10 benefícios importantes das amoras para a saúde

Davi Alimentos Saudáveis, Frutas 02-01-16 amoras, benefícios das amoras, Saúde comentários

As amoras são frutinhas deliciosas, pequenas e carnudas. Se estima que no mundo existem 300 espécies diferentes e são muito comuns em lugares quentes e temperados da Ásia, África e América.

Por seu sabor e versatilidade tem sido utilizada como sobremesas, pastéis, batidas e muitas outras receitas. Sem dúvida, também é valorizada por sua riqueza nutricional e qualidades medicinais que proporcionam muitos benefícios ao organismo.

Entre suas principais vitaminas se destacam a C e a E que atuam como poderosos antioxidantes, além disso, tem um pigmento flavonoide denominada de antocianina que é a responsável por seu poder anti-inflamatório.

Existem várias razões pelas quais todos deveríamos consumir as amoras com mais frequência. Portanto hoje, nós vamos conhecer os melhores benefícios das amoras para a saúde.

Estimula a digestão

Ao proporcionar nutrientes como a vitamina K, vitamina B6, niacina e riboflavina, essas pequenas frutas também ajudam a melhorar os processos digestivos.

Suas propriedades favorecem a decomposição dos alimentos difíceis de digerir, como as proteínas, as gorduras e carboidratos.

Por outro lado, também contém uma quantidade significativa de fibra, a qual estimula a limpeza dos intestinos e cólon, evitando a constipação.

Melhoram a saúde cardiovascular

Graças às antocianinas, uma enzima vegetal com ação antioxidante e anti-inflamatória, as amoras são grandes aliadas da saúde cardiovascular.

O seu consumo ajuda a regular os níveis de colesterol alto, aumentando o chamado colesterol bom.

10 benefícios importantes das amoras para a saúde-1

Também proporciona uma quantidade significativa de ferro, um composto essencial para a produção de hemoglobina no sangue. Graças a esse, facilita a circulação e aumenta a capacidade de transportar o oxigênio para as células do corpo.

Além disso, dadas às suas quantidades significativas de magnésio, manganês e em especial, potássio, são boas para controlar a pressão arterial.

Reduz o risco de acidente vascular cerebral

Por suas propriedades para manter a boa saúde cardiovascular, não é estranho que ingeri-las também ajude a reduzir o risco de derrame cerebral.

Nesse caso, também vale mencionar que contém um poderoso antioxidante conhecido como revesratrol, que seria o principal agente para evitar o dano no sistema vascular.

Fortalece o sistema imunológico

Essas frutinhas proporcionam uma quantidade significativa de vitamina C e outros antioxidantes que fortalecem as defesas do organismo para prevenir enfermidades e infecções.

Sua ingestão é recomendada para evitar doenças como a gripe, o resfriado ou a asma, entre outros.

Previnem o envelhecimento prematuro

A vitamina C e E, assim como a ação antioxidante das antocianinas, são fundamentais para deter o dano oxidativo causado pelos radicais livres e, portanto, para prevenir o envelhecimento prematuro.

10 benefícios importantes das amoras para a saúde-2

Podem prevenir o câncer

Por serem frutas tão ricas em propriedades antioxidantes não é estranho que estejam dentro do amplo catálogo de alimentos com um possível efeito anticancerígeno.

As antocianinas, o revesratrol, as vitaminas A, C e E, entre outros componentes, teriam um efeito positivo na inibição do crescimento de vários tipos de células malignas.

Somado a isso, também podem neutralizar as doenças de origem bacteriana, diabetes, inflamação e enfermidades neurológicas.

Protegem a visão

Embora uma boa visão dependa de muitos fatores e hábitos, o consumo regular desse alimento poderia ajudar a protegê-la de enfermidades.

Sua contribuição de zeaxantina, um poderoso carotenoide, ajuda a manter a saúde da retina e evita que os raios UV do sol causem dano.

Ajudam a regular o pH do sangue

As amoras favorecem a remineralização do organismo graças a sua riqueza em minerais alcalinos que ajudam a regular o pH do sangue, beneficiando os doentes por organismos acidificados.

Combatem a retenção de líquidos

Por seu efeito anti-inflamatório e riqueza em minerais, esses também tem um efeito diurético que pode ajudar a combater a retenção de líquidos.

10 benefícios importantes das amoras para a saúde-3

São boas para pacientes com artrite

Sua ação anti-inflamatória e antioxidante faz com que ela seja aconselhada para aquelas pessoas que padecem de artrite. Ingeri-las ajuda a controlar a dor e poderia deter o dano que as articulações sofrem por causa dessa enfermidade.

Conclusão

Em conclusão, ingerir de forma regular essas pequenas frutas é uma forma natural e deliciosa de manter o corpo saudável.

Sempre se recomenda ingeri-las em sua forma crua e fresca, embora também se possa desfrutas em:

– Sucos e batidas
– Saladas de frutas
– Doces
– Pastéis
– Gelatina

Como podemos ver, as amoras são muito versáteis e proporcionam benefícios incríveis para a saúde, portanto, é importante consumi-las com regularidade e aproveitar todos os seus benefícios.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: