10 chás para espantar a insônia e dormir bem

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 26-02-16 como dormir bem, Dormir bem, insonia, remédio para dormir comentários

Dormir bem, mais do que um prazer é uma necessidade humana. No entanto, algumas pessoas têm problemas sérios para pegar no sono. Felizmente, existem alguns chás que ajudam a relaxar e ter um merecido descanso, evitando a insônia naturalmente.

O uso de ervas para fins medicinais é a forma mais antiga de cura conhecida pela humanidade e seu uso foi contínuo durante todas as culturas ao longo da história. Através do tempo e de estudos, foi descoberto que certas plantas podem ser utilizadas como remédios para uma ampla gama de doenças, incluindo para tratar a insônia.

Os chás para o sono são eficazes porque se tratam de uma bebida quente que têm um efeito relaxante, o que ajuda a preparar o corpo para o sono. As infusões podem ser feita a partir de uma variedade de ervas, que funcionam de forma diferente para você dormir bem.

Chás para dormir bem

De acordo com um artigo publicado na revista Sleep Medicine, a valeriana é um indutor natural do sono. O extrato dessa planta é um sedativo natural que relaxa o sistema nervoso.

Valeriana

Além disso, resultados de estudos têm sugerido que a valeriana reduz a ansiedade e diminui o tempo que uma pessoa demora para adormecer. Aparentemente também faz dormir mais tranquilamente e evita que desperte durante a noite.

Folhas de maracujá

O maracujá age como um poderoso anti-estressante que irá ajudar a ter evitar pensamentos e preocupações que afastam o sono. Você pode prepara-lo fervendo um litro de água com 5 ou 6 folhas de maracujá e depois beber minutos antes de deitar.

Tília

Este chá também pode ajudá-lo a dormir bem. Esta infusão, feita com flores dessa planta tem propriedades espasmódicas e relaxantes, eficazes para reduzir o nervosismo e estresse. Ferva um litro de água com duas colheres de sopa dessas flores e beba pouco antes de ir para a cama.

Camomila

Além de ser eficaz no tratamento de problemas digestivos, um estudo publicado no Jornal Oficial da Sociedade Internacional de Medicina Complementar, revelou que a camomila também é um calmante e indutor do sono.

Ginseng

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), o ginseng trabalha com efeitos relaxantes e revigorantes. Isto se deve a um ingrediente ativo dessa raiz, chamado ginsenosídeo, que ajuda a relaxar e combater o estresse, que é uma das principais causas da insônia.

Melissa

Se você não consegue dormir bem devido ao nervosismo, a melissa ou erva-cidreira pode te ajudar porque contribui para o equilíbrio do sistema nervoso central. Além disso, essa planta medicinal ajuda a acalmar, relaxar e induzir o sono naturalmente.

Lavanda

Outra opção para dormir bem é o chá de lavanda. Um estudo publicado na Clinical Psychopharmacology Internacional, em 2010, descobriu que o óleo de lavanda teve uma influência benéfica sobre a qualidade e duração do sono das pessoas estudadas. Você pode inalar esse óleo como aromaterapia, ou ingerir o chá desta planta.

Alecrim

Apesar de ser uma planta amplamente utilizada na gastronomia como erva aromática, também são atribuídos a ela vários benefícios como o relaxamento muscular e melhora do sono. Isto ocorre pela presença de certos óleos, flavonoides, fenóis e minerais, que ajudam a aliviar as tensões e a ansiedade, o que contribui para melhora do sono.

Hortelã

Além de eliminar o mau hálito, esta planta também é recomendada para combater o estresse e ansiedade devido ao seu efeito sedativo, e também influencia na melhora do sono. Coloque as folhas de hortelã em um copo de água fervente e tome cerca de 10 minutos antes de dormir.

Capim limão

O chá de capim limão é um ótimo remédio para combater a insônia, pois tem propriedades calmantes e relaxantes que melhoram a qualidade do sono.

Mais informações

Embora esses chás produzam efeitos positivos sobre o corpo, é importante consultar um especialista se você tem problemas persistentes com insônia ou outro distúrbio do sono. Manter uma boa rotina de sono é essencial para ter uma boa qualidade de vida e longevidade.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: