10 alimentos para um coração saudável

Rudney Alimentos Saudáveis 13-06-16 alimentos bons para o coração, alimentos para coração, coração comentários

Uma dieta equilibrada tem efeitos muito positivos sobre a nossa saúde, especialmente a cardiovascular. Além disso, existem certos alimentos com muitas propriedades benéficas para o coração. Uma das soluções para o tratamento de pessoas que sofreram a doença cardiovascular e para aqueles que querem evitar esse problema é manter hábitos alimentares saudáveis.

A doença cardiovascular inclui uma série de doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Entre estas patologias estão, por exemplo, a aterosclerose, o infarte agudo do miocárdio, a angina, o acidente vascular cerebral, os aneurismas ou hipertensão.

A sua frequência e gravidade fizeram das doenças cardiovasculares a principal causa de morte no mundo. O aumento rápido dos casos dessas doenças tem sido devido à grande influência que têm sobre a dieta, falta de atividade física ou vícios como o cigarro. Portanto, estes são os três pilares para prevenção de doenças cardiovasculares.

Alimentos para o coração

Neste artigo, iremos focar na importância de cuidar dieta para manter um coração saudável e conhecer os alimentos que mais beneficiam esse órgão. Especialmente, no que diz respeito à escolha de certos alimentos que têm a capacidade de prevenir doenças cardíacas.

1 – Nozes

Este é um alimento “chave” para cuidar e prevenir problemas cardiovasculares, graças aos seus altos níveis de ácidos graxos ômega-3, que protegem o coração.

2 – Brócolis

Ácido fólico, zinco, ferro, cálcio, vitamina K, antioxidantes… Um alimento muito saudável e que ajuda a reduzir o risco de acidentes vasculares.

3 – Chocolate preto

Ele ajuda a restaurar a flexibilidade das artérias e impede que as células brancas do sangue fiquem presas nas paredes dos vasos sanguíneos.

4 – Morangos

Eles contêm flavonoides, que ajudam a dilatar as artérias, proteger o endotélio (o revestimento interior dos vasos sanguíneos) e ajudam no controle da pressão arterial.

5 – Curry

A curcumina, um potente antioxidante presente neste condimento, reduz as chances de insuficiência cardíaca e hipertensão devido a suas propriedades anti-inflamatórias.

6 – Chá Verde

Um ou dois copos por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e contribui também para diminuir os níveis elevados de gordura no sangue.

7 – Azeite de oliva

A ingestão diária de azeite de oliva ajuda a proteger a saúde cardiovascular através de sua composição em ácidos graxos e antioxidantes.

8 – Salmão

Ele ajuda a reduzir o colesterol e triglicéridos, além de aumentar o fluxo de sangue e melhorar a elasticidade das paredes arteriais.

9- Vinho tinto

Segundo um estudo da American Journal of Clinical Nutrition, o etanol e os polifenóis presentes nessa bebida têm efeitos benéficos sobre moléculas inflamatórias que causam aterosclerose.

10 – Alho

É talvez um dos alimentos mais populares relacionados com a saúde do coração. De acordo com pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Emory University (EUA), o trisulfide dialilo, um composto do azeite de alho ajuda a proteger o coração durante a cirurgia cardíaca e depois de um ataque cardíaco. Além disso, o alho (assim como a cebola) reduzem o estresse e placa arterial, protegendo o nosso coração e equilibrando o colesterol.

Escolha um método de cozimento saudável

Você pode reduzir as calorias em suas refeições, se preparar seus alimentos cozidos ou grelhados, e preferir alimentos frescos, evitando os industrializados. Evite fritar alimentos com muito óleo, banha ou manteiga.

Há também opções mais saudáveis de óleos vegetais que você pode usar diariamente como o óleo de milho, cártamo, canola, girassol e linhaça.

Comer fora de casa pode favorecer a ingestão elevada de calorias, sódio e gorduras não saudáveis, tudo o que você deve evitar se você quer comer saudável e cuidar do coração. Tente cozinhar em casa tanto quanto possível com ingredientes frescos e saudáveis. Você vai notar que tem muito mais controle do que está em sua comida.

Procure por receitas que usam ervas e especiarias para temperar os alimentos em vez de sal. Você pode também experimentar espremer o suco de limão fresco em legumes no vapor, peixe assado e saladas para dar mais sabor.

Mais informações

Como vimos, nossa alimentação é chave na prevenção de doenças cardiovasculares ou de sua recuperação. Mas além de uma dieta saudável, para cuidar do coração e prevenir doenças, devemos também praticar exercícios físicos diariamente, manter um peso saudável, reduzir a ingestão de sódio, evitar o estresse e abandonar vícios como o cigarro e bebidas alcoólicas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: