10 alimentos com ph alcalino para adicionar à sua dieta

Rudney Alimentos Saudáveis 13-09-16 alimentos ácidos e alcalinos, alimentos alcalinos e ácidos, alimentos alcalinos tabela comentários

A maioria dos alimentos que comemos hoje em dia prejudicam nossos corpos. Eles são ácidos ou tóxicos para o nosso organismo. Os efeitos de tais alimentos além de outros fatores, como estresse, falta de sono e desequilíbrios hormonais aumentam o risco de doenças e dificultam a perda de peso.

Consumir alimentos com ph alcalino é uma ótima maneira de reduzir o risco de doenças, ficar energizado e perder gordura. É importante notar que a maioria dos alimentos alcalinos são alimentos naturais e também trazem muitos outros benefícios à saúde.

O que é um alimento alcalino?

Quando falamos de alcalinizar nosso corpo, estamos nos referindo ao pH do sangue. O pH ideal do sangue, é em torno de 7,35. Um pH de 7 é neutro. Um pH abaixo de 7 é ácido. Um pH acima de 7 é alcalino. Os alimentos com pH alcalino ajudam a equilibrar a acidez do sangue tornando-o menos ácido.

Os alimentos que aumentam a acidez do sangue e desequilibram seu pH, podem afetar nosso sistema imunológico, aumentar a inflamação em nosso corpo e causar vários problemas de saúde. Alguns exemplos de alimentos ácidos são: bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, doces, vinagre, carne de vaca, galinha ou porco, ovo, queijos, batata, cogumelos, frutas secas, margarina, entre outros.

Devemos lembrar que a condição de que um alimento é alcalino, neutro ou ácido é principalmente devido ao seu conteúdo mineral, e como esses micronutrientes tendem a alterar o pH do nosso corpo.

Efeitos dos alimentos alcalinos no corpo

Fundamentalmente, os alimentos com pH alcalino são capazes de reduzir os efeitos negativos de alimentos que acidificam nosso corpo. É claro, é difícil deixar de consumir esses alimentos que prejudicam o pH do nosso corpo, e você nem deve excluí-los da dieta. O importante é que exista um equilíbrio entre os alimentos alcalinos e ácidos, pois ambos os grupos são muito importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.

Como dizem muitos nutricionistas, alimentos ácidos são tão benéficos como os alcalinizantes, no entanto, o que realmente prejudica a nossa saúde é o desequilíbrio entre eles na dieta.

Alimentos alcalinos

1 – Amêndoas

Ao contrário da maioria dos frutos secos, que são ácidos, as amêndoas são alcalinas. Um pesquisa mostrou que elas também ajudam a baixar o colesterol ruim e aumentam nossos níveis de energia. Beber leite de amêndoa também pode lhe dar esses benefícios para a saúde.

2 – Brócolis

O brócolis é um alimento altamente alcalinizante. Segundo um estudo, esse vegetal combate o câncer, melhora a digestão, desintoxica o corpo e melhora o sistema cardiovascular. Encontre maneiras diferentes de adicionar brócolis para sua dieta e certifique-se de comer pelo menos 3 vezes por semana.

3 – Abacate

O abacate é um daqueles alimentos que você deve comer sempre. Ele irá neutralizar os ácidos no estômago, reduzir o risco de câncer, reduzir o colesterol ruim e melhorar a saúde do coração. Note que as gorduras saturadas do abacates não são ruins para sua saúde, mas se você está tentando perder peso, deve manter um consumo moderado por ser bastante calórico.

4 – Espinafre

O espinafre é uma das mais saudáveis ​​verduras. É altamente alcalino e tem muitos benefícios para a saúde. Acrescente a saladas, smoothies e refeições principais.

5 – Pepino

Pepinos têm alto teor de água e podem mantê-lo hidratado. Eles também contêm antioxidantes que combatem a inflamação. Por fim, uma pesquisa mostrou que os pepinos reduzem o risco de doença cardiovascular e combatem diferentes tipos de câncer.

6 – Aipo

O aipo é rico em vitamina C, que desempenha um papel vital em nossa saúde. A vitamina C combate a inflamação, fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde cardiovascular. Felizmente, é fácil adicionar aipo em nossa dieta, você pode colocá-lo em smoothies, sopas e refeições principais.

7 – Banana

As bananas verdes são ácidas e podem causar problemas de estômago. Mas bananas maduras (com manchas marrons) são altamente alcalinizantes e têm abundância de vitaminas e minerais.

8 – Melancia

A melancia irá remover toxinas em seu corpo devido ao alto teor de água e fibras. Elas também vão dar-lhe alcalinidade e muitos nutrientes.

9 – Limão

Há um equívoco de que os limões são ácidos, mas após a digestão, tornam-se alcalinos. Adicionar uma fatia de limão à água potável ou beber suco de limão fresco diariamente ajuda a obter os muitos benefícios para a saúde.

10 – Couve

A couve é amplamente conhecida por ajudar na luta contra o câncer, reduzir o colesterol, ser rica em antioxidantes e tem uma grande ação desintoxicante. É por isso que é considerada um dos alimentos com pH alcalino.

Mais informações

Consumir alimentos alcalinos, além de reduzir a acidez do sangue, ajuda a eliminar toxinas e contribui para perder peso de maneira mais eficiente, pois faz com que nosso organismo funcione de maneira correta. No entanto, como dissemos, deve haver um equilíbrio entre o consumo de alimentos alcalinos e ácidos, já que ambos são importantes para nosso corpo.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: