10 incríveis benefícios do mamão para a saúde

10 incríveis benefícios do mamão para a saúde

O mamão é uma fruta tropical cultivada em várias regiões do mundo. É um alimento muito nutritivo e que também tem qualidades medicinais interessantes. Suas folhas, sementes e polpa são as partes que têm ingredientes ativos e, portanto, podem ser usados com fins medicinais.

O mamão tem propriedades adstringente, digestiva, antioxidante, laxante, analgésica, antisséptica, diurética e vermífuga. Além disso, o mamão é uma rica fonte de antioxidantes, vitaminas (entre os quais são as vitaminas B, C, A e D), minerais (tal como o cálcio, potássio ou sódio), fibra dietética e enzimas digestivas com importantes de propriedades e benefícios para a nossa saúde.

Benefícios do mamão

1 – Melhora a digestão

O mamão é um aliado maravilhoso para manter o sistema digestivo funcionando em condições ideais, devido à enzima chamada papaína, que está presente no fruto. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh (EUA), a papaína pode ser particularmente útil para pessoas que não produzem enzimas pancreáticas suficientes, o que causa os sintomas da indigestão, tais como gases, inchaço e flatulência.

2 – Combate a constipação

Dentre os benefícios do mamão, um dos mais conhecidos é seu poder no combate da prisão de ventre. O consumo de mamão fresco, sucos, smoothies ou como parte de uma salada de fruta, estimula o movimento intestinal, devido ao seu alto teor de fibras e propriedades medicinais. A Organização Mundial de Saúde recomenda consumir 30 gramas de fibra por dia para ter um bom trânsito intestinal saudável, evitando problemas de constipação e complicações digestivas.

3 – Elimina parasitas intestinais

Uma pesquisa de um grupo de estudantes da Universidade de Karachi, na Índia, descobriu que as sementes de mamão contêm altos níveis de enzimas proteolíticas e um alcaloide chamado carpaine que se revelou muito eficaz para matar vermes parasitas intestinais e amebas.

4 – Rico em vitamina C

O mamão tem cerca de 80 mg de vitamina C por 100 gramas. A quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a dose de vitamina C é de 90 miligramas por dia para homens e 75 miligramas para mulheres. A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imune, combate o envelhecimento da pele, evita doenças oftalmológicas, tem efeito antioxidante contra os radicais livres, entre outras funções importantes para nosso corpo.

5 – Bom para nossa pele

Essa fruta é uma grande fonte de antioxidantes, vitamina C e E e betacaroteno. Altos níveis desses nutrientes podem ajudar a proteger a nossa pele contra os radicais livres, moléculas que causam a oxidação, danos às células musculares e envelhecimento.

6 – Cuida da saúde dos olhos

O mamão contém carotenoides, como a luteína, que absorve os raios ultravioletas do sol impedindo-os de causar danos na retina, e zeaxantina, que protege os olhos dos danos causados ​​pelos radicais livres. Assim, essa fruta pode nos proteger contra desenvolvimento de cataratas, glaucoma e outras doenças oculares crônicas.

7 – Fonte de ácido fólico

O mamão é uma boa fonte de ácido fólico, que ajuda a controlar os níveis de homocisteína no sangue. Pesquisadores da Universidade de Washington (EUA), ligam a deficiência de ácido fólico com uma grande variedade de doenças cardiovasculares, tais como aterosclerose, obstrução das artérias, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e defeitos cardíacos congênitos.

8 – Melhora o fluxo sanguíneo

Níveis elevados de vitamina C e vitamina E, juntamente com antioxidantes como o betacaroteno e licopeno, presentes no mamão, podem ajudar a reduzir a oxidação do colesterol nas artérias.

9 – Baixo em calorias

O mamão é muitas vezes incluído em dietas de perda de peso, pois 100 gramas desta fruta fornecem apenas 30 calorias. Além disso, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC (sigla em Inglês)), seu alto teor de papaína acelera o trânsito intestinal e ajuda a alcançar a correta assimilação dos nutrientes dos alimentos que consumimos.

10 – Previne doenças cardiovasculares

Outro dos seus compostos são os flavonoides e criptoxantina, que atuam como antioxidantes contra os radicais livres responsáveis ​​pelo envelhecimento precoce das células. Os flavonoides previnem a oxidação do colesterol LDL, o que ajuda a combater doenças cardiovasculares.

Mais informações

O mamão é realmente incrível para a saúde e seu consumo regular na dieta pode proporcionar uma grande quantidade de nutrientes importantes para o corpo. O melhor, é que é uma fruta que pode ser consumida de várias maneiras, o que facilita seu consumo para que possamos desfrutar de seus benefícios à saúde.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • 0 não curtiram