10 sintomas de problemas de saúde que os idosos não devem ignorar

Rudney Dicas Saúde 22-09-16 idosos, Saúde, saude do idoso comentários

É fácil ignorar sintomas incomuns ou atribuí-los ao aumento da idade. Mas isso não significa que você deve ignorá-los, pois podem ser sintomas de problemas graves de saúde. Você deve consultar o seu médico se apresentar alguns sintomas súbitos ou incomuns, mesmo se você não acha que possam ser algo mais sério, eles podem custar caro para a sua saúde. Fique atento se tiver:

1 – Falta de ar

Dor no peito é apenas um sintoma de um ataque cardíaco. Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Por exemplo, você pode achar que mais difícil recuperar o fôlego depois de uma caminhada fácil. Para algumas pessoas, isso pode ser um sinal precoce de um bloqueio parcial ou total de uma artéria que transporta sangue para o coração, ou isquemia coronária. Um bloqueio arterial completo e parcial pode causar um ataque cardíaco. Faça uma consulta com seu médico se você sentir falta de ar crônica ou incomum. Procure atendimento de emergência se você desenvolver quaisquer sintomas adicionais, tais como:

– pressão no peito
– aperto no peito
– dor no braço esquerdo
– náuseas
– falta de ar
– tontura

2 – Falta de equilíbrio e dificuldades de coordenação

Os sintomas de um acidente vascular cerebral podem ser sutis, mas você não deve ignorá-los. Os possíveis sintomas incluem dificuldade súbita de andar ou perda de equilíbrio e coordenação. Outros sintomas incluem:

– sentimentos de extrema tontura
– dificuldades de fala
– alterações na visão
– fraqueza ou dormência na face, braços ou pernas

3 – Hemorragia vaginal após a menopausa

Você deve consultar o seu médico se sentir qualquer sangramento vaginal após a menopausa. Alguns casos de sangramento vaginal após a menopausa são menos graves do que outros. No entanto, o sangramento pode indicar uma doença grave, como câncer, por isso é importante para fazer um check-out.

4 – Disfunção erétil

A disfunção erétil ou impotência, torna-se mais prevalente com o aumento da idade. Os Institutos Nacionais de Saúde estimam que cerca de 22% dos homens com mais de 60 anos de experiências dessa disfunção. Além da preocupação óbvia com satisfação sexual, a disfunção erétil pode ser relacionada doenças cardiovasculares, diabetes, e outras condições. Também pode ser uma resposta ao aumento da pressão ou depressão. O tratamento está disponível na maioria dos casos.

5 – Constipação

A constipação ou prisão de ventre, pode levar causar excessivo esforço durante a evacuação. Este esforço aumenta suas chances de desenvolver hemorroidas. A constipação ocasional é normal e pode ser mais comum após os 50 anos de idade. No entanto, pode ser um sinal de que algo está bloqueando fezes de sair corretamente. Isto poderia ser um tumor, uma de pólipos, ou alguma outra obstrução.

6 – Fezes com sangue ou pretas

A cor das fezes pode mudar diariamente com base na sua ingestão de alimentos e medicamentos. Mas fezes pretas ou com sangue são muitas vezes um indicador de que algo está errado em seu corpo. Fezes pretas sugerem hemorragia no trato gastrointestinal superior. Fezes marrons com sangue sugerem sangramentos no trato gastrointestinal menor. Consulte o seu médico se tiver fezes com sangue ou pretas. Eles podem indicar também a presença de úlceras, hemorroidas, diverticulite e outras condições gastrointestinais.

7 – Alterações no seio

Um nódulo duro em seu peito pode ser um sinal de possível câncer de mama. Outros sintomas comuns de câncer de mama podem incluir inchaço, sensibilidade, ou descoloração da mama. O câncer da mama é tratável se detectado precocemente. Outros sintomas incluem secreção mamilar e alterações de pele na mama. O câncer da mama é menos comum em homens, no entanto, eles também podem sofrer dessa doença.

8 – Lesões de pele que não cicatrizam

A maioria dos cânceres da pele desenvolvem em áreas que recebem periodicamente a exposição ao sol, tais como:

– couro cabeludo
– face
– braços
– mão
– pescoço
– peito
– pernas

Mas o câncer de pele também pode se desenvolver em áreas que raramente recebem a exposição ao sol, como sob as unhas do pé ou na área genital. Os três tipos mais comuns de câncer de pele é o melanoma, carcinoma de células basais, e carcinoma de células escamosas. O câncer de pele pode afetar qualquer pessoa, independentemente da pigmentação da pele. A maioria dos cânceres de pele aparecem após os 50 anos de idade, acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.

Nunca ignore manchas de pele e lesões cutâneas que causam dor ou não cicatrizam. Outros possíveis sintomas de câncer da pele incluem:

– mancha assimétrica (uma parte é totalmente diferente da outra)
– pequenas manchas com bordas e partes irregulares e que variam de cor (preta, marrom e vermelha)
– manchas escuras nas mãos, dedos, pés, boca, nariz ou genitais
– manchas que sangram com facilidade
– ferida que não cicatriza
– lesão que forma uma crosta e vaza algum líquido

9 – Sintomas da depressão

Os idosos e seus familiares tendem a se concentrar-se em evitar problemas físicos, não emocionais. Idosos estão em maior risco de depressão, porque eles mais frequentemente enfrentam sentimentos de perda e solidão. Alterações emocionais podem vir com a morte de um cônjuge ou um novo problema de saúde. Você pode se sentir impotente ou achar que as atividades que aprecia são mais difíceis ou quase impossíveis de realizar.

Os sintomas da depressão incluem:

– tristeza
ansiedade
– sentimentos de inutilidade
– fadiga incomum
– interesse diminuído em atividades antes prazerosas
– mudanças no apetite
– perda de sono
– dormir demais

Procure ajuda de um profissional de saúde mental, se você ou um membro da família sentir algum destes sintomas.

10 – Problemas de confusão, delírio ou perda de memória

Enquanto uma mudança gradual na memória é uma parte normal do envelhecimento, mudanças bruscas de memória ou o início abrupto de confusão ou delírio poderia indicar um problema mais grave. Mudanças abruptas podem ocorrer devido a:

– infecção do trato urinário
– reação à medicação
– problemas de tireoide
– desidratação
– tumores cerebrais
– anoxia
– infecções

Todas estas condições são geralmente tratáveis. No entanto, estas alterações também podem ser o primeiro sinal de doença de Alzheimer ou outras demências progressivas. Certifique-se de consultar o seu médico imediatamente se tiver estes sintomas.

Mais informações

Se você percebeu que está com algum destes sintomas é indicado procurar um médico o quanto antes. Pode ser útil listar seus sintomas antes da visita ao médico, para que não se esqueça de contar nada a ele. Você deve mencionar quaisquer medicamentos que está tomando e quaisquer efeitos secundários que está enfrentando. Esta informação ajudará o seu médico a lhe fornecer o diagnóstico correto do seu problema.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: