10 simples maneiras de você evitar infecção urinária

Rudney Dicas Saúde 24-11-16 Infecção Urinária, remédio para infecção urinária, sintomas de infecção urinária comentários

A maioria das infecções do trato urinário são causadas por bactérias que entram na uretra e viajam para a bexiga. Isto pode levar a infecção, mais comumente na própria bexiga. Por vezes, a infecção pode espalhar-se para os rins.

Uma infecção urinária é responsável por quase 10 milhões de consultas médicas por ano. A anatomia das mulheres torna-as mais propensas a desenvolver esse problema. Depois de ter contraído uma infecção do trato urinário, você estará mais propenso a desenvolve-la novamente.

Sintomas de infecção urinária

Os principais sintomas de infecção urinária incluem:

– Forte cheiro na urina
– Ardor ou dor ao urinar
– Necessidade de urinar com mais frequência
– Dificuldade esvaziar completamente a bexiga
– Forte necessidade de esvaziar a bexiga

Como prevenir infecções urinárias

Aqui estão algumas dicas que você pode fazer para combater infecções do trato urinário e que podem ser realizadas em sua própria casa. É sempre recomendado antes de iniciar qualquer tratamento em casa, que você esteja ciente que seu problema não é grave e consulte com um médico antes, para evitar consequências indesejáveis.

1 – Evite açúcar, o excesso de carboidratos e café

Estes alimentos podem causar picos de açúcar no sangue e, quando isso acontece, o seu corpo produz uma alta quantidade de glicose. Você deve tentar evitá-los, tanto quanto possível e ainda mais se você está propenso a infecções do trato urinário. Além disso, tente ficar longe de alimentos processados, porque eles podem conter uma grande quantidade de açúcares ocultos.

2 – Consuma boas bactérias

Como uma precaução adicional, consuma um pouco de iogurte ou leite de kefir todos os dias. As boas bactérias presentes nesses alimentos ajudam a combater as bactérias que estão causando as infecções, por isso, é extremamente importante consumir esses alimentos quando se tem um caso recorrente de infecção urinária.

3 – Suco de cranberry

O suco de cranberry é um dos melhores e mais conhecidos remédios caseiros para infecção urinária. Segundo diversas pesquisas, essa bebida é capaz de combater os sintomas dessa condição dentro de 8 horas após seu consumo. O cranberry contém algumas substâncias que não se decompõem no processo digestivo, de modo que se aderem as células do revestimento do trato urinário, ajudando na prevenção ou eliminação de bactérias.

4 – Mantenha-se hidratada

A água é essencial para tratar a infecção urinária e também ajuda a eliminar as toxinas. Isso porque quanto maior a quantidade de água que você bebe, maior a produção de urina, o que ajuda a eliminar as bactérias e resíduos prejudiciais.

5 – Evite alimentos picantes

Fique longe de alimentos picantes. Estes tipos de alimentos criam um ambiente ácido no seu corpo, o que pode favorecer as infecções do trato urinário.

6 – Não segure a vontade de ir ao banheiro

Ao aumentar o consumo de água, consequentemente, você terá mais vontade de urinar e não deve tentar evitar ir ao banheiro. A bexiga é o local mais propício para as infecções urinárias e, deixar a urina em contato com ela só vai aumentar suas chances de sofrer de uma infecção.

7 – Limpe-se da maneira certa

Após urinar ou defecar, a higiene deve ser sempre de frente para trás. Isso evita a contaminação da área vaginal por bactérias do ânus.

8 – Evite roupas apertadas

As bactérias e os germes que causam infecções vaginais tendem a desenvolver-se em condições de calor e umidade. Por isso, use roupas soltas (incluindo lingerie).

9 – Use preservativo

Tanto a penetração quanto a ejaculação, favorecem a infecção urinária, pois promovem a passagem de microrganismos da uretra para a bexiga, o que é a principal causa desse problema. Por isso, o uso de preservativos é muito importante.

10 – Urinar após a relação sexual

Como dito anteriormente, a relação sexual têm uma forte ligação com as infecções urinárias por promover a ascensão de bactérias pela uretra. Urinar após as atividades sexuais ajuda a limpar o trato urinário e a eliminar essas bactérias que estavam a caminho da bexiga.

Mais informações

A prevenção de infecções do trato urinário é importante, principalmente para aqueles indivíduos que já tiveram uma infecção ou têm casos recorrentes desse problema. Uma infecção urinária não tratada pode causar várias complicações, pois a bactéria pode viajar pelo canal urinário e chegar a outras partes do corpo.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: