10 alimentos saudáveis que devemos comer todos os dias

Rudney Alimentos Saudáveis, Destaque 29-12-14 alimentação saudavel, Alimentos saudáveis, dieta saudável comentários

Gostaria de seguir uma dieta saudável, mas não sabe por onde começar? Você pode fazer isso trazendo para sua mesa alguns alimentos com propriedades benéficas amplamente reconhecidas, como vegetais folhosos, grãos integrais, gengibre, cúrcuma e maçãs. Assim, o corpo terá uma abundância de nutrientes essenciais que beneficiam a saúde em geral.

Aqui estão alguns alimentos que devem ser consumidos com mais frequência.

1) Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria da verdadeira saúde. Enriquecer sua dieta diária com cúrcuma não é tão complicado, de fato, com o seu sabor delicado, se adapta a cor e sabor de muitos pratos. Por exemplo, arroz, smoothies, sopas, pães e legumes, combinado com outras especiarias. Dentre seus tantos benefícios para saúde estão: antisséptico e antibacteriano natural, reduz o risco de leucemia infantil, desintoxicante para o fígado, prevenir e retardar a doença de Alzheimer, anti-inflamatório e analgésico natural, acelera o metabolismo, tratar depressão, entre muitos outros.

2) Maçã

Uma maçã por dia mantém o médico longe e pode salvar muitas vidas, devido à sua função de proteção contra o acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Os nutrientes presentes na maçã, tornam o fruto mais completo. Em uma maçã estão em perfeito equilíbrio, água, fibras, proteínas, açúcares naturais das frutas e minerais. A maçã tem propriedades diuréticas e anti-anêmicas. Ela também ajuda a regular a função intestinal.

3) Alho

O alho não é somente um alimento, mas também um verdadeiro remédio natural, útil na luta contra muitas doenças que podem afetar o nosso corpo, embora seu sabor não seja muito agradável para todos. Em qualquer caso, com o consumo frequente de alho em pequenas quantidades, já podemos apreciar as suas propriedades benéficas como seu poder antibiótico, antisséptico, na prevenção do câncer de próstata e de cólon, ajuda a perder peso, reduzir o colesterol LDL (ruim), previne gripes e resfriados…

4) Cebola

Tal como o alho, a cebola sempre foi considerada um alimento como poder medicinal. A cebola tem propriedades antibacterianas e anti-anêmicas. Ela também ajuda no trabalho dos rins e, por conseguinte, reduz o nível de glicose no sangue, uma característica benéfica para os diabéticos. É um dos remédios mais populares e tradicionais em casos de gripes e resfriados.

5) Couve e couve-flor

Couve e couve-flor estão entre as verduras mais nutritivas. A família da couve têm, geralmente, propriedades anti-inflamatórios significativas. A inflamação é a principal causa de doenças como a artrite, doença do coração e doenças auto-imunes, as quais também podem ser associadas à desnutrição.

6) Sementes

Muitas sementes são ricas em diversos nutrientes importantes, tais como ácidos graxos, proteínas e sais minerais. Sementes de sésamo, por exemplo, distinguem-se por o seu teor de cálcio, sementes de gergelim, sementes de abóbora, girassol, linhaça, chia e de cânhamo são outras ótimas opções para o consumo. Use-as para enriquecer pães, milk shakes, como um lanche e saladas.

7) Frutos secos

Para um lanche saudável combine frutos secos, especialmente avelãs, nozes e amêndoas. As amêndoas são uma rica fonte de cálcio, vitamina E e magnésio. Por seu conteúdo de magnésio, as amêndoas são especialmente recomendadas para aqueles que sofrem de estresse, fadiga e tensão pré-menstrual. Uma pequena porção de amêndoas por dia contribui para nossas necessidades de proteínas.

8) Vegetais de folhosos

Vegetais folhosos estão entre os alimentos que todos nós devemos aprender a consumir mais, pois são ricos em vitaminas e minerais. A maneira mais fácil de enriquecer a nossa dieta com vegetais de folhas verdes está na preparação de saladas ou adicionadas a smoothies.

9) Gengibre

O gengibre é uma planta herbácea de origem oriental. Tem o poder de melhorar a digestão, reduzir a sensação de náusea, prevenir e aliviar os sintomas do resfriado, aliviar dores de garganta e tosse.

10) Cereais integrais

Temos de aprender a consumir mais cereais e escolher em especial os pseudo-cereais e grãos integrais, que são grande aliados na redução do peso (por causar saciedade e reduzir a fome), diminuir o colesterol, reduzir o riscos de alguns cânceres, (como de intestino e de estômago) e ajudar o intestino. Escolha entre a cevada, espelta, centeio, arroz, trigo sarraceno, quinoa, painço e amaranto.

Mais informações

Além dessas dicas de alimentos saudáveis, para cuidar da saúde é preciso também praticar regularmente exercícios físicos, visitar seu médico, dormir bem e abandonar hábitos pouco saudáveis como fumar e consumir bebidas alcoólicas.

Se você deseja começar o ano novo com uma vida mais saudável agora já sabe como cuidar melhor de sua alimentação, mas se vai começar a praticar atividades físicas sugiro que leia nosso artigo sobre como começar a realizar atividade física.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: