10 remédios caseiros para tratar a bronquite

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 15-07-15 Bronquite, Dicas Saúde, remédios caseiros comentários

Antes de dizer-lhe alguns remédios fáceis que podem ajudar a tratar a bronquite, vamos saber um pouco mais sobre a inflamação em si. Com esta informação, você terá uma melhor chance de lutar contra esse problema.

A bronquite pode ser aguda ou crônica e é uma inflamação das principais passagens de ar para os pulmões, que estreita as vias aéreas e torna a respiração difícil. Muito frequentemente, é causada por um vírus que causa tosse, gripes e resfriados. Também pode ser causada por bactérias ou fungos.

A bronquite crônica muitas vezes é causada pelo fumo, poluição e pela emissão de gases tóxicos no trabalho ou meio ambiente. Essa versão necessita de alguns cuidados especiais, pois aumenta suas chances de sofrer de outras infecções respiratórias como a pneumonia.

Muitas vezes, após o desaparecimento da bronquite, é possível que ainda sofra de tosse seca e incômoda, durante várias semanas.

Como saber se você tem bronquite?

– Tosse persistente com expulsão de muco.
– Ronco ou chiado no peito.
– Desconforto no peito.
– Dificuldade para respirar.
– Fadiga.
– Febre, geralmente baixa.

A bronquite crônica pode causar sintomas como:

– Inchaço nas pernas.
– Lábios roxos devido, por falta de oxigênio.
Infecções respiratórias frequentes, como gripes e resfriados.

Remédios caseiros para bronquite

Se você está sentindo alguns dos sintomas acima, é hora de fazer uma visita ao seu médico. Junto com alguns medicamentos receitados por ele, os seguintes remédios caseiros são essenciais para acelerar a sua recuperação.

1 – Gargarejos

Faça gargarejos com água morna e sal e lembre-se de adicionar à mistura uma pitada de açafrão, isso vai ajudar a aliviar o catarro em seu trato respiratório. Tome cuidado para não fazer com a água muito quente.

2 – Óleo de eucalipto

O próprio aroma do óleo de eucalipto pode acalmar alguns dos sintomas de bronquite. Coloque algumas gotas desse óleo em um lenço e inale muitas vezes. Inalar este óleo também ajuda a limpar as vias aéreas estreitadas.

3 – Bebidas quentes

Para bebidas quentes não queremos dizer álcool. Certifique-se de manter o seu sistema respiratório um pouco úmido para evitar a dor excessiva devido à tosse. Tome bastante líquidos quentes, água, chá, café, sopa, chocolate quente, etc. Isso vai ajudar a manter a garganta úmida e seca e evitar a sensação que muitas vezes leva à irritação e sensação de coceira.

4 – Amêndoas

Coma amêndoas com um copo de leite morno. Lembre-se de mastigar corretamente. Você também pode esmagar algumas amêndoas em um copo de suco de laranja. As amêndoas são ricas em cálcio, magnésio e potássio, e ajudam a combater os germes e bactérias que causam a bronquite.

5 – Pimenta

O consumo de pimenta vai ajudar a diluir o muco espesso e expulsá-lo de seu organismo. Pratos feitos com pimenta caiena é um grande presente quando você está sofrendo com bronquite.

6 – Orégano

Você sabia que o orégano é um grande antibiótico? O orégano tem sido usado há décadas para tratar e combater a bronquite. Ele funciona como um agente anti-microbiano e anti-inflamatório, que ajuda a reduzir a congestão no peito e detém a progressão da infecção por retardar o crescimento de bactérias e micróbios.

7 – Alho, cebola e mel

Este é um grande remédio caseiro para bronquite. Pique o alho e cebola, e coma com mel. Essa combinação tem de ser engolida e não mastigada, e tomada duas vezes por dia. Tanto o alho como a cebola, tem propriedades antibióticas e irão ajudar para uma recuperação rápida.

8 – Canela e mel

Canela e mel, esses deliciosos ingredientes são carregados com antioxidantes e enzimas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. O mel tem um efeito calmante sobre a garganta.

9 – Chá de guaco

O guaco é uma planta medicinal muito usada para tratar tosse, rouquidão e bronquite. Ferva uma colher de folhas de guaco, com a mesma quantidade de folhas de sabugueiro em meio litro de água. Deixe descansar até ficar morno e adicione mel antes de ingerir. Tome este chá duas vezes ao dia.

10 – Beba muita água

A água é um expectorante natural. A maioria das pessoas costumam tomar colheres de expectorantes (xarope para a tosse) e se esquecem de beber muita água, que também ajuda nesse trabalho.

Mais informações

A bronquite, apesar de ser muito comum, deve ser tratada o mais rápido possível para evitar complicações. Se você é fumante, é muito importante largar o vício, recomendo nossa matéria com dicas para largar o cigarro, para te ajudar. A prática de exercícios físicos também é indicada para ter uma respiração melhor, a natação é uma das atividades mais recomendadas.

Este Post te ajudou?
  
  • remedio caseiro para chiado na garganta
  • chiado na garganta
  • remedio para chiado no peito
  • remedio para chiado no pulmão
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: