10 alimentos que ajudam na digestão e combatem a azia

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 19-10-16 alimentos que ajudam na digestao, Azia, digestão comentários

O processo de digestão começa quando o aroma de um alimento é percebido e a boca começa a produzir saliva. A finalidade do processo de digestão é para transformar alimentos em substâncias que podem ser absorvidas e utilizadas pelo organismo.

No entanto, por vezes, a digestão pode ser alterada, porque o corpo perde a capacidade de digerir certos alimentos, causando alguns sintomas que estão associados com a má digestão como mau hálito, dor abdominal, azia, flatulência, entre outros.

Há muitas pessoas que sofrem de problemas digestivos durante toda a sua vida devido a alimentos nocivos ou prejudiciais para o seus organismos. Se este for o seu caso, conheça os alimentos que ajudam na digestão para você deve adicionar à sua dieta diária e resolver este problema o mais rápido possível.

Causas da má digestão

Há uma série de razões pelas quais o trato digestivo pode estar com sua digestão irregular, pesado e desconfortável. Em muitos casos, a falta de fibras na dieta diária é geralmente o motivo mais comum para que uma pessoa tenha uma má digestão. Outro fator muito importante que ajuda a melhorar a digestão é manter uma boa ingestão de líquidos, uma vez que ajuda a lubrificar toda a área do intestino para hidrata-lo adequadamente. Um alto nível de estresse e ansiedade podem causar sérios problemas digestivos no corpo, tais como prisão de ventre.

Alimentos que melhoram a digestão

1 – Azeite de oliva

O azeite extra virgem é realmente benéfico para a saúde e, entre outras coisas ajuda a melhorar todo o trato digestivo. O consumo moderado de azeite extra virgem previne a inflamação no estômago e promove a absorção de nutrientes durante o processo digestivo.

2 – Vinagre de maçã

Outro nesta lista dos alimentos que ajudam na digestão, que é perfeito quando se trata de melhorar o processo digestivo é o vinagre de maçã. Suas propriedades ajudam o estômago a secretar uma série de ácidos que são essenciais para um boa digestão, pois quebram os alimentos e evitam uma indigestão.

3 – Alimentos ricos em fibras

A fibra não pode faltar em uma dieta para melhorar a digestão, pois é essencial ao promover o trato intestinal. Além de ser um dos alimentos que ajudam na digestão, a fibra também reduz os níveis de colesterol, ajuda na perda de peso e a saciar a fome. Há uma série de alimentos que são ricos em fibras, tais como banana, maracujá, nozes ou cereais. Todos estes alimentos devem estar presentes em sua dieta para obter um trânsito intestinal saudável.

4 – Infusões

Infusões são um dos melhores remédios caseiros que existem para melhorar todo o processo digestivo. Uma das mais eficazes é a infusão de camomila, graças ao componente chamado bisabol, que ajuda a relaxar os intestinos e a digerir de uma maneira melhor todos os alimentos consumidos. A infusão de erva doce é outra recomendada para evitar problemas digestivos como constipação. O consumo desta infusão também ajuda a combater os gases irritantes e a regular do trato intestinal.

5 – Probióticos

Se você tiver problemas ao fazer a digestão, os probióticos não podem faltar na sua dieta diária. O consumo regular de iogurte vai ajudar a melhorar toda a flora intestinal e promover o equilíbrio de microrganismos presentes no intestino.

6 – Água

A digestão é um processo que requer água para realizar a combinação certa de alimentos. Quando a ingestão de água não é o suficiente, as fezes ficam mais compactadas e secas, dificultando sua excreção.

7 – Banana

Além de conter fibras, que estimulam a atividade bacteriana no intestino, é uma fruta rica em inulina, uma substância com efeito prebiótico que alimenta os probióticos e contribui para uma flora intestinal saudável. Por outro lado, a sua riqueza em potássio também ajuda no funcionamento do aparelho digestivo, uma vez que é um mineral envolvido nas contrações musculares necessárias para digerir e para formar o bolo fecal no intestino.

8 – Alcachofra

Também é rica em inulina, que tem efeito prebiótico e também estimula a secreção biliar necessária para uma boa digestão de gorduras. Por estas razões, a alcachofra é considerada um dos alimentos que ajudam na digestão e pode ser um grande vegetal para evitar males gastrointestinais.

9 – Alho

O conteúdo de uma substância chamada alicina, que está presente no alho, tem ação antibacteriana e ajuda a combater infecções. Ele também melhora a circulação sanguínea, algo muito necessário para os órgãos digestivos funcionarem corretamente, e é rico em potássio, que contribui com uma boa atividade neuromuscular no trato digestivo.

10 – Maçã

Por seu teor de pectina, uma fibra solúvel vegetal, é um dos melhores alimentos que ajudam na digestão e previnem a fermentação intestinal. Ela também ajuda a reduzir a constipação e controlar o colesterol ruim (LDL).

Mais informações

Como você pode ver, a chave para prevenir problemas digestivos é manter uma dieta equilibrada e variada. O consumo destes alimentos juntamente com uma mudança de hábitos pode permitir dizer adeus à má digestão e manter seu trato digestivo funcionando corretamente. Evitar beber álcool, fazer exercício físico e controlar o estresse são algumas outras recomendações para melhorar a digestão.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: