10 alimentos para tratar a Síndrome do Intestino Irritável

Rudney Doenças 02-07-15 Dicas Saúde, intestino, Síndrome do Intestino irritável comentários

Se você sofre de dor abdominal, cólicas ou gases, sensação de inchaço e diarreia, pode ser que esteja com Síndrome do Intestino Irritável. Mas adicionando alguns alimentos em sua dieta, é possível evitar os efeitos irritantes dessa doença.

Antes de tudo, você deve saber que alimentos influenciam os sintomas desta doença e evitá-lo. Ainda não se sabe exatamente que alimentos podem desencadear esta síndrome, mas seus sintomas geralmente aparecem após a pessoa comer alimentos gordurosos, condimentados ou excessivamente picantes, chocolate, feijão, repolho, couve-flor, brócolis, leite, bebidas gaseificadas e álcool, podem influenciar.

Conheça alguns alimentos recomendados, se você tem Síndrome do Intestino Irritável, porque em casos como este, é essencial saber quais alimentos são mais saudáveis ​​para o nosso corpo.

1 – Água

É importante beber dois litros de água por dia para manter o corpo hidratado, o que é essencial para estes casos. Outra opção são os chás que não têm um efeito laxante.

2 – Cenoura

A cenoura ajuda a eliminar cólica, minimiza os gases formados no intestino e ajuda a regular o trânsito intestinal. Uma boa opção é consumir o suco de cenoura antes das refeições.

3 – Pera

Este fruto contém quantidades elevadas de pectina e é rico em água. Assim torna-se o aliado perfeito para beneficiar o trânsito intestinal normal. Você pode consumir também o suco da fruta.

4 – Maçã

Em casos de síndrome do intestino irritável, é preciso reduzir o consumo de frutose, que é o açúcar das frutas. A maçã, assim como a pera, estão entre as frutas com baixo teor de açúcar. A maçã melhora as funções do fígado, decompõe toxinas e promove os movimentos intestinais. Uma opção é tomar o suco antes das refeições.

5 – Frutas vermelhas

Você pode escolher a partir de morangos, framboesas ou cerejas. Estas frutas ajudam o sistema digestivo e urinário atuando na região intestinal.

6 – Erva-cidreira

A síndrome do intestino irritável também pode ser causada por nervosismo e ansiedade, porque o intestino está ligado ao cérebro. Assim, a erva-cidreira pode ser de grande ajuda para combater os estados de nervosismo e também evita o acúmulo de gases.

7 – Hortelã

A hortelã é uma planta com poder relaxante e calmante. Uma vez que atinge o sistema digestivo atua sobre o estômago e o intestino diminuindo a inflamação, reduzindo a dor e promovendo uma sensação de relaxamento. Um chá de hortelã sem açúcar, será uma escolha muito eficaz e saudável para melhorar a síndrome do intestino irritável.

8 – Fibra solúvel

Embora a fibra insolúvel venha de alimentos integrais, que contribuem para aumentar ainda mais o desequilíbrio do trânsito intestinal, a fibra solúvel exerce o trabalho oposto. Ela atua protegendo o intestino, uma vez que ajuda na formação da mucosa intestinal. Também elimina agentes nocivos.

9 – Iogurte natural desnatado

O iogurte natural, devido à sua fermentação é mais benéfico no caso de síndrome do intestino irritável. Seu consumo ajuda a reduzir o gases e aumenta o número de bactérias benéficas no trato intestinal, o que ajuda a melhorar significativamente o trato digestivo e a qualidade da flora intestinal.

10 – Farinha de linhaça

Ela é rica em ácidos graxos essenciais para reduzir a inflamação no trato digestivo e promover o movimento do intestino. A linhaça também ajuda a eliminar os gases.

Mais informações

Mesmo que você não sofra com a Síndrome do Intestino Irritável ou outras doenças do intestino, cuidar desse órgão é ótimo para a ter uma boa saúde. O intestino desempenha várias funções importantes no organismo e um desequilíbrio intestinal pode comprometer a absorção dos nutrientes, nos deixar mais sujeitos a alergias, infecções, entre muitos outros problemas.

Este Post te ajudou?
  
  • sindrome do intestino irritado como tratar
  • Chá de capim cideira para instestino irritável
  • sindrome do colon irritavel maça
  • cenoita suco intestinoirritável
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: