10 melhores remédios caseiros para tratar e prevenir a arteriosclerose

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 16-10-16 arteriosclerose, arteriosclerose e aterosclerose, arteriosclerose sintomas comentários

A arteriosclerose é a condição em as paredes das artérias engrossam, endurecem e perdem sua flexibilidade e elasticidade. Esta é uma das doenças mais comuns atualmente, resultando na incapacidade e morte de muitos cidadãos. Esta condição vem depois da aterosclerose, que é caracterizada por placas ou depósitos de gorduras que se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos.

As artérias cerebrais e do coração são as mais afetadas por esta condição. A arteriosclerose afeta os vasos sanguíneos, estreitando-os e reduzindo a elasticidade dos mesmos. Esta condição resulta no impedimento da circulação sanguínea. Pode afetar os vasos sanguíneos em todas as partes do corpo com efeitos variados.

Causas da arteriosclerose

– Obesidade, estresse e diabetes: estas condições podem aumentar o risco de contrair arteriosclerose. Eles causam o endurecimento dos vasos sanguíneos. O estresse emocional também pode aumentar o risco de ter um ataque cardíaco em pessoas com distúrbios mentais.

– Má alimentação e inatividade física: as causas mais comuns de arteriosclerose é o sedentarismo e uma dieta ruim com alta ingestão de gorduras, consumo excessivo de açúcar branco e alimentos refinados.

– Herança genética: uma outra causa da arteriosclerose é a hereditariedade, onde os membros da família passam a doença de uma geração para a seguinte.

Sintomas de arteriosclerose

Os sintomas dependem dos vasos afetados:

– Nas pernas: os primeiros sintomas da doença são visíveis nas pernas. Isso pode levar a dormência, frieza e cãibras nas pernas.

– Caso afete as artérias do coração, pode levar a dores agudas no peito, como na angina de peito e se os vasos coronários são afetados pela arteriosclerose, pode causar distúrbios renais.

– Quando essa condição afeta as artérias cerebrais, podem ocorrer hemorragias. Quando os vasos sanguíneos estouram e formam coágulos no cérebro, o paciente pode sofrer um acidente vascular cerebral, resultando em paralisia parcial ou permanente.

– Os idosos podem sofrer perda de memória e confusão nas fases iniciais da doença.

Remédios para tratamento da arteriosclerose

1 – Salsa

Esta erva deve definitivamente ser incluída no seu plano de dieta. Ela é bem conhecida para manter os vasos sanguíneos e o sistema arterial saudável.

2 – Suco de cebola

É também um remédio eficaz para a arteriosclerose. A cebola é conhecida por deixar o sangue mais fino. Beber uma colher de sopa de suco de cebola por dia é muito útil na prevenção da arteriosclerose.

3 – Chá verde

Outra remédio caseiro para a prevenção da arteriosclerose é o chá verde. Ele contém antioxidantes e é útil na redução do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom).

4 – Limão

Ele contém uma vitamina essencial chamado da vitamina p (mais conhecido como flavonoides) que fortalece as artérias. Os flavonoides têm incríveis propriedades antioxidantes que previnem danos dos radicais livres. A casca de limão é essencialmente benéfica quando se trata do tratamento da arteriosclerose, isso porque elas dão força para artérias, garantindo assim o fluxo sanguíneo ininterrupto aos órgãos vitais.

5 – Ingestão de vitamina C

Aumentar a ingestão de alimentos e bebidas que são ricas em vitamina C é uma ótima maneira de combater essa condição. A vitamina C auxilia na produção de ácidos biliares através da conversão do colesterol. Portanto, o suco de laranja e limão devem ser tomados com frequência.

6 – Suco de beterraba

Este delicioso suco vermelho provou ser muito útil no tratamento da arteriosclerose. Ele atua como um solvente para os depósitos de cálcio inorgânicos, que ajuda a manter o sistema arterial limpo e saudável.

7 – Pimenta caiena

Esta incrível especiaria ajuda a estimular a circulação de sangue para as artérias, também diminui o LDL (colesterol ruim) que está associado a complicações desta doença e ainda reduz qualquer risco de formação de coágulos de sangue. Ao mesmo tempo, a pimenta caiena aumenta a resistência dos capilares e fortalece os vasos sanguíneos nos membros, além de estimular a circulação periférica.

8 – Alho

O alho contém um um agente ativo chamado “alicina”, que tem extraordinárias propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. Seu consumo reduz a formação da placa arterial, que contribui para a doença. Também reduz o LDL e triglicéridos (até 20%), e aumenta o colesterol bom no corpo, ou seja, o HDL.

Esse alimento também impede a oxidação de células nas artérias, evitando assim qualquer dano oxidativo a elas. E, por ser um anticoagulante natural, ajuda a dissolver potenciais coágulos.

9 – Cúrcuma

A cúrcuma contém um ingrediente ativo chamado “curcumina”, que tem propriedades antioxidantes. Seus antioxidantes impedem qualquer tipo de danos às paredes dos vasos sanguíneos e melhoram a circulação do sangue nas artérias. Além disso, também é conhecido por reduzir o colesterol, a formação de coágulos sanguíneos e lipídeos séricos, que contribuem para a arteriosclerose.

10 – Gengibre

O gengibre é útil para a arteriosclerose, pois dilui o sangue, reduz o colesterol ruim (LDL) e diminui a agregação plaquetária. Ele também reduz a pressão sanguínea e impede o endurecimento das artérias. Além disso, tem antioxidantes que evita danos arteriais devido à oxidação de células ou de radicais livres. Ele também contém enzimas proteolíticas que previnem a coagulação do sangue.

Mais informações

A arteriosclerose é uma doença lenta e complexa, que normalmente começa na infância e muitas vezes progride à medida em que envelhecemos. Por isso, se você sofre de pressão alta, é fumante, obeso ou tem algum parente que sofre desse problema, melhor procurar ter uma vida mais saudável para prevenir essa doença.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: