10 dicas para lidar com a fibromialgia

Rudney Doenças 02-08-16 Fibromialgia, fibromialgia sintomas, o que é fibromialgia comentários

A fibromialgia é uma condição crônica que causa dores no corpo. Os médicos diagnosticam a fibromialgia com base nos sintomas do paciente e exame físico. Os pacientes experimentam dor e rigidez nos músculos. Apesar de não danificar as articulações ou órgãos, as dores constantes e a fadiga podem ter um impacto significativo na vida diária das pessoas com essa doença.

Sintomas da fibromialgia

A característica principal da fibromialgia é a dor muscular em todo o corpo, tipicamente acompanhada por:

– Fadiga
– Problemas do sono
– Ansiedade ou depressão
– Pontos dolorosos específicos
– Dor de cabeça
– Problemas de memória e de concentração

Causas da fibromialgia

Existem muitas teorias sobre as causas da fibromialgia, mas a causa exata ainda é desconhecida. Alguns médicos acreditam que os desequilíbrios hormonais ou químicos podem estar relacionados. Outros sugerem um evento traumático ou estresse crônico pode aumentar a susceptibilidade de uma pessoa. A maioria dos especialistas concordam que a fibromialgia provavelmente resulta de uma combinação de fatores, ao invés de uma única causa.

Outro importante fator que pode estar relacionado a esse problema é a genética, já que a fibromialgia é muito recorrente em pessoas de uma mesma família.

Dicas para lidar com fibromialgia

Desestressar

O estresse pode desencadear os sintomas da fibromialgia. Minimizar o estresse pode melhorar a sua qualidade de vida. Algumas formas comprovadas de prevenir o estresse são praticar ioga, meditação, exercícios físicos e dormir bem. Respirar profundamente e expirar lentamente também pode ajudar. Manter-se em atividades mentais que você gosta ou que fazem você se sentir melhor também pode ajudar.

Exercite-se regularmente

Praticar exercícios regulares de baixa intensidade, como caminhar, pedalar ou exercícios aquáticos, é um dos melhores tratamentos para a fibromialgia. Eles ajudam a diminuir a dor e rigidez, reduzir o estresse, e podem aumentar a sua sensação de controle sobre fibromialgia. Você também pode dormir melhor. Fale com o seu médico ou um fisioterapeuta sobre um bom programa de exercícios para você.

Esticar mais, doer menos

Alongamentos diários podem ajudar suas articulações a mover-se mais facilmente. Concentre-se em grandes grupos musculares: panturrilhas, coxas, quadris, costas e ombros. Mantenha o alongamento por 30 segundos. Pare se doer e procure ajuda de um especialista inicialmente.

Evitar o consumo de cafeína

A cafeína pode agravar o estresse, tanto físico como psicologicamente. Ele estimula o coração e o sistema nervoso central, e pode aumentar o nervosismo, ansiedade e insônia. Cuidado também com outros alimentos que contém cafeina, como o chocolate, refrigerantes e alguns chás.

Tire um tempo para você mesmo

A fibromialgia pode representar problemas de saúde exclusivos e tornar a vida complicada. Então, tire um tempo para si mesmo todos os dias, como parte do seu tratamento. Pode se dedicar a um hobby, ouvir música, descansar, ler ou fazer qualquer outra coisa que faça você se sentir bem. Isso ajuda a trazer mais equilíbrio à sua vida, vai ajudá-lo a combater o estresse e aumentar a sua energia para as tarefas do dia.

Anote suas tarefas do dia

Se a fibromialgia está prejudicando o seu foco ou a memória, mantenha uma caneta e papel à mão. Anote suas tarefas diárias, escreva sobre tópicos que deseja falar com o seu cônjuge ou familiares, mantenha listas de compras, nomes de amigos, números de telefone importantes e endereços em um caderno para levar com você.

Falar sobre seu problema

A fibromialgia coloca pressão sobre você e aqueles ao seu redor. A comunicação nem sempre é fácil, mas seus entes queridos precisam saber o que piora os sintomas e o que te faz sentir-se melhor. Tente se concentrar em um problema e procurar soluções. E não tenha medo de pedir ajuda de amigos ou familiares.

Faça de seu quarto um santuário do sono

Se você não está conseguindo descansar adequadamente, faça mudanças em seu quarto. Mantenha o quarto escuro, silencioso, fresco e livre de distrações. Mantenha um horário regular de sono e evite usar o computador, celular ou assistir TV até tarde da noite. Em vez disso, relaxe com música ou um banho quente antes de dormir.

Escreva um diário sobre a fibromialgia

Manter o controle de eventos, atividades, sintomas e alterações de humor pode ajudá-lo a assumir o controle da fibromialgia. Isso ajuda e fazê-lo ciente de quando os sintomas começam e, ao longo do tempo, o que pode estar desencadeando-os. Depois, você pode trabalhar para eliminar esses gatilhos ou aprender estratégias de enfrentá-los e diminuir seu impacto sobre sua vida.

Junte-se a um grupo de apoio

Os grupos de apoio podem desempenhar um papel importante na vida de pessoas com uma doença crônica. Seja pessoalmente ou online, eles oferecem um lugar seguro para falar com outras pessoas que podem compartilhar suas frustrações, preocupações e experiências. Os grupos de apoio prestam ajuda emocional, informações e dicas para lidar com seu problema.

Mais informações

A fibromialgia pode afetar muita a vida das pessoas que sofrem da doença e até mesmo das que estão a seu redor diariamente, por isso, buscar formas de ajudar a aliviar seus sintomas e ter uma melhor qualidade de vida é sempre uma boa ideia. Converse com seu médico sobre outras maneira de conviver com esse problema.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: