividade antioxidante da pele foi aumentada em 37%. Vegetais com um maior teor de vitamina C incluem os com folhas verdes, pimenta, tomate e brócolis.

Em outro estudo, os investigadores mediram a elasticidade e outras qualidades da pele de mais de 700 mulheres japonesas. O que eles descobriram é que aquelas que comiam mais vegetais verdes e amarelos tiveram menos rugas.

Linhaça

As sementes de linho fornecem muitos benefícios para a saúde. Elas contêm lignanas, que ajudam a reduzir o colesterol, reduzem o açúcar no sangue e os níveis de insulina, diminuem o risco de câncer de mama e de próstata.

Também são uma fonte rica de ácidos graxos ômega-3, que protegem a pele contra a radiação solar. Um estudo que envolveu um grupo de mulheres submetidas ao consumo de óleo de semente de linhaça durante 12 semanas, mostrou que isso aumentou a hidratação e suavidade da pele das participantes.

Romã

A romã é uma das frutas mais saudáveis. Seu alto teor de antioxidantes são ainda maiores do que os do chá verde. Essa fruta reduz a inflamação, ajuda a evitar níveis de açúcar no sangue e pode melhorar os resultados dos pacientes com câncer de cólon. Eles também ajudam a proteger a pele contra os danos do sol.

Além disso, pesquisadores sugerem que as diferentes partes do romã podem trabalhar em conjunto para reparar a pele danificada e aumentar sua produção de colágeno.

Abacate

Incrivelmente ricos em gorduras saudáveis que fazem bem ao coração, fibras e várias vitaminas e minerais, eles contêm também um grande número de compostos únicos chamados álcoois graxos poli-hidroxilados. Eles combatem a inflamação, protegem a pele do sol e ajudam a reparar seus danos. Seu alto teor de gordura monoinsaturada e antioxidantes como a luteína e a zeaxantina protegem nosso DNA.

Tomate

Os tomates têm muitos benefícios para a saúde, alguns dos quais poderiam ser atribuídos ao seu alto teor de licopeno, um tipo de carotenoide que reduz o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e câncer de próstata. Em adição, eles também protegem a nossa pele contra os raios nocivos do sol.

Em um estudo no qual um grupo de mulheres consumiram uma mistura de alimentos ricos em licopeno e outros antioxidantes, estas experimentaram uma diminuição mensurável na profundidade das rugas depois de 15 semanas.

Cozinhar os tomates com gorduras saudáveis, tais como azeite, aumenta significativamente a absorção do licopeno no organismo.

Especiarias

Especiarias fazem mais do que adicionar sabor aos nossos pratos. Elas também contêm vários compostos que podem ter efeitos benéficos à saúde.

Curiosamente, uma pesquisa descobriu que algumas especiarias podem até mesmo ajudar a nossa pele a parecer mais jovem. Por exemplo, a canela aumenta a produção de colágeno, que por sua vez aumenta a elasticidade da pele. A capsaicina contida na pimenta pode limitar alterações relacionadas com a idade que se produzem nas células da pele. Há também o gengibre, que contém gingerol. Este composto tem anti-inflamatório pode ajudar a prevenir manchas na pele causadas pela idade ou exposição ao sol.

Caldo de ossos

O caldo de osso tornou-se extremamente popular nos últimos anos. É feito por cozimento de ossos de carne, aves domésticas ou peixe, por um período de tempo prolongado. Este cozimento libera uma grande quantidade de minerais e outros compostos incrivelmente benéficos para a nossa saúde e para a nossa pele.

Embora não haja nenhuma investigação sobre o caldo de ossos em si, existem evidências que sugerem que o colágeno em grande quantidade nesse alimento ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento. Quando cozido, o colágeno torna-se um tipo de gelatina rica em aminoácidos, que será absorvido pelo nosso corpo para produzir um novo colágeno para a pele.

Vários estudos têm mostrado que o consumo de colágeno pode melhorar a elasticidade, a hidratação e a firmeza da pele, bem como ajudar na redução de rugas.

Mais informações

Além da alimentação, a hidratação também é muito importante para cuidar da pele, pois evita seu ressecamento e o aparecimento de rugas, por isso, recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia. Você também pode fazer uso de receitas caseiras para cuidar da pele, uma opção são as máscaras caseiras para evitar rugas.

Este artigo te ajudou?
  • +8 curtiram
  • -1 não curtiram