10 surpreendentes benefícios da semente de linho para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Cereais 18-02-15 Alimentos saudáveis, sementes de linhaça, sementes de linho comentários

Assim como em um guarda roupas não pode faltar um par de jeans, uma despensa não pode faltar sementes. E nos últimos anos, estes pequenos grãos, tornaram-se um alimento básico. As sementes estão em múltiplas variantes e seus benefícios também são incontáveis.

Hoje, nós queremos descobrir os benefícios das sementes de linho, que embora não sejam tão bem conhecidas como sementes de chia, são uma nova tendência no mercado. Sua fama crescente e uso se tornaram popular graças ao conhecimento de seus muitos benefícios. Estes pequenos elementos naturais são muito ricos em fibras e ácidos graxos ômega 3, que os torna um superalimento.

Propriedades da linhaça

– Grande fonte de ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 (75%) e ômega 6 (25%).
– Enzimas digestivas. Estes ajudam a digestão e promovem o trânsito intestinal.
– Vitamina E e vitaminas do complexo B.
– Minerais: iodo, ferro, zinco, magnésio, cálcio, potássio, manganês, silício, cobre, níquel, crómio e fósforo, entre outros.

Benefícios das sementes de linho para nossa saúde

Conheça 10 surpreendentes benefícios que as sementes de linho podem fornecer para nossa saúde.

1 – Controlar o colesterol

As sementes de linho têm um alto teor de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que ajudam a controlar os níveis de colesterol. É importante monitorar o equilíbrio das gorduras no sangue para evitar problemas cardiovasculares.

2 – Promover a digestão e ajudar a perda de peso

Outros ingredientes são enzimas digestivas, que ajudam a regular o trânsito intestinal. A boa digestão é a chave para absorver os nutrientes fornecidos pelos alimentos e para evitar problemas intestinais. Além desses benefícios, uma digestão leve favorece a perda de peso devido à alta quantidade de fibras solúveis que podem ajudá-la a reduzir sua gordura corporal.

3 – Combater a prisão de ventre

As sementes de linhaça tem um nível elevado de fibra. Como resultado, contribui para purificar o nosso corpo, eliminando toxinas acumuladas que não são necessários para o organismo. Seu alto teor de fibras também ajudam a prevenir e reduzir a prisão de ventre.

4 – Prevenir diabetes

Estudos científicos na Universidade de Dakota do Sul (EUA), mostraram que a fibra ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir diabetes. A glicose é a principal fonte de energia do corpo, mas é importante mante-la em níveis adequados.

5 – Cuidar da pele

Estudos na Universidade da Califórnia (EUA), relataram que o óleo de linhaça, pelo seu alto teor de ômega 3 ajuda a reduzir os problemas de pele como psoríase e eczema. Além disso, o óleo de linhaça é um aliado perfeito para hidratar a pele. O ideal é aplicá-lo todas as noites e deixar agir durante o sono. Lembre-se que cada pele é diferente por isso antes de iniciar o tratamento, você deve consultar seu dermatologista.

6 – Cuidar do cabelo

A caspa pode ser um problema, tanto físico e esteticamente. O óleo de semente de linho ajuda a aliviar a caspa e diminui-la gradualmente.

7 – Vitalidade física

O consumo regular de linhaça ajuda a aumentar a vitalidade e energia. Uma boa maneira de dar energia extra para o corpo é incorporar essa semente em nosso café da manhã.

8 – Afrodisíaco natural

Estudos realizados na Alemanha mostraram que o óleo de linhaça é um afrodisíaco natural. Uma massagem com óleo de linhaça pode reanimar o casal e seu cheiro vai envolver e relaxar.

9 – Estresse

Com sementes de linho moídas podemos fazer chás, estes ajudam a reduzir a tensão e o estresse do cotidiano. É aconselhável tomar a infusão algumas horas antes de dormir, pois vamos ficar mais relaxados e podemos começar a manhã com mais força.

10 – Antioxidante

As sementes de linho são ricas em vitamina E. Essa vitamina é um poderoso antioxidante responsável pelo combate dos radicais livres solúveis em lipídios, ou seja, ajuda a proteger os ácidos graxos e evitar formação de moléculas tóxicos no organismo.

Mais informações

Hoje nós descobrimos um novo superalimento, as sementes de linho, também conhecidas como linhaça. Estes pequenos alimentos têm um grande potencial, pois têm um monte de fibra dietética e é a mais rica fonte vegetal de ômega 3.

Estes são apenas alguns de todos os poderes que estas sementes douradas podem nos trazer. Você pode descobrir mais benefícios dessa semente em nossa artigo benefícios da linhaça.

Este Post te ajudou?
  
  • semente de linho
  • para qie serve o linho
  • o que e semete de linho
  • linho semente
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: