10 incríveis benefícios do tamarindo para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Frutas 19-08-16 beneficios do tamarindo, suco de tamarindo, tamarindo comentários

O tamarindeiro é uma árvore nativa do continente Africano, embora seja agora cultivada em outras partes do mundo. Durante muito tempo, seu fruto, o tamarindo, também tem sido utilizado pelas suas propriedades medicinais e é um dos maiores super alimentos que ainda não foram descobertos em muitos lugares.

Ele pode ser consumido como a fruta crua, adicionado a sobremesas, uma vez que está completamente maduro, ou pode ser usado seco e moído como uma especiaria. É frequentemente usado em geleias e molhos, além disso, o suco de tamarindo é também muito consumido. É um ingrediente comum em sopas e vários pratos em toda a Ásia e América do Sul. Vamos descobrir mais sobre os componentes que fazem parte do tamarindo e seus benefícios à saúde.

Nutrientes do tamarindo

O tamarindo concentra alguns nutrientes que muitas pessoas são deficientes, como por exemplo o magnésio. Além disso, é uma fonte significativa de fibras e açúcar, incluindo açúcares complexos (polissacarídeos). É também uma fonte de proteínas, antioxidantes como carotenos e flavonoides, contém vitaminas B, vitamina A, E, C e K.

A concentração de minerais na tamarindo é incrível, não é de admirar que serve como medicamento para tratar um grande número e variedade de doenças. Dentre estes sais minerais estão o ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio, sódio, zinco e cobre, tudo em quantidades abundantes.

Benefícios do tamarindo para a saúde

Laxante

A polpa do tamarindo é um laxante natural, pois é rica em fibras alimentares. Além disso, essa fruta contém propriedades laxativas que amaciam as fezes e previnem a prisão de ventre.

Melhora a circulação

O tamarindo é uma boa fonte de ferro, e uma única porção pode fornecer mais de 10% de sua necessidade diária. Uma fonte saudável de ferro no corpo garante a contagem de glóbulos vermelhos adequada no corpo, que pode assegurar a oxigenação adequada dos diferentes músculos e órgãos que necessitam de oxigênio para funcionar corretamente.

A deficiência de ferro também resulta em anemia, que se caracteriza por fraqueza, fadiga, dores de cabeça, distúrbios cognitivos, e problemas de estômago. Então, comer tamarindo em abundância pode ajudar a manter anemia longe.

Promove a boa digestão

O tamarindo é um fruto usado para tratar vários distúrbios digestivos. Há muitas razões para isso. Primeiro, ele tem propriedades laxantes naturais que podem tratar a constipação ou intestinos preguiçosos. Também é capaz de estimular a produção de bílis no fígado, o que ajuda a melhorar a capacidade do corpo para quebrar os alimentos eficientemente. Finalmente, é conhecido por ser eficaz no tratamento de úlceras do estômago.

Suporta a saúde do coração

Dentre os benefícios do tamarindo, destacamos também suas propriedades cardioprotetoras. Sendo capaz de promover a saúde do coração, normalizando os níveis de colesterol, além de ter efeitos positivos sobre a pressão sanguínea, o que é importante, pois a hipertensão é um fator de risco para a doença cardíaca.

Ótimo para o sistema nervoso

Um dos elementos mais importantes do tamarindo é sua quantidade de vitaminas do complexo B. A tiamina, ou vitamina B1, é encontrada em quantidades elevadas nesse fruto e está ligada ao bom funcionamento do sistema nervoso central, além de contribuir também para os músculos e coração.

Nutre a pele e cabelo

O tamarindo é um grande tônico para a pele e cabelo. Na pele, pode ajudar a reduzir a inflamação e irritação. Topicamente, pode ser usado para problemas como a celulite, ajudando a suavizar a pele e reduzir a aparência de “casca de laranja”. Ele também pode ser usado como um remédio para queda de cabelo devido a idade ou desequilíbrios hormonais.

Ajuda a emagrecer

Um dos compostos únicos que podem ser extraídos a partir do tamarindo ou adquirido como um benefício a partir dele, quando utilizado como uma especiaria, é o chamado ácido hidroxicítrico (HCA). O HCA está ligado à perda de peso, porque foi mostrado que ajuda a inibir uma enzima no corpo que especificamente armazena gordura. Além disso, o tamarindo tem sido conhecido por sua contribuição para suprimir o apetite, aumentando o neurotransmissor serotonina. Pesquisas ainda estão em curso nestas respectivas áreas, mas mostram sinais promissores como um suplemento para a perda de peso.

Capacidade anti-inflamatória

Os óleos essenciais de tamarindo têm mostrado grandes capacidades anti-inflamatórias, incluindo na redução da inflamação e dor nas articulações, artrite, doenças reumáticas e a gota.

Fortalece o sistema Imunológico

Os altos níveis de vitamina C, bem como outros efeitos antioxidantes do tamarindo são uma ótima maneira de estimular o sistema imunológico e garantir a saúde a longo prazo, combatendo infecções microbianas e fúngicas. Ele também reduz a ocorrência de parasitas no corpo devido aos seus efeitos anti-sépticas e antimicrobianos. Especificamente, esse fruto está ligado à eliminação de vermes no estômago em crianças em áreas onde o tamarindo é cultivado.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Com a diabetes atingindo proporções epidêmicas em todo o mundo, a capacidade do tamarindo para ajudar com a gestão diária de diabéticos pode aumentar sua popularidade. Compostos ativos do tamarindo têm mostrado sendo eficazes da mesma forma que a insulina age no corpo, diminuindo a resistência à insulina e, portanto, os níveis totais de açúcar no sangue.

Mais informações

Em suma, o tamarindo não é apenas delicioso e uma parte importante da cozinha do sudeste Asiático, ele também é um fruto com importantes benefícios para a saúde, o que explica seu uso medicinal e seu uso por diversas civilizações ao longo dos anos.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: