10 benefícios da cenoura para a beleza e saúde

Rudney Alimentos Saudáveis, Vegetais 01-07-15 Alimentos saudáveis, benefícios da cenoura, cenoura comentários

A cenoura é um alimento amplamente utilizado, pois oferece muitas possibilidades na cozinha e vai bem com muitos outros alimentos, sem falar no delicioso suco de cenoura. Além de serem saborosas, as cenouras são ricas em fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes naturais e possuem baixo teor em gordura, o que as torna um alimento especial para tratar diversos problemas de saúde sem nos preocuparmos com a balança.

A cenoura é um vegetal que, além de proporcionar um sabor doce para muitos de seus pratos e dar-lhes um toque de cor, é realmente boa para o seu corpo por causa da quantidade de substâncias benéficas que fornece. Além disso, seus nutrientes e as vitaminas da cenoura ajudam a fortalecer o sistema imunológico e ainda mantêm a pele saudável, olhos, sistema digestivo e até mesmo seus dentes e gengivas em perfeito estado.

É extremamente rica em vitamina A, e por ser um raiz que absorve os nutrientes do solo onde é cultivada, é uma grande fonte de sódio, enxofre, cloro e iodo. Conheça 10 benefícios da cenoura, que te incentivarão a inclui-la regularmente em sua dieta.

1 – Protege a saúde do seu coração e artérias

A cenoura é rica em caroteno, e inclui-la regularmente na dieta, ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco e contribui para o bom estado de suas artérias.

Além disso, é uma ótima maneira de reduzir seus níveis de colesterol, pois contém fibras solúveis, o que faz com que seu corpo não absorva todo o colesterol que vem dos alimentos, o que previne o entupimento das artérias e evita doenças do coração, ataque cardíaco ou derrame.

2 – Reduz o risco de câncer

O consumo regular de cenoura pode proteger contra certos tipos de câncer, como câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de cólon. A razão para esta redução no risco destes cânceres, é devido a uma substância produzida pelas próprias cenouras que as ajuda a se proteger de doenças fúngicas, antes de serem colhidas para consumo.

3 – Cuida dos olhos

As cenouras são ricas em beta-caroteno, substância que é convertida em vitamina A quando metabolizada no fígado, e é muito necessária para manter a saúde dos seus olhos. Além disso, esta substância protege contra a degeneração macular, cataratas relacionadas com a idade e glaucoma.

4 – Boa para a pele

As melhores propriedades da cenoura são devido a alta quantidade de vitamina A e antioxidantes, que protegem a pele dos danos causados pelo sol, além de proteger contra o envelhecimento prematuro ou outros problemas como acne, pele seca e manchas na pele.

As consequências de uma deficiência de vitamina A podem levar a problemas como pele seca, fraqueza em seu cabelo e até mesmo em suas unhas, por isso o consumo regular de cenouras em sua dieta diária pode ser seu melhor e mais natural segredo de beleza.

5 – É uma grande fonte de antioxidantes

O alto nível de beta-caroteno da cenoura fornece propriedades antioxidantes que protegem seu corpo da ação destrutiva dos radicais livres, que são produzidos por alguns agentes de causas externas, como poluição ou internos, como próprio metabolismo dos alimentos. Os radicais livres atacam as células e tecidos, que produzem alterações que facilitam o aparecimento de doenças degenerativas e envelhecimento prematuro.

6 – Combate infecções

Cenoura tem um poderoso efeito anti-séptico, por isso, seu consumo faz com que as membranas das suas células fiquem saudáveis ​​e você fique protegido contra todos os tipos de infecções.

7 – Mantém em bom estado de seus dentes e gengivas

Comer cenouras cruas, além de seu excelente sabor, ajuda a produzir uma quantidade significativa de saliva, que estará ajudando a manter fortes e em bom estado de seus dentes e gengivas. Por exemplo, mastigar uma cenoura depois de comer, ajuda a matar os germes nocivos que podem estar na boca, limpa os dentes, remove restos de alimentos que foram deixados entre os dentes e previne a cárie.

8 – Depurativa

A vitamina A presente na cenoura, ajuda o fígado a eliminar toxinas do organismo, ajudando os processos metabólicos. Além disso, a cenoura é um alimento alcalinizante que purifica o chumbo no sangue.

9 – Protege o sistema digestivo

A cenoura protege seu sistema digestivo de duas formas: por um lado, previne úlceras do estômago, e também protege seu intestino, regulando seu ritmo intestinal e combatendo o problema de prisão de ventre.

10 – Previne a anemia

Pelo seu alto teor de ferro e de ácido fólico, a cenoura favorece a formação de células vermelhas do sangue, evitando assim a anemia. Por este motivo, e por causa do seu elevado teor de cálcio, a sua utilização é muito adequada para as mulheres grávidas.

Mais informações

Estas são apenas 10 razões para acrescentar mais cenoura em sua dieta diária, mas este alimento contém ainda muito mais propriedades benéficas para a nossa saúde, além disso, possui quase nenhuma contra-indicação. A cenoura é muito conhecida por suas propriedades para cuidar da pele, assim como outros nutrientes que você pode conhecer em nossa matéria sobre os 10 nutrientes importantes para manter a pele saudável.

Este Post te ajudou?
  
  • quais os benefícios da cenoura para a beleza?
  • os 10 benefícios da cenoura
  • cenoura para a bele
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: