10 alimentos recomendados para evitar gripes e resfriados

Davi Alimentos Saudáveis 11-03-16 Alimentos saudáveis, gripes, imunidade, Resfriados, sistema imunológico comentários

O inverno é sinônimo de gripe, catarro e resfriados. No entanto, as baixas temperaturas não significam sempre que nós vamos ficar doentes e passar dias inteiros na cama.

Se está sofrendo os primeiros sintomas desses típicos contratempos invernais, te recomendo que leia o artigo a seguir para saber quais são os 10 alimentos que deveríamos comer quando estamos resfriados.

O que comer quando nos resfriamos?

Já sabemos que ao estarmos doentes não temos muita vontade comer, somente chás e sopas.

Para evitar ou curar rapidamente gripes e resfriados a alimentação é fundamental. Por isso te recomendamos esses alimentos repletos de vitaminas e nutrientes, para que possa fazer frente aos vírus que andam rondando por aí com as baixas temperaturas.

Abóbora

Para que as defesas estejam bem fortes e não permitam que nenhum microrganismo prejudicial entre no organismo temos que comer mais abóbora.

Conta com uma boa quantidade de betacaroteno que, ao ser absorvido pelo organismo se converte em vitamina A, muito boa para o sistema imunológico. Previne enfermidades do sistema respiratório e elimina a mucosidade dos brônquios, da garganta e dos pulmões.

Pode ser consumida em sopas, tortas, etc…

Romã

Uma riquíssima fruta típica na gastronomia espanhola e das que se podem conseguir no inverno. Mesmo que demore um pouco para descascá-la, não se prive do sabor e de seus inúmeros benefícios para a saúde.

Te uma boa quantidade de vitamina C e ácido fólico. É um grande antioxidante e ajuda a reduzir a febre, a dor de garganta e as infecções de ouvido. Além de consumir a fruta pura, também podemos adicionar em saladas.

Cebola

Contém um nutriente que alivia a congestão pulmonar, desinfecta as mucosas e acalma a tosse. Tudo isso graças a duas substâncias: a cisteína e a quercetina.

Sem dúvida é um remédio ideal para quem sofre de alergias, asma e sinusite, assim como também rinite e bronquite.

10 alimentos recomendados para evitar gripes e resfriados-2

Para que possamos aproveitar de suas propriedades devemos consumir cebola periodicamente. Limpa de ajuda na expectoração.

Muitas pessoas optam por deixar a cebola cortada perto da cama quando estão doentes para aspirar seus aromas.

Alho

É um dos remédios caseiros mais importantes que a mãe natureza nos oferece. Se trata de um antibacteriano de grande qualidade e potência, e tem propriedades mucolíticas, expectorantes e que combatem a tosse. Por isso não podemos deixar ele de lado.

É aconselhado comer alho cru no meio das comidas e se preferir, um dente a cada manhã em jejum.

10 alimentos recomendados para evitar gripes e resfriados-3

Por ser rico em alicina, é um bom antisséptico que combate as infecções e a gripe. Ajuda a reduzir a congestão nasal e aumenta suas propriedades se o combinarmos com limão, cebola ou mel.

Gengibre

Essa raiz com sabor picante e gosto de limão tem muitas propriedades que vão mais além do resfriado ou da gripe. Também se usa para aliviar as náuseas e a dor de estômago.

Em todo caso se deve preparar uma infusão com um copo de água fervendo, um saquinho de chá e uma colher de gengibre ralado. Se quiser, pode adicionar uma colher de mel ou algumas gotas de limão.

10 alimentos recomendados para evitar gripes e resfriados-4

O gengibre tem propriedades antibacterianas e analgésicas, aumenta a temperatura corporal (perfeito para eliminar toxinas) e melhora o sistema imune.

Kiwi

Quando pensamos em vitamina C (a aliada número 1 para combater enfermidades virais ou bacterianas) sempre nos vem à mente a imagem de uma laranja. Sem dúvida, o kiwi tem o dobro dessa vitamina se comparado com a laranja.

10 alimentos recomendados para evitar gripes e resfriados-5

Essa pequena fruta favorece a absorção de ferro e supre as necessidades dele tanto para crianças quanto para os adultos. Estimula o sistema imunológico, é antioxidante e previne infecções.

Legumes

As lentilhas, o grão de bico e as ervilhas (esses são apenas três exemplos) são alimentos repletos de antioxidantes que reduzem as toxinas que provocam as infecções. Por isso são conhecidos como antigripais naturais.

10 alimentos recomendados para evitar gripes e resfriados-6

Além disso, fortalecem o sistema imunológico e reduzem a duração dos resfriados. Por sua vez aumentam o ferro no corpo e nos permitem sentirmos mais alertas, com mais energia, mesmo estando com gripe.

Banana

Quando as crianças estão com gripe é frequente que também apresentem vômitos, diarreia ou náuseas. E nesse caso se recomenda que comam uma banana amassada ou em rodelas.

10 alimentos recomendados para evitar gripes e resfriados-7

Por ser fácil de digerir essa fruta é muito boa para animar os doentes que estão de cama e para aqueles com dor de garganta que não possam consumir alimentos sólidos.

Ovos

O ovo é mais benéfico do que pensamos. Se trata de um alimento repleto de minerais (sobre tudo zinco e selênio) que ajudam a que o sistema imune se mantenha saudável e forte.

10 alimentos recomendados para evitar gripes e resfriados-8

A deficiência desses nutrientes se relaciona a uma maior quantidade de episódios de gripe durante o inverno. Os médicos aconselham comer 2 ou 3 ovos por semana, mas não fritos.

Frutos secos

É verdade que os frutos secos tem uma grande quantidade de calorias, por isso não devem ser consumidos em excesso.

Os frutos secos são ideais para o inverno por que ajudam a manter nossa temperatura corporal adequada.

Uns 60 gramas diários de nozes, amêndoas, avelãs, pistaches e sementes de abóbora podem te ajudar a não ficar doente durante o frio.

Conclusão

Gripes e resfriados são bastante comuns, e não são doenças graves mas claro, ninguém quer ficar de cama não é mesmo?

Como todos sabemos, uma boa alimentação pode prevenir muitas doenças. E com os alimentos que listamos anteriormente você vai conseguir prevenir gripes, resfriados e além disso vai ter um sistema imunológico muito forte, ajudando também a evitar muitas outras doenças.

Não existe truque, você precisa apenas se alimentar bem.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: