10 suplementos para melhorar a saúde mental e inteligência

Rudney Dicas Saúde 15-06-16 remedios para memoria, vitamina para memoria, vitaminas para o cerebro comentários

Há milhares de suplementos comercializados como “suplementos para turbinar o cérebro“. Pesquisas têm demonstrado que, o uso de suplementos pode ajudar a melhorar a saúde e as funções do cérebro, protegendo contra o declínio mental no futuro. Estes suplementos para o cérebro são uma grande ajuda para a saúde mental em geral, pois contribuem para melhorar a memória, o humor, clareza e foco, além de proteger contra a deterioração mental, depressão, ansiedade e demência.

No entanto, existem também muitos suplementos vendidos na internet que dizem potencializar o cérebro e aumentar a inteligência, porém, segundo estudos, não são capazes de cumprir o que prometem.

Suplementos para o cérebro

Aqui está uma lista de suplementos e vitaminas para o cérebro, por conseguinte, da saúde mental, que tem sido mostrado ser seguros e que abrangem uma vasta variedade de necessidades para o nosso organismo.

1 – DHA (ácido docosahexaenóico)

Há uma boa razão para que o DHA ou ácido docosahexaenóico seja o primeiro suplemento na lista para melhorar a saúde mental, pois é o nutriente mais importante para o cérebro funcionar de maneira ideal.

Este ácido graxo essencial ômega-3 é um alicerce fundamental do córtex cerebral, a parte do cérebro responsável pela memória, linguagem, criatividade, entusiasmo e atenção. Ele também desempenha um papel importante na comunicação das células do cérebro.

Verificou-se que a perda de memória, depressão, variações de humor, demência, doença de Alzheimer, distúrbio de déficit de atenção, entre outros distúrbios psiquiátricos têm melhorado com a suplementação de DHA.

2 – Citicolina

A citicolina é um composto natural encontrado em todas as células do corpo. É um dos melhores estimulantes cerebrais, mas não é tão conhecido como outros nesta lista.

A citicolina aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, ajuda a construir as membranas das células saudáveis ​​do cérebro, aumenta a plasticidade do cérebro e aumenta a energia cerebral disparando as mitocôndrias. A citicolina reduz os efeitos nocivos de radicais livres e a inflamação, duas causas principais do envelhecimento cerebral. A suplementação citicolina pode melhorar significativamente a memória, concentração, foco e atenção.

3 – Curcumina

A curcumina é o mais poderoso ingrediente no tempero do açafrão indiano, é também responsável pela sua coloração e onde se encontra a maioria dos seus benefícios para a saúde. Verificou-se até agora, que a curcumina é anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, antibacteriana, antifúngica e anticâncer. Além disso, a curcumina protege o cérebro em um impressionante número de maneiras.

A sua potente ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir a inflamação do cérebro e quebrar as placas cerebrais associadas com a doença de Alzheimer. A curcumina aumenta os níveis de dopamina e serotonina, substâncias conhecidas por aumentar a sensação de prazer e humor. De fato, a curcumina é tão eficaz para a depressão como alguns dos populares antidepressivos.

Verificou-se que a curcumina ajuda na recuperação de danos causados pela compulsão e perda de memória associada com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), e está atualmente sendo estudada como um tratamento para doença de Parkinson pela Fundação Michael J. Fox.

Um aviso sobre a curcumina é que, geralmente é muito mal absorvida. Até 85% dos suplementos de curcumina normalmente passam através do intestino sem serem absorvidos. No entanto, adicionar a piperina, um composto encontrado na pimenta preta, aumenta significativamente a absorção de curcumina em 2.000%.

4 – Acetilcarnitina

A acetilcarnitina (ALC ou ALCAR), é um aminoácido que atua como um potente antioxidante, protegendo o cérebro dos radicais livres. É bom para a saúde mental, pois melhora a clareza mental, concentração, humor, velocidade de processamento de memória e tem um forte efeito antienvelhecimento no cérebro.

Um estudo descobriu que essa substância é capaz de estabilizar as proteínas que produzem emaranhados neurofibrilares no hipocampo e na região frontotemporal (áreas cerebrais responsáveis pela memória) e que está fortemente relacionada ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. O ALC é um também rápido antidepressivo.

Se for comprar de um suplemento, não confunda a acetilcarnitina com a L-carnitina, que é mais barata. O ALC é a forma mais biodisponível que atravessa facilmente a barreira hematoencefálica, algo que a L-carnitina não pode fazer.

5 – Fosfatidilserina (PS)

A fosfatidilserina é um fosfolípido que é uma parte integrante de cada membrana celular no corpo, mas é encontrada em concentrações particularmente elevadas no cérebro. Ela atua como guardiã, regulando quais os nutrientes entram no cérebro e como resíduos se acumulam no exterior. É bom para estimular a memória, a cognição, a concentração e aprendizagem, é por isso que a fosfatidilserina é um excelente suplemento para a saúde mental. Ela também ajuda com a tratar o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Grandes estudos descobriram que fosfatidilserina pode ser um tratamento eficaz para a doença de Alzheimer e outras formas de demência. Além disso, normaliza os níveis de hormônio do estresse (cortisol), para reduzir os efeitos do estresse.

A fosfatidilserina é um protetor contra o declínio mental, pode melhorar o humor e ajudar com a depressão, especialmente entre os idosos.

6 – Vimpocetina

A vimpocetina é uma versão sintética da vincamina, um composto natural encontrado no caramujo. Médicos na Europa acreditam que é mais eficaz do que Ginkgo biloba, que tem uma reputação como um dos melhores suplementos para o cérebro. Ela melhora a memória, tempo de reação e o bem estar mental e geral.

Entra rapidamente no cérebro para aumentar o fluxo de sangue, reduzir o inchaço do cérebro, proteger contra danos causados ​​por radicais livres e equilibrar os níveis de neurotransmissores.

7 – Alfa GPC

A alfa-glicerilfosforilcolina, comumente chamada de alfa GPC, é uma versão sintética da colina. A colina é um precursor da acetilcolina, o neurotransmissor responsável pela aprendizagem e lembrança. A deficiência de acetilcolina está ligada à doença de Alzheimer, já que os níveis dessas substâncias em pacientes com essa doença frequentemente caem por até 90%.

A Alpha GPC é vendida como um suplemento da memória e em todo o mundo como um medicamento para o tratamento da doença de Alzheimer. O Alpha GPC é uma boa escolha para a saúde mental, para melhorar a memória, a capacidade de raciocínio e atenção, ou para tratar acidente vascular cerebral, demência ou doença de Alzheimer.

8 – Bacopa monnieri

A bacopa monnieri é um tônico cerebral à base de plantas que têm sido usada ​​por milhares de anos para melhorar a memória, aprendizagem e concentração.

A bacopa é um adaptógeno bem conhecido, uma substância que reduz os efeitos negativos do estresse. Funciona em parte pelo equilíbrio dos neurotransmissores dopamina, serotonina e GABA, enquanto reduz os níveis de hormônio do estresse, chamado cortisol.

É também uma excelente escolha se você tiver problemas com memória, aprendizagem e concentração causada por estresse.

9 – Huperzine A

O musgo chinês (Huperzia serrata) é um remédio tradicional chinês usado para melhorar a memória, aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a inflamação. Os cientistas descobriram que o principal componente ativo neste musgo é a Huperzine A. Este alcaloide atua pelo bloqueio da enzima que decompõe o cérebro do neurotransmissor acetilcolina.

A Huperzine A é vendida como um suplemento dietético, principalmente para a saúde mental, para melhorar a memória, a concentração e a capacidade de aprendizagem de jovens e adultos.

10 – Ginkgo Biloba

A Ginkgo biloba é uma substância usada na medicina há mais de 1000 anos e é conhecida por ser um poderoso estimulante para cérebro. Ela aumenta a circulação para o cérebro, equilibra sua química e o protege contra danos dos radicais livres.

A Ginkgo biloba revelou-se benéfica para a saúde mental no tratamento de estresse, ansiedade e depressão. Para aqueles diagnosticados com demência ou Alzheimer, a Ginkgo biloba pode melhorar sua qualidade da memória e da vida cotidiana.

Mais informações

Há muitas razões para tomar um suplementos para o cérebro, seja para melhorar o humor, memória e concentração, bem como para proteger o cérebro contra o envelhecimento ou prevenir o declínio cognitivo. No entanto, antes de começar a tomar suplementos para o cérebro, é importante consultar um médico para determinar se você pode consumir, qual a dosagem e a frequência do consumo.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: