10 super alimentos para prevenir alergias respiratórias

Rudney Alimentos Saudáveis 11-06-15 alergia, Alimentos saudáveis, Dicas Saúde comentários

Nossa alimentação é muito importante para prevenir alergias, uma vez que sua ação principal é fortalecer e equilibrar o nosso sistema imunológico para combater alergias respiratórias.

Qualquer substância que desencadeia uma reação alérgica é chamada de alérgeno. Alguns alérgenos comuns são o pólen, os ácaros da poeira, esporos de mofo, pelos de animais, látex, certos alimentos, picadas de insetos e alguns medicamentos.

Uma reação alérgica pode afetar os pulmões, nariz, garganta, ouvidos, o revestimento do estômago ou a pele. Pode causar uma variedade de sintomas, incluindo corrimento nasal, espirros, olhos lacrimejantes, coceira, vermelhidão, urticária, pele escamosa, erupção cutânea, dificuldade em respirar, inchaço ou asma. Estes sintomas podem variar desde fracos a graves, isso depende principalmente do tipo de alérgeno.

Alimentos para evitar alergias respiratórias

Existem várias maneiras para combater ou prevenir as alergias respiratorias e seus sintomas. Se você está propenso a alergias, pode incluir alguns superalimentos em sua dieta que irá ajudá-lo a se proteger contra elas.

1 – Maçã

Uma maçã por dia pode manter o seu sistema imunológico saudável e ajudar a eliminar uma alergia. As maçãs são carregados com a quercetina, um flavonoide que ajuda a proteger contra reações alérgicas. A quercetina estabiliza a membrana celular de mastócitos e basófilos, que por sua vez, impede a liberação do excesso de histamina no corpo.

2 – Cúrcuma

A cúrcuma é um dos superalimentos para evitar alergias. Ele contém curcumina como seu ingrediente ativo, um antioxidante potente e o composto anti-inflamatório que ajuda a combater alergias. Ela também funciona como um descongestionante para aliviar muitos dos sintomas de reações alérgicas.

3 – Alho

O alho é um outro superalimento você deve adicionar à sua dieta. A sua capacidade para inibir a atividade de certas enzimas que geram compostos inflamatórios no corpo pode ajudar a prevenir uma alergia respiratoria. Além disso, é anti-inflamatório, antibiótico e antioxidante.

4 – Limão

O limão é uma fruta que produz um excelente estímulo imune que pode prevenir alergias. Ele é carregado com vitamina C e antioxidantes. Também funciona como um antitoxina e ajuda a manter a alcalinidade do corpo.

Beber água com limão ajuda a desintoxicar o corpo e se livrar de toxinas e impurezas. Outra opção é misturar o suco de limão com azeite para uma cobertura saudável para saladas e sanduíches.

5 – Salmão

O salmão é um peixe de água fria rico em ácidos graxos ômega 3, que combatem a inflamação e ajudam a prevenir e combater os sintomas de alergia. Além disso, o salmão pode melhorar a função pulmonar, o que reduz a intensidade dos sintomas alérgicos como asma, congestão e sintomas gripais.

Junto com o salmão, você pode incluir cavala, truta, arenque e sardinha em sua dieta.

6 – Chá verde

Se você é alérgico deve incluir o chá verde em sua dieta uma vez que irá ajudar a prevenir as alergias. Em um estudo de 2002, pesquisadores da Universidade de Kyushu, no Japão, descobriram que um composto conhecido como epigalocatequina galato (EGCG) no chá verde, que pode bloquear um receptor de células envolvido na produção de uma resposta alérgica. O chá verde também tem antioxidantes, é anti-inflamatória e anti histaminico.

7 – Batata

As batatas doces são a forma mais concentrada de beta-caroteno, juntamente com o potássio, manganês e vitamina B6, que são responsáveis ​​pelo combate a inflamação no corpo.

As batatas ainda contêm vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e reduz a produção de histamina. Elas também têm proteínas que contêm propriedades antioxidantes.

8 – Gengibre

Carregado com propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes, o gengibre é outro alimento indispensável para eliminar as alergias. O gengibre pode inibir a contração das vias aéreas e estimular a secreção de muco, que ajuda a prevenir e aliviar os sintomas da asma.

Você pode colher os benefícios do chá de gengibre ou prepará-lo com mel e limão, e assim você estará combinando duas superpotências para eliminar doenças respiratórias.

9 – Couve

O consumo regular de couve pode ser de grande ajuda para combater reações alérgicas durante a temporada de alergia. Este vegetal verde contém fitoquímicos chamados carotenoides, que são conhecidos por aliviar reações alérgicas.

Além disso, a couve é uma ótima fonte de vitamina C, juntamente com outros nutrientes importantes que ajudam a impulsionar o sistema imunológico.

10 – Sementes de linhaça

As sementes de linhaça contêm ácidos graxos ômega 3 e selênio, que ajudam a prevenir alergias respiratórias e eliminar reações alérgicas. O ácidos graxos ajudam a combater e aliviar alergias, reduzindo substâncias químicas inflamatórias no corpo. O selênio ajuda o sistema imunitário a trabalhar adequadamente e melhorar sua ação de antioxidantes.

Mais informações

Existem várias opções para aliviar os sintomas das alergias. O especialista vai decidir qual é o mais adequado para o seu caso particular. Por vezes, é necessário recorrer ao tratamento durante vários anos, e analisar se há evolução dos sintomas ou se requer alter tratamento. Os medicamentos mais usados para alergias respiratórias são os anti-histamínicos, corticosteroides e os broncodilatadores, por exemplo.

Este Post te ajudou?
  
  • quais os alimentos para combater alergias
  • quais as frutas e verduras que servem para alergia
  • alimentos que ajudam a combater alergias
  • quais os alimentos a prevenir as alergias
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: