10 benefícios para a saúde de reduzir o consumo de açúcar

Rudney Dicas Saúde 19-12-16 açúcar, os males do açucar comentários

O açúcar tornou-se uma das prioridades globais para a nutrição. Grandes instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS) pediram para reduzir o seu consumo e recomendam que os governos tomem medidas para tornar os produtos açucarados menos palatáveis.

O açúcar não é um nutriente essencial e existem diversas evidências de que pode realmente ser prejudicial e contribuir para o excesso de peso, obesidade e cárie dentária. De acordo com a OMS, a recomendação é que o consumo de açúcar seja inferior a 5%, que é o equivalente a cerca de 6 colheres de chá ou cerca de 25 gramas de açúcar. Essas são as recomendações para um adulto com um índice de massa corporal normal.

Esta recomendação não se refere apenas ao açúcar que comemos quando adoçamos um suco, café, chá… mas todos os monossacarídeos (tais como glicose e frutose) e dissacarídeos (como a sacarose ou açúcar de mesa) consumidos, que estão presentes em vários vários alimentos industrializados, como refrigerantes, doces, bolos, sorvetes, etc.

A OMS coloca alguns exemplos: uma colher de sopa de ketchup contém cerca de 4 gramas de açúcar e uma lata de refrigerante pode conter até 40 gramas de açúcar.

Benefícios de reduzir o consumo de açúcar

Os males do açúcar são bem conhecidos, mas quais as vantagens para o corpo de reduzir a quantidade de açúcar que você come regularmente? Conheça esses incríveis benefícios abaixo e tente reduzir a quantidade de sua dieta diariamente:

1 – Perda de peso

Este é talvez o mais conhecido de todos. O consumo de açúcar ou bebidas açucaradas é um fator determinante no sobrepeso e obesidade. Você também estará diminuindo a ingestão de calorias vazias, que por sua vez, não têm nenhum valor nutricional e fazem você ganhar peso.

2 – Menor risco de doenças cardiovasculares

Reduzir o peso e é um fator chave para uma melhor saúde cardiovascular. Mas esse não é o único benefício. O consumo de açúcar afeta outras variáveis, como a pressão arterial e a presença de lipídios no sangue como triglicerídeos ou colesterol LDL e total. Como já falamos em outras ocasiões, altos níveis de colesterol LDL (mau colesterol) aumenta o risco de doenças cardiovasculares. O açúcar, juntamente com gorduras trans, é um dos piores inimigos para a saúde cardiovascular.

3 – Regula o apetite

O consumo de alimentos açucarados gera uma resistência à leptina, um hormônio envolvido na regulação do apetite. Ao reduzir a quantidade de açúcar na dieta essa resistência é revertida e nosso apetite vai ser devidamente regulamentado.

4 – Melhora o paladar

Ao seguir uma dieta pobre em açúcar somos capazes de restaurar os limiares de percepção de sabores. Assim como parar de fumar é capaz de melhorar o olfato e apetite, pessoas que reduzem o consumo de açúcar são capazes de perceber mudanças significativas após 2-3 meses, percebendo doces até 40% mais do que aqueles que continuam a consumir açúcar.

5 – Maior expectativa de vida

Parece lógico pensar que, com as melhorias e prevenções acima, vamos desfrutar de uma maior qualidade e expectativa de vida. Mas se isso não bastasse, há também indícios de níveis bioquímicos que sugerem que uma dieta com baixo teor de açúcar poderia ser um dos fatores que aumentam a longevidade.

6 – Reduz o risco de diabetes

Segundo um estudo da Universidade da Califórnia (EUA), realizado com crianças que reduziram suas ingestões de açúcares, todas elas diminuíram dramaticamente o risco de contrair a diabetes, bem como o seu nível de açúcar no sangue e os níveis de insulina foram normalizados. E, embora o estudo foi realizado em crianças, há diversas razões para acreditar que esses mesmos benefícios sejam estendidos para adultos.

7 – Ajuda a reduzir a pressão arterial

Diversos estudos já mostraram que o consumo excessivo de açúcar pode aumentar a pressão arterial, o que pode levar a hipertensão.

8 – Reduz a ansiedade

Às vezes nos sentimos ansiosos, porque precisamos de um doce. No entanto, o consumo excessivo de açúcares processados, por si só está associado com altos níveis de ansiedade e irritabilidade.

9 – Reduz inflamações e acne

Uma das primeiras recomendações de dermatologistas é reduzir o consumo de gorduras e açúcares no tratamento da acne, pois tem um efeito inflamatório que promove o desenvolvimento da acne.

10 – Melhora a digestão

Devido ao aumento da glicose no sangue, o nosso sistema digestivo pode ser afetado por problemas tais como a diarreia, prisão de ventre e azia. Se o nosso sistema digestivo falha, isso significa que os nutrientes dos alimentos não são totalmente absorvidos pelo organismo.

Mais informações

Todos estes efeitos, cientificamente estudados, são grandes razões para reduzir o açúcar da dieta. Esses benefícios podem ser percebidos a curto ou longo prazo e, com certeza, irão melhorar sua qualidade de vida. Uma dica muito importante para reduzir o consumo de açúcar é começar devagar e ir reduzindo seu consumo gradativamente.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados:
    Contador de Visitas