10 sinais de altos níveis de cortisol no corpo

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 11-03-16 Cortisol, cortisol alto, hormonio cortisol comentários

A vida moderna é estressante. Nós constantemente temos tarefas importantes no dia a dia, além de várias preocupações, como datas de vencimento, exames, família, longos dias de trabalho, etc. Todas estas situações nos causam muito estresse e quando você permanece muito tempo estressado, o hipotálamo, uma pequena região na base do seu cérebro, dispara um alarme em seu corpo. Isso faz com que nervos e sinais hormonais impulsionem suas glândulas supra-renais localizadas acima dos rins para liberar uma onda de hormônios, como adrenalina e cortisol.

O que é o cortisol e qual sua função?

O cortisol é um esteroide hormonal, mais especificamente, um glucocorticoide que é segregado pelas glândulas supra-renais (um hormônio é uma sustância química que é usada em uma área do corpo, mas passa pela corrente sanguínea e tem efeitos sobre outras partes do corpo). Todos precisamos do cortisol para viver, e pequenas doses dessa sustância distribuídas no corpo pode ter efeitos positivos, tais como:

– Ajudar o corpo a equilibrar o efeito da insulina para manter o açúcar no sangue no nível certo e usar o açúcar e gordura para obter energia.
– Ajudar o corpo a controlar e responder ao estresse.
– Ajudar a regular a pressão arterial.
– Ajudar a regular o sistema imunológico.

No entanto, um nível elevado de cortisol contínuo no seu corpo tem efeitos negativos. A condição em que o nível de cortisol no corpo é demasiado elevada durante um longo período de tempo, que é chamada de Síndrome de Cushing.

Algumas causas da síndrome de Cushing incluem:

– Estresse crônico: o cortisol também é conhecido como o “hormônio do estresse”.
– Problemas renais: existem várias doenças raras das glândulas supra-renais que podem causar altos níveis de cortisol.
– Medicamentos esteroides: algumas pessoas que tomam medicamentos esteroides que são semelhantes ao cortisol.
– O consumo excessivo de álcool.
Depressão grave.

Sintomas de altos níveis de cortisol

Mudanças de humor

É normal sentir-se mal-humorado ou deprimido de vez em quando, mas se você se sentir como se estivesse constantemente deprimido e/ou ansioso, então pode estar sofrendo as consequências dos efeitos a longo prazo sobre a produção de cortisol, serotonina e dopamina.

Problemas digestivos

Níveis elevados de cortisol, faz com que a energia seja retirada a partir do trato gastrointestinal, o que diminui a produção de enzimas necessárias para digerir os alimentos e reduz a absorção de minerais e nutrientes. E, de fato, o estresse é uma das razões para que o sistema digestivo não funcione corretamente.

Doença cardíaca e pressão arterial elevada

Como já aprendemos, o cortisol alto no corpo pode ser devido a um estilo de vida estressante. O estresse contínuo pode elevar a pressão arterial, o que por sua vez pode levar a um risco aumentado de doença cardíaca.

Problemas de sono

A produção de cortisol é naturalmente alta na parte da manhã para ajudar a acordar. No entanto, em pessoas cronicamente estressadas, ​​suas glândulas adrenais que produzem cortisol, alteram seus níveis de cortisol para que o mesmo seja baixo na parte da manhã.

Ganho de peso

O hormônio cortisol estimula o apetite e o desejo por alimentos doces, ricos em calorias e carboidratos. Então se você tem níveis elevados de cortisol em seu corpo por um longo período de tempo, as chances de engordar são maiores.

Envelhecimento da pele e rugas

Como se os problemas relacionados com altos níveis de cortisol não fossem o bastante para causar danos no interior do corpo, eles também nos afetam externamente, causando a desidratação da pele. A pele desidratada se torna mais propensa a rugas prematuras.

Outros sintomas incluem:

Dores (especialmente nas costas), aumento da susceptibilidade a infecções, enfraquecimento do sistema imunológico e pelos faciais em mulheres.

Na maioria dos casos (com exceção de quando a medicação esteroide é a causa), os sintomas se desenvolvem gradualmente. O diagnóstico é muitas vezes pouco claro por algum tempo, porque a maioria dos sintomas, também podem ser causados por outros problemas comuns.

Se você sente que está enfrentando algum destes sintomas, pode ser a hora de dar uma olhada no seu estilo de vida e procurar maneiras de mudá-lo a fim de reduzir os seus níveis de cortisol.

Mais informações

Vale a pena notar que o fato de que você esteja sofrendo de um ou mesmo alguns destes sintomas não significa necessariamente que tem altos níveis de cortisol. Os sintomas acima podem estar associados com outras condições médicas. É sempre melhor visitar o seu médico se você está preocupado com sua saúde.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: