10 super benefícios do brócolis para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Vegetais 02-10-15 Brócolis, brocolis beneficios, brocolis calorias comentários

O brócolis é um membro da família do repolho e está intimamente relacionado com couve-flor e couve de Bruxelas. Um dos principais benefícios para a saúde que esse alimento proporciona, é que ele ajuda a reduzir o risco de câncer. Além disso, estudos científicos têm demonstrado uma ampla gama de propriedades terapêuticas associadas a este vegetal crucífero.

O brócolis é rico em nutrientes. De fato, apenas uma porção de 100 gramas de brócolis irá fornecer mais do que 150% da sua ingestão diária recomendada de vitamina C. Além disso, é também rico em vitamina K, vitaminas B, vitamina A, ferro, magnésio, zinco, cromo, cobre, potássio, fósforo, proteína, fibra e fitonutrientes. Os fitonutrientes são compostos que diminuem o risco de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e certos cânceres.

Benefícios do brócolis para a saúde

1 – Reduz o risco de câncer

A composição química do brócolis e outros vegetais crucíferos é complexa, o que torna difícil determinar exatamente quais compostos realmente fornecem proteção contra o câncer. No entanto, os especialistas concordam que o brócolis contém certas substâncias químicas que podem reduzir o risco de câncer colorretal, câncer de próstata e outros tipos.

Os compostos do brócolis que poderiam ser eficazes contra o câncer incluem os fitoquímicos, sulforafano e indoles. O sulforafano é um composto altamente potente que é derivado da glucorafanina. Acredita-se que este composto combate ao câncer de várias formas:

– Aumenta as enzimas que ajudam o corpo a se livrar de substâncias cancerígenas.
– Mata as células anormais.
– Ajuda o corpo a limitar a oxidação, processo pelo qual se inicia muitas doenças crônicas a nível celular.

Já o indole luta contra o câncer através do bloqueio dos receptores de estrogênio em células de câncer de mama, inibindo assim o crescimento de células cancerosas sensíveis ao estrogênio na mama.

Alguns especialistas dizem que pequenas quantidades de brotos de brócolis podem proteger contra o câncer de forma tão eficaz quanto uma maior quantidade de brócolis maduro. O recomendado é que seja comido cru, pois retém mais nutrientes. O processo de aquecimento parece destruir alguns compostos anti-câncer deste alimento.

Metade de um copo por dia ou duas porções 2 xícaras por semana é o suficiente para obter alguns dos benefícios do brócolis para prevenção do câncer. No entanto, a American Câncer Society recomenda que coma uma variedade de alimentos de origem vegetal, além de brócolis para obter os componentes necessários para reduzir o risco dessa doença.

2 – Contém antioxidantes poderosos

Os antioxidantes presentes no brócolis reduzem o risco de estresse oxidativo no organismo. Estes nutrientes evitam a formação excessiva de moléculas altamente reativas que contêm oxigênio e contribuem para a inflamação crônica e o risco de câncer.

Essas substâncias trabalham de forma mais eficaz quando estão juntas. Por exemplo, a vitamina C pode servir de apoio ao metabolismo do oxigênio por mais tempo se for acompanhada por certos flavonoides, como a quercetina e kaempferol, e o brócolis contém esses dois flavonoides. Ele também contém outros antioxidantes poderosos, tais como luteína, beta-caroteno e vitamina E.

3 – Auxilia na desintoxicação do corpo

O sulforafano presente no brócolis melhora a função do fígado, ajudando na excreção de moléculas estranhas. Por exemplo, se você beber café e comer brócolis, seu fígado remove a cafeína mais rápido.

Esse mesmo efeito ajuda a remover toxinas que provenientes de carnes e outros alimentos. O melhor de tudo é que este aumento na capacidade do fígado para remover os produtos químicos do nosso corpo dura até duas semanas depois de comer vegetais crucíferos, como brócolis e couve de Bruxelas.

4 – Fortalece a saúde dos olhos

O brócolis é rico em riboflavina, também conhecido como vitamina B2. Esta vitamina ajuda os olhos a se ajustarem às mudanças de luz. A deficiência de riboflavina pode resultar em inflamação, visão turva e fadiga ocular. Uma pesquisa em animais sugere que uma quantidade adequada de vitamina B2 ajuda a prevenir a catarata ou retardar o seu progresso.

Esse vegetal contém também dois carotenoides que desempenham um papel importante na saúde dos olhos: a luteina e a zeaxantina. A luteína é encontrada em concentração mais elevada na área externa da retina (retina periférica). Da mesma forma, a zeaxantina se encontra na mácula perto da porção central da retina. Portanto, uma ingestão adequada de luteína e de zeaxantina ajuda a reduzir o risco de problemas relacionados com a mácula do olho, tais como a degeneração macular e catarata.

5 – Previne a osteoartrite

De acordo com uma equipe de pesquisadores da Universidade de East Anglia (Reino Unido), comer brócolis regularmente pode retardar ou mesmo prevenir a osteoartrite. No estudo realizado em camundongos e células, o sulforafano conseguiu bloquear uma enzima destrutiva que prejudica a cartilagem. De acordo com o pesquisador-chefe Ian Clark, os resultados são muito promissores.

6 – Ajuda a retardar o processo de envelhecimento

Evidências científicas sugerem que o sulforafano presente no brócolis é formado através da mastigação deste alimento. Essa substância ajuda a rejuvenescer o sistema imunológico e proteger o corpo de doenças comuns do envelhecimento, tais como artrite, Alzheimer e doenças cardiovasculares. Além disso, este composto também serve para manter a pele saudável e retardar o aparecimento das rugas.

7 – Fortalece a saúde cardiovascular e diminui o colesterol

Uma das recomendações comuns para baixar o colesterol é comer alimentos ricos em fibras, e o brócolis é um deles. Para este efeito, as folhas de brócolis preparadas a vapor são mais eficientes do que este alimento cru. Além disso, o sulforafano ativa uma proteína no corpo que impede a formação de placas nas artérias. O brócolis também tem substâncias que impedem a inflamação crônica dos vasos sanguíneos e células.

8 – Reduz a inflamação

Este alimento contém propriedades anti-inflamatórias. O corpo usa a inflamação como uma defesa para proteger-se de agentes nocivos. Este processo funciona muito bem para o corpo curar feridas e outras lesões. No entanto, quando se torna uma inflamação crônica, o risco de desenvolvimento de certas doenças aumenta.

Para evitar a inflamação crônica, uma dieta rica em frutas e legumes é recomendada. O brócolis é uma excelente escolha, pois contém substâncias chamadas isotiocianatos que ajudam a “desligar” a reação inflamatória.

9 – Fortalece a saúde óssea

Esta é uma boa notícia para as pessoas que não podem tomar leite, pois uma porção de brócolis serve também para fortalecer os ossos. O brócolis é uma boa fonte de cálcio e de vitamina K, um nutriente essencial para a formação de osteocalcina (um tipo de proteína encontrada apenas nos ossos).

10 – Ajuda a controlar a diabetes

Uma das recomendações dietéticas para combater a diabetes é incluir alimentos ricos em fibras e pobres em calorias. Uma porção de meia xícara de brócolis contém 5 gramas de fibra e apenas 50 calorias. Ele também contém algumas substâncias que ajudam a evitar os danos causados ​​pela diabetes aos vasos sanguíneos.

Mais informações

Vela a pena apostar no consumo deste alimento, mesmo que muitas pessoas torçam o nariz quando se fala em brócolis. Com tantos benefícios à saúde, o brócolis é um dos chamados “superalimentos” e pode ser adicionado em diversas receitas saudáveis para ajudar em seu consumo.

Este Post te ajudou?
  
  • brócolis maduro
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: