10 dicas de como controlar a ansiedade por comida

Rudney Dicas Saúde 07-12-15 Ansiedade, como controlar a ansiedade por comida, remedio para ansiedade de comer comentários

Há pessoas mais vulneráveis ​​ao estresse ou ansiedade, o que muitas vezes gera preocupações excessivas e um impulso descontrolado por comida. Isso também ocorre com pessoas que tentam fazer dietas, e é chamado de ansiedade por comida. Por isso, é comum a expressão: “Quando estou ansioso eu não consigo parar de comer”.

O problema é quando nós comemos, porque estamos angustiados, deprimidos, estressados, etc, procuramos nos alimentos uma forma de buscar um alívio momentâneo das emoções negativas ou preocupações. Isso pode trazer um curtíssimo alívio das situações frustantes, mas que logo depois vem acompanhada de uma terrível sensação de culpa, o que faz a pessoa comer novamente, tornando-se um vício.

A primeira coisa que essas pessoas devem fazer é averiguar as causas que geram esses transtornos e tentar evitá-las, essa é uma das melhores formas de como controlar a ansiedade por comida.

Dicas para combater a ansiedade por comida

Veja dicas de como controlar a ansiedade por comida para evitar o ganho de peso e conseguir seguir sua dieta de emagrecimento.

1 – Beba mais líquidos

Qualquer tipo de líquido pode ajudar a se sentir mais satisfeito. Tomar um ou dois copos de água antes das refeições também ajuda a termos menos fome, essa é uma das melhores maneiras de como controlar a ansiedade por comida.

2 – Evita alimentos excitantes

Evite bebidas excitantes, como o café, chá, chocolate em excesso e alimentos com açúcar refinado. Estes alimentos aumentam os nossos níveis de adrenalina, o que funciona para aumentar a ansiedade.

3 – Consuma mais fibra

Os alimentos ricos em fibras vão fazer você se sentir mais saciado e, portanto, fazer com que tenha menos fome e ansiedade. Alguns alimentos ricos em fibras são sementes, cereais, frutas e verduras.

4 – Alimentos com triptofano

Proteínas de origem animal (carne, peixe ou ovos), leite, banana, abacaxi e nozes contêm triptofano, que tem efeito calmante. O triptofano é um aminoácido que é transformado em serotonina, um hormônio que proporciona bem-estar e ajuda no controle do apetite.

5 – Vitamina B6

A vitamina B6 está envolvida nos ciclos metabólicos para formar serotonina a partir de triptofano. Portanto, ajuda a evitar crises de irritabilidade e ansiedade. Alimentos ricos nessa vitamina incluem a carne de frango, carne bovina, bacalhau, salmão, atum, anchova, pimentão, espinafre, ervilha, inhame, brócolis, germe de trigo, grão de bico, lentilha e soja.

6 – Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos (pão, massas, arroz, cereais, bolachas, batatas, lentilhas) também ajudam a aumentar a quantidade de serotonina. É aconselhável que você consuma este tipo de carboidrato de origem integral por conter fibras e, acima de tudo, por ter um baixo índice glicêmico. Isto significa que os níveis de glicose no sangue não vão aumentar tão rapidamente o que pode gerar a sensação de fome.

7 – Magnésio

Uma boa oferta de magnésio é importante para acalmar o nervosismo e a ansiedade. Para isso, como mais amêndoas, avelã, amendoim, sementes de abóbora, espinafre, alcachofra, aveia cozida, banana, ameixa, abacate, iogurte e gérmen de trigo.

8 – Faça mais refeições ao dia

Estar de dieta não significa ficar sem comer ou passar fome, mas comer corretamente e não passar muito tempo sem comer entre as refeições. O ideal é fazer cinco vezes por dia. No entanto, devemos distinguir a fome e a ansiedade de por comer.

9 – Dormir bem

Um estudo da Universidade de Chicago (EUA), mostrou que dormir uma média de 6 horas a cada noite pode aumentar os níveis de cortisol, o que faz com que tenhamos mais fome. Como se isso não bastasse, a falta de sono também aumenta os níveis de grelina, um hormônio que provoca aumento do apetite. A boa notícia é que, depois de uma noite de sono os níveis de cortisol e gelina ficam novamente equilibrados, assim como a ansiedade e o estresse. Os médicos recomendam dormir 7 a 9 horas.

10 – Exercício físico

Para controlar a ansiedade não há nada melhor que a atividade física regular, feita pelo menos, 5 vezes por semana. Essa é uma ótima dica de como controlar a ansiedade por comida.

Mais informações

Em suma, para muitas pessoas, a comida torna-se uma maneira de amenizar a ansiedade e uma forma de atenuar os sentimentos de nervosismo e tensão. No entanto, essa ansiedade por alimentos pode não só causar ganho de peso, mas também aumentar os níveis de colesterol e comprometer outros aspectos da saúde.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: