10 usos e benefícios do óleo essencial de hortelã pimenta

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 19-09-16 óleo de hortelã comentários

A hortelã (Mentha piperita) tem um agradável odor aromático e é útil para problemas de estômago, como gases, vômitos, entre outros problemas e, seu óleo essencial, também tem muitas propriedades benéficas à saúde. O óleo essencial de hortelã pimenta, é um dos mais importantes óleos terapeuticamente existentes e é largamente utilizado em outras áreas como na culinária, em pasta de dentes, perfumes, etc.

Ao contrário de muitas outras ervas e óleos essenciais, o óleo de hortelã pimenta, tem inúmeros benefícios para a saúde que foram estudados e testados com base científica. O óleo de hortelã pimenta contém numerosos minerais e nutrientes, tais como o manganês, ferro, magnésio, cálcio, ácido fólico, potássio e cobre. Ele também contém ácidos graxos omega 3, vitamina A e vitamina C.

Propriedades do óleo essencial de hortelã pimenta

– analgésico
– estimulante
– tônico
– antiespasmódico
– carminativo
– antisséptico
– expectorante
anti-inflamatório
– descongestionante
– febrífugo
– hepático
– vasoconstritor
– anti-helmíntico

Benefícios e usos do óleo essencial de hortelã pimenta

1 – Tratar alergias

O óleo essencial de hortelã pimenta tem a capacidade de acalmar o corpo de algum tipo de alergia, misturado com óleo essencial de lavanda e limão é uma maneira poderosa para se proteger de alergias sazonais. Estes três óleos essenciais têm um efeito calmante e podem aliviar a inflamação que resulta da resposta alérgica do organismo.

Há outros óleos essenciais também podem ajudar a aliviar sintomas de alergias, incluindo o óleo de orégano, canela, pimenta preta, árvore do chá, cominho, tomilho e óleo essencial de manjericão.

2 – Combater artrite

O óleo essencial de hortelã pimenta tem fortes propriedades anti-inflamatórias, devido à presença de mentol, que o torna perfeito para o tratamento da dor e inflamação. Para utiliza-lo você deve diluir um pouco do óleo essencial de hortelã pimenta com outro óleo (coco, amêndoa, jojoba) e esfregar nas áreas afetadas para aliviar a dor causada pela artrite.

3 – Desintoxicante

Este óleo funciona muito bem na limpeza do sistema linfático e previne o ganho de peso. Ele também favorece a vesícula biliar e acalma o sistema digestivo. Basta adicionar 1-2 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta em um copo de água e beber duas vezes por dia para remover as toxinas do corpo.

4 – Baixar a febre

Graças ao seu efeito calmante, pode ser aplicado nas solas dos pés para fornecer refrigeração e baixar a febre. No entanto, não deve-se usar esse método em crianças com menos de 6 anos de idade, pois o óleo é muito concentrado para elas.

5 – Combater dor de cabeça

Quando você está sofrendo de uma dor de cabeça, fazer massagens com uma gota de óleo essencial de hortelã pimenta nas têmporas e na testa irá ajudar a obter alívio rapidamente. O óleo essencial de lavanda também é bom para dores de cabeça e enxaquecas.

6 – Cuidar da pele

Misture 3 ml de óleo essencial de hortelã pimenta diluído com 2 colheres de sopa de pepino triturado e 2 colheres de sopa de argila verde, aplique no rosto e lave com água morna depois de 10-15 minutos. Ele lhe proporciona uma pele mais clara, porque o óleo de hortelã pimenta contém mentol, que cria uma sensação de frescura e também melhora a textura da pele oleosa.

7 – Infecções do trato urinário

Como suas qualidades antibacterianas, o óleo essencial de hortelã pimenta também pode ser usado no tratamento de infecções do trato urinário.

8 – Acalmar o estresse e ansiedade

O óleo essencial de hortelã pimenta pode fornecer alívio do estresse, ansiedade e depressão. Ele também acalma a mente e aumenta a concentração em tarefas cognitivas. Quando se sentir cansado, adicione algumas gotas de óleo essencial de hortelã pimenta na água do banho, isso vai ajudar a eliminar dores no corpo após um dia cansativo.

9 – Cuidar da saúde bucal

Você pode adicionar um algumas gotas de óleo essencial de hortelã pimenta em sua pasta de dentes para manter afastado o mau hálito e bactérias que causam cáries. Isto é devido às suas fortes propriedades antisépticas.

10 – Repelente de mosquitos

O óleo essencial de hortelã pimenta atua como um excelente repelente para mosquitos, aranhas e outros insetos. Misture algumas gotas de leo essencial de hortelã pimenta com outros óleos, como o de hamamélis, capim limão, árvore do chá e óleo essencial de citronela em uma garrafa de vidro. Agite bem e pulverize quando necessário.

Precauções

O óleo essencial de hortelã pimenta é geralmente considerado seguro para o uso geral, porém requer alguns cuidados como qualquer outro óleo essencial. Por ser muito concentrado, ele não deve ser usado diretamente na pele, para isso, deve-se diluí-lo em outro óleo. Devido ao seu alto teor de mentol, o óleo de hortelã pimenta é um irritante comum para pele de bebês ou crianças com menos de 6 anos e seu uso não é recomendado. Também devem evitar o uso em pessoas com pele delicada ou sensível.

Grávidas e mulheres no período de lactação também devem evitar o uso do óleo essencial de hortelã pimenta. Fale com seu médico antes de usar este óleo para algum tratamento de saúde.

Mais informações

O óleo essencial de hortelã pimenta é um ótimo óleo para se ter em casa devido a seus muitos usos e benefícios para a saúde, além disso, pode ser usado como aromatizante de ambientes, para deixar sua casa com um aroma fresco, refrescante e calmante.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: