10 maneiras simples de reduzir o risco de câncer

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 07-04-16 Câncer, como evitar o cancer, como prevenir o cancer comentários

Reduzir o risco de câncer pode ser um passo importante na luta contra este mal, apesar de não ser algo que possa ser evitado tão facilmente por causa de sua natureza complexa, podemos mudar alguns costumes que favorecem diretamente essa doença como tabagismo e má alimentação, entre muitos outros.

Em 2012, haviam 14 milhões de novos casos de câncer em todo o mundo e 8,2 milhões de mortes relacionadas ao câncer. Cerca de 70% de todas as mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda. Espera-se que o número de casos de câncer em todo o mundo aumente em 70% ao longo das próximas duas décadas. Estudos revelam que mais de 30% dos cânceres podem ser prevenidos.

O que é câncer

O câncer vem da palavra latina “caranguejo”, em parte devido à sua natureza insidiosa e expansiva da doença. Muitas pessoas acreditam que o câncer seja uma doença única, mas na realidade são o resultado de múltiplas mudanças a nível celular causadas por uma série de fatores. Estes variam de infecções (um quinto de todos os canceres a nível mundial são causadas por infecções crônicas) através de radiação (por exemplo, sol), alimentos e até mesmo álcool.

No Dia Mundial do Câncer e conscientização sobre o câncer, o World Cancer Research Fund Internacional lançou um pequeno vídeo que descreve algumas maneiras simples de reduzir o risco de câncer. Com base nas evidências, fizemos uma lista com algumas maneiras de tentar prevenir esta doença.

Dicas para prevenir o câncer

1 – Manter um peso saudável

Isto varia dependendo da sua altura, raça e idade, mas é geralmente considerado o IMC (Índice de Massa Corporal) entre 20 e 25. Ele é usado para que você possa ter uma ideia sobre seu peso corporal, para saber se está abaixo do peso, com peso ideal ou sobrepeso, segundo sua altura.

Para usar nossa calculadora de IMC, clique aqui.

2 – Movimente-se mais

O exercício não só é bom para o coração, mas também para reduzir a prevenção do câncer. É recomendado que todos nós estejamos ativos por pelo menos 30 minutos a cada dia. Isso é importante para promover uma boa bioquímica no corpo, já que gera endorfinas que são excelentes para a saúde emocional e física.

3 – Coma mais frutas, legumes, verduras e grãos

Na verdade, esses alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e muitas outras substâncias que são conhecidas por reduzir as chances de diversos tipos de câncer, além de outras doenças.

4 – Reduza o consumo de gordura e açúcar

Menos é mais quando se trata deste grupo de alimentos que são muito prejudiciais para a saúde global de todas as pessoas.

5 – Limite o consumo de carne em sua dieta

A carne que é vendida comercialmente, a menos que seja de animal de livre pasto, contém substâncias tóxicas para o nosso organismo, tais como hormônios, arsênio e nitritos, que fazem muito mal à saúde e nos predispõe a diversas doenças e tipos de câncer.

6 – Reduza o consumo de álcool

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas é um fator de risco para alguns tipos de câncer, como o de boca e da garganta, beber menos é uma forma inteligente de reduzir esse risco.

7 – Comer menos sal

Esteja ciente, não só do sal que você adiciona à sua comida, mas também o teor de sal de outros alimentos como pão, embutidos e outros alimentos industrializados.

8 – Amamentação

Quanto mais amamentar melhor, se puder. A amamentação reduz o risco de alguns tipos de câncer evitando que a criança torne-se obesa, o que é um fator de risco para todos os tipos de tumor. Além disso, também fortalece o sistema imunológico ao transmitir os anticorpos da mãe para o filho, isso contribui para evitar o desenvolvimento de infecções, problemas respiratórios e do sistema digestivo, e alergias.

Estudos sugerem que a amamentação também contribui para evitar o risco da mãe desenvolver câncer de mama e de ovário. Isto ocorre, pois durante a lactação a mulher experimenta alterações hormonais que atrasam os seus períodos menstruais, o que reduz sua exposição a hormônios que podem promover o crescimento de células de câncer de mama.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é a amamentação exclusiva por pelo menos 6 meses, sem água, outros líquidos ou sólidos. As crianças devem continuar sendo amamentadas até os 2 anos de idade ou mais.

9 – Proteja-se do sol

Para aqueles que vivem nas partes mais quentes do planeta, é recomendado prevenir a exposição excessiva ao sol. Para isso, é indicado usar protetor solar diariamente e evitar se expor ao sol nos horários entre às 10 da manhã até às 16 horas, além de usar chapéu e óculos escuros para proteger os olhos e o rosto dos raios solares.

10 – Não fumar

Pare de fumar! O consumo de tabaco ainda é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento de câncer, causando cerca de 20% das mortes por câncer globais. Parar de fumar traz benefícios duradouros para sua saúde e de pessoas que convivem com você.

Mais informações

Além da prevenção, detectar o câncer logo no início é muito importante para a cura da doença, para isso, é recomendado consultar um médico regularmente para avaliar sua saúde, principalmente se tiver histórico da doença família.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: