10 motivos chocantes para você nunca pular o café da manhã

Rudney Dicas Saúde 11-12-16 café da manhã comentários

Todos já devem ter ouvido que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. No entanto, muitas pessoas não fazem essa refeição, seja por falta de tempo ou até mesmo de fome durante a manhã, e isso pode afetar negativamente seu organismo e sua saúde de diversas maneiras.

Então, por que é ruim pular o café da manhã? Como isso nos afeta? Hoje, vamos falar sobre os principais efeitos colaterais de não tomar o café da manhã.

Efeitos nocivos de pular o café da manhã

1 – Ruim para o coração

De acordo com um estudo, os homens que pulam o café da manhã têm cerca de 27% mais chances de ter um ataque cardíaco quando comparados com aqueles que tomam café da manhã. Pessoas que evitam o café da manhã, também são conhecidas por terem um aumento da susceptibilidade para hipertensão que, por sua vez, pode levar a um ataque cardíaco e um risco aumentado de desenvolver condições de saúde cardiovasculares crônicas, incluindo acidente vascular cerebral.

2 – Aumenta o risco de diabetes tipo 2

Um estudo da Harvard University School, teve como objetivo encontrar uma correlação entre hábitos alimentares e de saúde. Os resultados do estudo foram surpreendentes: as mulheres que tinham o hábito de evitar o café da manhã estavam em maior risco de desenvolver diabetes tipo 2, do que as mulheres que tiveram seu café da manhã diário.

3 – Favorece o ganho de peso

Se você estiver em um regime de perda de peso e tem o hábito de não tomar café da manhã, vou dar-lhe uma dica importante agora. De acordo com os estudos realizados sobre os impactos negativos de não comer no café da manhã, as pessoas que perdem essa refeição da manhã tinham maiores chances de ganhar peso, ao contrário do seu objetivo de emagrecimento.

Ignorar o café da manhã aumenta o desejo por açúcar e alimentos gordurosos ao longo do dia. Além disso, você ficará com mais fome durante o dia e, quanto mais fome tiver, maior a quantidade de ingestão de alimentos. E, isso às vezes excede a sua ingestão calórica diária recomendada. Uma constante prática de pular o café da manhã vai finalmente levar ao ganho de peso e não a perda de peso.

4 – Reduz o humor e os níveis de energia

De acordo com um estudo, evitar o café da manhã pode ter impactos negativos sobre sua energia e humor. Uma equipe de pesquisa britânica fez um estudo em 144 pessoas saudáveis que foram submetidas a um jejum durante a noite. O grupo foi dividido em três. A um grupo foi dado um café da manhã saudável e moderado, o segundo grupo apenas café, e o terceiro grupo não foi dado o café da manhã. Os grupos foram então monitorizados durante duas horas. De acordo com o estudo, o grupo que não consumiu o café da manhã mostrou as habilidades mais prejudicadas de memória e mais altos níveis de fadiga. Não houve diferença significativa entre os outros dois grupos.

5 – Pode levar ao desenvolvimento de câncer

Pular o café da manhã pode fazer você abusar de alimentos durante o dia. Este, por sua vez, abre caminho para o aumento da prevalência da obesidade. De acordo com a pesquisa que foi conduzida pelo Cancer Research UK, descobriu-se que uma pessoa que está acima do peso ou obesa tem um maior risco de desenvolver câncer.

6 – Afeta o funcionamento cognitivo

Incluir o café da manhã no seu regime de dieta diário dá-lhe um melhor funcionamento cognitivo, foi o que mostrou um estudo realizado em um grupo de adolescentes com idades de 12 e 15 anos. Em um dos ensaios, o grupo foi permitido tomar café da manhã, e, no segundo ensaio, o grupo foi convidado a se abster desta refeição. Os resultados foram interessantes. O grupo, quando tomou café da manhã, apresentou melhor precisão em um teste de busca visual, enquanto a falta dessa refeição prejudicou os resultados.

7 – Pode causar enxaqueca

A hipoglicemia é o termo médico utilizado para indicar baixos níveis de açúcar no sangue. Pular refeições desencadeia uma enorme queda nos níveis de açúcar que, por sua vez, aumenta a liberação de hormônios que possam compensar os baixos níveis de glicose. Isto, por outro lado, aumenta os níveis de pressão sanguínea, provocando dores de cabeça e enxaquecas.

A incidência é maior quando você pula o café da manhã, uma vez que é a primeira refeição do dia que está consumindo, depois de quase 12 horas de jejum. Então, se você quiser manter as dores de cabeça longe, certifique-se de tomar café da manhã.

8 – Causa queda de cabelo

Uma refeição que contenha baixos níveis de proteína pode afetar os níveis de queratina, evitando o crescimento do cabelo e provocando sua queda. O café da manhã, deve ser uma refeição rica em proteína e tem um papel importante na promoção do crescimento dos folículos pilosos. Assim, se você quiser desfrutar de um cabelo saudável, com queda de cabelo zero, deve comer um café da manhã rico em proteínas diariamente.

9 – Reduz o metabolismo

Seu carro funciona sem combustível? Não, certo? Da mesma forma, você precisa de café da manhã para começar o dia. O café da manhã é a primeira refeição do seu corpo após o descanso de várias horas. De acordo com vários estudos realizados sobre a importância dessa refeição, as pessoas que tomam café da manhã têm um maior nível de metabolismo em repouso.

10 – Reduz os efeitos da resseca

Você pode usar um café da manhã nutritivo para reduzir os efeitos de uma ressaca. Um café da manhã saudável, rico em ferro, ácido fólico e outras vitaminas e minerais vai ajudar seu corpo a compensar os nutrientes perdidos. Também irá aumentar seus níveis de energia.

Além disso, pular o café da manhã pode piorar a ressaca baixando os níveis de açúcar, aumentando assim, as dores de cabeça e náuseas.

Mais informações

Não é atoa que o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia, viu quantos efeitos colaterais a falta dessa refeição pode causar? Espero que estes alertas sejam bons o suficiente para convencer uma pessoa a começar a tomar café da manhã diariamente.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados:
    Contador de Visitas