10 benefícios do iogurte para a nossa saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 10-12-15 beneficios do iogurte, iogurte, iogurte caseiro comentários

O iogurte é um alimento consumido por muito tempo e é conhecido por ser um alimento funcional cheio de benefícios para a saúde. Este alimento é obtido através da fermentação bacteriana do leite, o seu sabor e a textura é devido à conversão da lactose em ácido láctico.

Suas bactérias utilizam lactose (açúcar do leite) para obter energia e, como resultado, se produz o ácido láctico, responsável ​​pelo seu sabor característico. Devido ao aumento da acidez, as proteínas do leite precipitam, por isso o iogurte tem uma textura mais sólida que o leite.

Seu valor nutritivo é elevado: ele fornece cálcio, vitaminas A e B e vários minerais. Uma xícara de iogurte natural, em comparação com leite integral, tem em sua composição mais cálcio e proteína de alto valor biológico.

Atualmente, o iogurte é feito com diferentes tipos de leite, frutas e possui diversos sabores, mas todos eles exigem a presença de micro-organismos saudáveis que ajudam o organismo a funcionar corretamente. Conheça agora os benefícios do iogurte para a saúde humana.

Benefícios iogurte

O iogurte sempre foi um alimento presente na dieta humana. A existência de suas bactérias (Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus) é decisivo para a contribuição das propriedades e benefícios deste alimento.

Combate a diarreia

Estima-se que a cada ano mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com diarreia devido à falta de higiene na alimentação, entre outras causas. Pesquisas têm mostrado que algumas das bactérias presentes no iogurte têm a capacidade de reduzir o risco de diarreia.

Regular a microflora intestinal

As bactérias saudáveis ​​do iogurte ajudam no processo de digestão correta, absorção de certos alimentos e para estimular o sistema imunológico, principalmente por combater a proliferação de bactérias patogênicas. A microflora intestinal, é muitas vezes alterada por vários fatores, como mudanças na dieta, estresse, álcool e tratamentos com antibióticos.

Verificou-se que os probióticos dos produtos lácteos têm essa facilidade para restaurar o equilíbrio da flora intestinal, prevenindo que bactérias nocivas se proliferem e desenvolvam várias doenças no corpo.

Reduz o colesterol

Consumir produtos probióticos como iogurte não só ajuda a melhorar os males digestivos, mas também consegue manter o colesterol em boas condições. Um estudo realizado pela American Heart Association, descobriu que tomar este alimento todos os dias pela manhã ajuda a reduzir o colesterol no sangue.

Grande fonte de cálcio

Diariamente há perdas deste mineral em nosso corpo, que devem ser reabastecidas através da dieta. O cálcio presente no iogurte é dissolvido em ácido láctico e, portanto, torna-se mais absorvível para o nosso sistema digestivo, o que facilita sua absorção pelo corpo. Além disso, contém magnésio e fósforo, minerais indispensáveis para manter os ossos saudáveis.

Protege o estômago

Entre as doenças digestivas mais comuns na população está a úlcera e a gastrite. Este tipo de condição está relacionada com a presença de uma bateria chamada Helicobacter pylori, que faz com que o corpo não funcione adequadamente. Os lactobacillus do iogurte ajudam a proteger a mucosa gástrica, por isso, é ideal para prevenção dessas condições.

Alivia a intolerância à lactose

Muitas pessoas em todo o mundo sofrem de intolerância à lactose. Em muitos dos casos, essa intolerância é causada por deficiência de uma enzima chamada lactase, responsável pela digestão de lactose (açúcar) do leite e outros produtos lácteos.

No entanto, vários estudos científicos revelaram que certos lactobacilos encontrados no iogurte são capazes de digerir a lactose e facilitar a digestão deste açúcar em pessoas com intolerância.

Previne o câncer

O iogurte também tem a capacidade de diminuir o risco de vários tipos de câncer. A regulação da flora intestinal promovida pelos microrganismos saudáveis ​​deste alimento fortalece nosso sistema imunológico que é o mecanismo que tem o efeito antitumoral.

Combate o sobrepeso e obesidade

Graças a várias propriedades do iogurte, é possível perder peso de forma saudável. A substituição de determinados alimentos por este laticínio ajuda a combater a obesidade, pois seus ingredientes proporcionam saciedade e diminuem o apetite.

Previne infecções vaginais

A infecção vaginal é um problema comum entre as mulheres. Estudos indicam que uma porção de iogurte a cada dia pode reduzir o risco de infecções vaginais.

Reduz o risco de diabetes

Graças às propriedades e benefícios do iogurte é possível combater o risco de diabetes tipo 2. Um estudo realizado na Universidade de Harvard, verificou que a ingestão de 28 gramas de iogurte por dia pode reduzir em 18% o risco de desenvolver esta doença.

Mais informações

É importante que você considere que nem todos os iogurtes são iguais, e que fornecem todos os benefícios acima. É sempre aconselhável fazer seu próprio iogurte, sem aditivos e conservantes comerciais, no entanto, se você precisa comprar um iogurte, pode escolher um iogurte natural sem açúcar, e adicione uma fruta na hora de consumi-lo.

Este Post te ajudou?
  
  • quais os beneficios do acido latico obtido no iogurte natural para a saude
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: