10 extraordinários benefícios da baunilha para a saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 11-10-16 baunilha, beneficios da baunilha, essencia de baunilha, propriedades da baunilha comentários

A baunilha é muito mais do que um ingrediente de delicioso sabor usado na cozinha, ela também tem uma série de benefícios importantes, incluindo a sua capacidade para tratar a acne, melhorar crescimento do cabelo, reduzir a inflamação, prevenir doenças crônicas, proteger o coração, e muitos mais.

Essa especiaria é um ingrediente extremamente popular em muitas preparações culinárias diferentes ao redor do mundo, e seu aroma é inconfundível. Ela é derivada de orquídeas do gênero Vanilla, que tem frutas que são em forma de vagens. As vagens podem variar em tamanho de 5 a 22 cm de comprimento, e são consideradas de qualidade superior quando são maiores. No entanto, as vagens devem ser colhidas à mão precisamente no momento certo para garantir que estão adequadamente maduras.

A baunilha é usada de muitas formas diferentes e não serve apenas para o seu uso na preparação de alimentos, mas também na cura natural. O extrato, em pó, as vagens inteiras e o açúcar de baunilha são as formas mais comuns que você vai encontrá-la, e estes podem ser adicionados a incontáveis ​​remédios caseiros benéficos a diferentes partes do corpo. Isto é devido à riqueza de nutrientes, compostos orgânicos exclusivos e antioxidantes que as vagens contêm, podendo, inclusive, serem usadas em preparações tópicas.

Benefícios da baunilha

Este ingrediente tem sido e continuará a ser um dos remédios mais confiáveis ​​na cura natural, bem como um dos sabores mais populares para o nosso paladar. Os benefícios da baunilha para a saúde podem ser atribuídos às suas várias propriedades medicinais como um antioxidante, afrodisíaco, febrífugo, antidepressivo, sedativo, anticarcinogênico, antibacteriano, anti-inflamatório, tranquilizante e relaxante.

1 – Saúde do coração

Uma pesquisa sobre o impacto cardiovascular da baunilha, particularmente de seu ingrediente ativo, a vanilina, tem mostrado que essa especiaria pode reduzir os níveis de colesterol no corpo. Isto é muito importante para as pessoas com alto risco de ataques cardíacos e derrames, pois pode ajudar a prevenir a aterosclerose, a inflamação nas artérias e coágulos sanguíneos.

2 – Previne doenças

A baunilha é rica em antioxidantes e possui propriedades antibacterianas, o que significa que este remédio pode proteger o sistema imunológico e causar um menor estresse oxidativo sobre o corpo, o que contribui para prevenção de diversas doenças.

3 – Combate o câncer

Uma das funções mais importantes dos antioxidantes é eliminar os radicais livres no corpo, que são criados como subprodutos naturais do metabolismo celular. Os antioxidantes presentes no extrato da baunilha, especialmente sua alta concentração de vanilina, pode prevenir os efeitos negativos dos radicais livres, como o câncer e doenças crônicas.

4 – Reduz a inflamação

Durante séculos, a baunilha tem sido utilizada em numerosas formas para aliviar a inflamação por todo o corpo. Isto é particularmente eficaz para a inflamação do fígado, que pode ocorrer por vários motivos. A vanilina é uma parte crucial dos efeitos benéficos desta especiaria, e pode ajudar a tratar doenças como artrite, gota e outras condições inflamatórias.

5 – Fortalece o cabelo

A baunilha é frequentemente incluída na higiene e produtos de beleza por causa de seus muitos efeitos sobre o cabelo e pele. Se você sofre de pontas duplas frequentes ou perda de cabelo, a aplicação de óleo essencial de baunilha diluído em outro óleo pode ajudar a fortalecer o cabelo e induzir o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo e uma estética mais agradável.

6 – Previne a acne

A natureza antibacteriana desta flor torna-a uma poderosa aliada na luta contra espinhas, pois pode eliminar a infecção subjacente e acelerar o processo de cicatrização da pele. Além disso, é capaz de reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne.

7 – Acalma a ansiedade e o estresse

O aroma de baunilha é conhecido por ter impacto diretamente no cérebro e induzir a calma. Portanto, seu extrato pode ser um dos melhores e mais acessíveis remédios naturais para ansiedade e estresse crônico.

8 – Ajuda a perder peso

Algumas pesquisas têm apontado que a baunilha auxilia na perda de peso, devido às suas propriedades de supressão do apetite. O extrato desta planta também é conhecido por tornar o metabolismo mais eficiente e efetivamente apoiar a perda de peso.

9 – Trata doenças respiratórias

Quando você está lutando contra uma tosse, resfriado ou infecção respiratória, qualquer tipo de analgésico ou substância anti-inflamatória pode ser útil. O extrato de baunilha pode ajudar a revestir a garganta, quando misturado com água quente, e proporcionar um efeito anestésico para a garganta. As propriedades antibacterianas também podem ajudar a eliminar a infecção subjacente ou doença, enquanto alivia a tosse e dores de garganta.

10 – Promove a digestão saudável

Há um certo número de maneiras que baunilha tem sido usada ao longo da história para otimizar a função digestiva. O aroma desta flor é conhecido para acalmar os sentimentos de náuseas, enquanto a infusão de baunilha pode acalmar a inflamação no intestino e prevenir o vômito, diarreia, cólicas e dor de estômago.

Mais informações

Se você pensou que a baunilha era propriedade exclusiva da culinária e que não poderia haver outros usos, certamente foi surpreendido com tantos benefícios para a saúde. Além da vagem ou favas, o óleo essencial de baunilha tem sido muito utilizado e é também muito benéfico à saúde.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: