10 hábitos comuns que podem causar sérios danos a seus rins

Rudney Bem estar, Dicas Saúde 15-09-16 problema nos rins, rim, rins comentários

Nossos rins são super importantes para a nossa saúde. Eles filtram nosso sangue, produzem hormônios, absorvem minerais, produzem urina, ajudam a controlar a pressão arterial, controlam a quantidade de água e sal do corpo, eliminam toxinas e neutralizam os ácidos do corpo. Então, como um dos órgãos mais importantes no seu corpo, seus rins merecem um pouco de cuidado.

Danos constantes dos seus rins muitas vezes podem passar despercebidos durante anos, pois eles ainda podem fazer o seu trabalho com apenas 20% da sua capacidade. Portanto, doenças renais são muitas vezes referidas como “doenças silenciosas”. É por isso que é tão importante cuidar desses órgãos antes que seja tarde demais.

Aqui está uma lista de 10 hábitos comuns que prejudicam nossos rins e podem causar sérios danos a eles ao longo do tempo.

1 – Beber pouca água

A função mais importante do seu rim é filtrar o sangue e eliminar toxinas e resíduos. Quando você não bebe água pura suficiente durante o dia, as toxinas e resíduos começam a acumular e podem causar danos graves ao seu corpo.

2 – Muito sal na dieta

Seu corpo precisa de sódio ou de sal para funcionar corretamente. A maioria das pessoas no entanto consomem muito sal, que pode aumentar a pressão arterial e afetar os rins. Não consuma mais do que 5 gramas de sal diariamente!

3 – Evitar ir ao banheiro

Muitos pessoas seguram a vontade de ir ao banheiro porque estão muito ocupadas ou querem evitar banheiros públicos. No entanto, a retenção de urina, numa base regular, aumenta a pressão da urina e pode levar à insuficiência renal, pedras nos rins, e a incontinência.

4 – Consumir muito açúcar

Estudos científicos mostram que as pessoas que consomem muito açúcar na dieta são mais propensas a ter proteína em sua urina. Ter proteína na urina é um sinal precoce de que seus rins não estão fazendo seu trabalho como deveriam.

5 – Deficiências vitamínicas e minerais

Ter uma alimentação variada é importante para sua saúde geral e uma função renal boa. Muitas deficiências podem aumentar o risco de pedras nos rins ou insuficiência renal. A vitamina B6 e o magnésio, por exemplo, são super importantes para reduzir o risco de pedras nos rins.

6 – Alta ingestão de proteína animal

O consumo de proteínas, especialmente de carne vermelha, aumenta a carga metabólica sobre os rins. Então, quanto mais proteína em sua dieta significa que seus rins têm que trabalhar mais e isso pode levar a danos ou alguma disfunção ao longo do tempo.

7 – Dormir pouco

Todos nós sabemos o quão importante é ter uma boa noite de sono. A privação crônica de sono está ligada a muitos problemas de saúde e as doenças renais também estão nesta lista. Isso ocorre, pois durante a noite o seu tecido renal repara seus danos sofridos e, quando você não dorme o suficiente, não dá ao seu corpo o tempo para curar e reparar-se, o que pode levar a problemas nesses órgãos.

8 – Tomar muito café

Assim como o sal, a cafeína pode aumentar a pressão arterial e colocar uma pressão adicional sobre os seus rins. Ao longo do tempo o consumo excessivo de café pode causar danos aos rins, especialmente em pessoas com alguma predisposição.

9 – Abuso de medicamentos

Muitas pessoas tomam analgésicos e outros medicamentos para as suas pequenas dores, embora existam várias opções naturais disponíveis. O uso excessivo ou abuso desses medicamentos pode levar a danos graves do fígado e rins.

10 – Consumo de álcool

Embora há vários benefícios relacionados com o consumo de uma taça de vinho ou de uma cerveja de vez em quando, a maioria das pessoas não param depois de apenas um copo. O álcool é realmente uma tóxico para nosso organismo e causar vários danos aos rins e fígado.

Mais informações

É muito importante procurar um médico para verificar com anda seus rins, pois as doenças renais são silenciosas e podem ficar longos períodos sem sintomas. Além disso, se você é hipertenso ou diabético, é preciso manter o controle da doença para que não afetem os rins.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: