10 sintomas de possíveis problemas na tireoide

Rudney Doenças 27-07-16 sintomas da tireoide, tireoide, tireoide sintomas comentários

Problemas de tireoide são entre 8 a 10 vezes mais comuns em mulheres depois dos 40 anos de idade. Mas o que é a tireoide? A função da tireoide é produzir hormônios para a corrente sanguínea que regulam o metabolismo. Se os níveis destes hormônios são muito baixos ou muito elevados pode afetar qualquer órgão no corpo.

As doenças da tireoide são um problema endócrino relativamente comum. As três doenças da tireoide mais comuns são hipotireoidismo, hipertireoidismo e nódulos. Conheça alguns dos sinais mais comuns de um problema de tireoide.

Quando a glândula tireoide não funciona corretamente, problemas podem ocorrer em uma variedade de setores do corpo e podem afetar quase todos os aspectos da saúde, com particularidade em relação ao peso, distúrbios psicológicos como depressão e também quedas nos níveis de energia.

Sintomas possíveis problemas da tireoide

1 – Fadiga e cansaço

Se você acorda cansado depois de dormir oito a dez horas por dia ou sente a necessidade de tirar um cochilo com frequência, isso pode ser porque sua tireoide não está ativa (hipotireoidismo). A tireoide desempenha um papel importante nos níveis gerais de energia e, em casos de hipotireoidismo, a fadiga tende a ser uma queixa muito comum.

2 – Ganho ou perda de peso

A glândula tireoide também controla o metabolismo regulando a temperatura do corpo, que determina o quão fácil o seu corpo é capaz de queimar calorias. Se a função da tireoide sobre o metabolismo está anormal, faz com que seja mais fácil ganhar peso ou mais fácil de perder peso.

3 – Problemas de humor

Os hormônios da tireoide afetam também as emoções. Se você notar alterações emocionais ou de humor, tais como sentimentos de ansiedade, depressão ou mudanças rápidas e inexplicáveis de humor, este é também um sinal de que algo pode estar errado com os níveis de hormônio da tireoide.

4 – Dificuldades sexuais/reprodutivas

A glândula tireoide, também tem um efeito sobre a função sexual. Então, se você perceber que você tem uma baixa libido, problemas menstruais ou está tendo problemas com a concepção, é possível que isso esteja ligado a um desequilíbrio de hormônios da tireoide.

5 – Dores no corpo

Uma dor muscular crônica, dor nas articulações ou tendões, na ausência de qualquer outra causa (como artrite ou fibromialgia), também poderia ser um sinal de que seus hormônios da tireoide estão fora de controle.

6 – Sensação de frio

Mãos ou pés frios, baixa temperatura corporal ou sensação de frio quando os outros se sentem confortáveis no mesmo ambiente também pode ser um sinal de problemas na tireoide e, portanto, o seu metabolismo está lento e não produz calor suficiente para manter uma temperatura corporal confortável.

7 – Problemas de pele, cabelo e unhas

Problemas de pele, cabelo e unhas também pode ser um sinal de uma glândula tiroide hipoativa (pouco ativa), especialmente se sentir a pele seca e escamosa, unhas que quebram facilmente ou perda de cabelo excessiva.

8 – Prisão de ventre

Se seus níveis de tireoide caem, isso tende a provocar a desaceleração de todos os seus processos corporais, incluindo o peristaltismo, ou o processo pelo qual o alimento se move através do trato digestivo. A prisão de ventre pode ser o resultado frequente deste desequilíbrio.

9 – Problemas cognitivos

Uma atividade baixa da tireoide também podem interferir com habilidades cognitivas, tais como a capacidade de concentração e foco. Pessoas com uma baixa atividade da tireoide muitas vezes se queixam de se sentir sobrecarregadas e podem ter problemas de concentração e memória.

10 – Problemas na voz e garganta

Problemas de voz e garganta, como rouquidão, dor, desconforto ou inchaço no pescoço podem resultar quando a tireoide está inflamada.

Mais informações

Um histórico familiar pode determinar a possibilidade de herdar problemas de tireoide, de modo a herança genética e os casos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo na família podem significar um risco aumentado de problemas de tireoide. Por isso, se tiver casos em sua família, é importante fazer exames de rotina para verificar a saúde de sua tireoide.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: